Efeitos do programa de treinamento de rastreador ocular para aluno com doença neuromuscular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i3.15745

Palavras-chave:

Educação especial, Tecnologia assistiva, Doenças neuromusculares, Rastreador ocular, Aprendizagem motora

Resumo

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa de mestrado que elaborou, aplicou e analisou um programa de treinamento de uso de rastreador ocular como dispositivo de acesso ao computador para alunos com doenças neuromusculares, verificando o efeito do programa sobre o desempenho motor. A pesquisa caracterizou-se como experimental com delineamento de sujeito único do tipo A-B-A. As variáveis pesquisadas foram acurácia, tempo de reação, tempo de movimento e erro, mensuradas pelos softwares Discrete Aiming Task 2.0, Tracking Task 2.0 e Single Switch Performance Test 1.0. Os resultados demonstram mudança positiva no desempenho motor da participante, exceto na frequência de erros, que aumentou proporcionalmente à porcentagem de tempo de movimento, indicando uma relação positiva entre as variáveis, relacionada à demanda da tarefa. Conclui-se que o programa de treinamento melhorou o desempenho motor da aluna no uso do rastreador ocular, proporcionando o uso independente do recurso no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Juliana Roberta Fanti, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília – SP – Brasil

Mestrado em Educação.

Ligia Maria Presumido Braccialli, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília – SP – Brasil

Docente aposentada do Departamento de Educação Especial. Doutorado em Educação Física (UNICAMP).

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Publicado

01/07/2022

Como Citar

FANTI, J. R.; BRACCIALLI, L. M. P. Efeitos do programa de treinamento de rastreador ocular para aluno com doença neuromuscular. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 3, p. 1659–1676, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i3.15745. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15745. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos