Da verdade absoluta ao relativismo do conhecimento científico
Um olhar para as pesquisas em educação
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v17i2.15825Palavras-chave:
Pesquisa em educação, Objeto de pesquisa, Contradição performativaResumo
Este artigo tem por objetivo principal discorrer sobre a ‘suposta’ neutralidade do pesquisador, diante do seu objeto de análise, bem como refletir sobre a natureza dogmática que permeia as pesquisas na esfera da educação, à luz do Princípio de Não-Contradição. O artigo se alicerça numa pesquisa bibliográfica, do tipo descritivo-explicativa, com base nas concepções de Japiassu (1983, 2001); Cirne-Lima (1996), Filho (2018), dentre outros que serão trazidos ao debate. Dessa forma, espera-se, com tais conclusões, oportunizar uma discussão e posterior compreensão acerca dos estudos desses autores, que se opõem à ideia de neutralidade do sujeito/pesquisador diante dos resultados obtidos e, imbricado a isso, destacar o dogmatismo implícito nas pesquisas educacionais.
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Referências
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