Proficiência de leitura no ensino básico e a urgência de sua avaliação e acompanhamento
Como a família contribui?
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.15848Palavras-chave:
Velocidade de leitura, Qualidade de leitura, Proficiência em leitura, Estilo parental, FamíliaResumo
Com base na literatura revisada, detecta-se a carência de estudos sobre o domínio da leitura no contexto regional do norte do Chile, por isso considerou-se necessário estudar os padrões de leitura e a contribuição das famílias no nível primário de ensino. De acordo com isso, buscou-se estabelecer a relação entre variáveis que determinassem como se relacionam os estilos parentais e as práticas familiares associadas à leitura e ao domínio da leitura das crianças. O estudo foi colocado sob o paradigma quantitativo. Para as informações, foi realizada análise descritiva, correlação de Pearson e análise de regressão linear simples dos dados coletados na pesquisa de Canivilo e colaboradores (2018), na qual foram aplicados um levantamento sociodemográfico, o teste do domínio de leitura da Fundação Arauco e o Questionário de Estilos e Dimensões Parentais. Os resultados mostram correlação entre qualidade de leitura, velocidade de leitura e estilo parental, além de práticas familiares que favorecem a habilidade de leitura. A partir da discussão, é visível que o estilo parental autoritário e algumas práticas familiares de leitura predizem a velocidade e a qualidade de leitura da criança.
Downloads
Referências
+COMUNIDAD. Boletín de Apoyo a la Mejora Escolar. Concepción, Chile: +COMUNIDAD, 2021. n. 2. Disponível em: https://centromascomunidad.cl/wp-content/uploads/2021/09/BOLETIN-N2.pdf. Acesso em: 25 fev. 2023.
ABU SHIHAB, I. Reading as Critical Thinking. Asian Social Science, v. 7, n. 8, p. 209-218, 2011. DOI: 10.5539/ass.v7n8p209. Disponível em: https://www.ccsenet.org/journal/index.php/ass/article/view/9561. Acesso em: 24 fev. 2022.
AGENCIA DE LA CALIDAD DE LA EDUCACIÓN. Estudio Nacional de Lectura. Santiago de Chile, 2017. Disponível em: http://archivos.agenciaeducacion.cl/IRE_LECTURA_2018_2BASICA_WEB_ALTA_11_JUL.pdf. Acesso em: 01 mar. 2023.
BAUMRIND, D. Effective parenting during the early adolescent transition. In: COWAN, P. A.; HETHERINGTON, E. M. (Eds.). Family transitions. Advances in family research series. Hillsdale, NJ, England: Lawrence Erlbaum Associates, Inc., 1991.
BORRERO, L. Enseñando a leer: Teoría, práctica e intervención. Bogotá, Colombia: Editora Norma, 2008.
BOURDIEU, P. El sentido social del gusto, elementos para una sociología de la cultura. 1. ed. 4. reimp. Buenos Aires: Eudeba, 2005.
BOURDIEU, P. Intelectuales, Política y Poder. 1. ed. 4. reimp. Buenos Aires: Siglo veintiuno editores, 2012.
BRASLAVSKY, B. Enseñar a entender lo que se lee. La Alfabetización en la Familia y en la Escuela. 1. ed. 1. reimp. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2008.
CANIVILO, T. et al. La relevancia de la calidad lectora y velocidad lectora para fortalecer los niveles de dominio lector, distinguiendo la influencia que posee la familia en su desarrollo en el primer ciclo de enseñanza básica. 2018. Tesis (Licenciado en Educación y Título de Profesor de Educación General Básica con mención en Lenguaje y Comunicación) – Universidad de Atacama, Atacama, Chile, 2018.
CASSANY, D. Prácticas letradas contemporáneas. México: Ríos de Tinta, 2008.
CASSANY, D.; LUNA, M.; SANZ, G. Enseñar lengua. Novena edición. Barcelona: Editorial Grao, 2003. Disponível em: http://lenguaydidactica.weebly.com/uploads/9/6/4/6/9646574/cassany,_d._luna,_m._sanz,_g._-_ensenar_lengua.pdf. Acesso em: 22 fev. 2022.
CERVINI, R.; DARI, N.; QUIROZ, S. Estructura familiar, tamaño de la familia y el rendimiento en matemática y lectura: análisis comparativo entre países de América Latina. Perfiles Educativos, v, 38, n. 151, p. 12-31, 2016. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=13243471002. Acesso em: 22 dez. 2022.
CHILE. Ministerio de Educación. Competencias de la población adulta en Chile: Resultados PIAAC Evidencia nacional e internacional para la Reforma en marcha. Serie evidencias, n. 33, 2016. Disponível em: https://www.oecd.org/skills/piaac/EVIDENCIAS%20PIAAC%20FINAL.pdf. Acesso em: 10 nov. 2022.
CLARK, H.; HAWKINS, L. Young People’s Reading: The Importance of the home environment and family support. London: National Literacy Trust, 2010. E-book. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED510272. Acesso em: 10 nov. 2022.
CLINE, K.; EDWARDS, C. P. The Instructional and Emotional Quality of Parent-Child Book Reading and Early Head Start Children's Learning Outcomes. Early Education and Development, v. 24, p. 1214-1231, 2013. DOI:10.1080/10409289.2012.697431. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/188132916.pdf. Acesso em: 10 nov. 2022.
DOWNER, J. T.; PIANTA, R. C. Academic and cognitive functioning in first grade: Associations with earlier home and childcare predictors with concurrent home and classroom experiences. School Psychology Review, v. 35, p. 11-30, 2006. DOI: 10.1080/02796015.2006.12087999. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02796015.2006.12087999. Acesso em: 10 nov. 2022.
FANDIÑO, Y. J. et al. Nuevos discursos en la formación docente en lengua materna y extranjera en Colombia. Educ. Educ., v. 19, n. 1, p. 46-64, 2016. DOI: 10.5294/edu.2016.19.1.3. Disponível em: https://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/5204. Acesso em: 03 mar. 2023.
FERREIRO, E. Acerca de las dificultades para aceptar que los niños piensan sobre lo escrito. Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature, v. 11, n. 2, p. 13-34, 2018. DOI: 10.5565/rev/jtl3.769. Disponível em: https://revistes.uab.cat/jtl3/article/view/v11-n2-ferreiro. Acesso em: 03 mar. 2023.
FERREIRO, E. La representación del lenguaje y el proceso de alfabetización. In: FERREIRO, E. Alfabetización Teoría y Práctica. Editorial Siglo XXI Editores, 1997. p. 17-18.
FOORMAN, B. et al. The structure of oral language and reading and their relation to comprehension in Kindergarten through Grade 2. Reading and Writing, v, 28, n. 5, p. 655-681, 2005. DOI: 10.1007/s11145-015-9544-5. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11145-015-9544-5. Acesso em: 03 mar. 2023.
FUNDACIÓN EDUCACIONAL ARAUCO. Pruebas de Dominio Lector. 2004. Disponível em: https://www.fundacionarauco.cl/recurso/pruebas-de-dominio-lector-fundacion-educacional-arauco/. Acesso em: 03 mar. 2023.
HEATH, S. What no bedtime story means: Narrative skills at home and school. Language in Society, v. 11, p. 49-76, 1982.
HERNÁNDEZ S. R.; FERNÁNDEZ C. C.; BAPTISTA L. M. Metodología de la Investigación. 6. ed. México: McGraw-Hill / Interamericana Editores, s.a. de c.v., 2014.
JORGE, E., GONZÁLEZ, C. Parental rearing styles: a theoretical review. Informes Psicológicos, v. 17, n. 2, p. 39-66, 2017. DOI: 10.18566/infpsic.v17n2a02. Disponível em: https://revistas.upb.edu.co/index.php/informespsicologicos/article/view/747. Acesso em: 24 fev. 2023.
JUSTICE, L. M.; LOGAN, J. R.; DAMSCHRODER, L. Designing caregiver-implemented shared-reading interventions to overcome implementation barriers. Journal of Speech and Language and Hearing Research, v. 58, n. 6, p. 1851-1863, 2015. DOI: 10.1044/2015_JSLHR-L-14-0344. Disponível em: https://pubs.asha.org/doi/10.1044/2015_JSLHR-L-14-0344. Acesso em: 25 dez. 2022.
LARRAÍN H, S.; BASCUÑAN D, C. Maltrato infantil y relaciones familiares en Chile: Análisis comparativo. 1994-2000-2006. Revista Chilena de Pediatría, v. 79, n. supl. 1, p. 64-79, 2008. DOI: 10.4067/s0370-41062008000700011. Disponível em: https://www.scielo.cl/pdf/rcp/v79s1/art11.pdf. Acesso em: 25 jan. 2023.
LEVY, R.; HALL, M.; PREECE, J. Examining the Links between Parents’ Relationships with Reading and Shared Reading with their Pre-School Children. International Journal of Educational Psychology, v. 7, n. 2, p. 123-150, 2018. DOI: 10.17583/ijep.2018.3480. Disponível em: https://hipatiapress.com/hpjournals/index.php/ijep/article/view/3480. Acesso em: 30 jan. 2023.
LIN, Y. et al. Maternal Reading Self-Efficacy Associated with Perceived Barriers to Reading. Child Development Research, 2015, DOI: 10.1155/2015/218984. Disponível em: https://www.hindawi.com/journals/cdr/2015/218984/. Acesso em: 24 fev. 2023.
MARCHANT, T.; LUCCHINI, G.; CUADRADO, B. ¿Por qué Leer Bien es Importante? Asociación del Dominio Lector con Otros Aprendizajes. Psykhe, v. 16, n. 2, 2010. DOI: 10.4067/S0718-22282007000200001. Disponível em: https://www.scielo.cl/pdf/psykhe/v16n2/art01.pdf. Acesso em: 24 fev. 2023.
MOL, S. et al. Added value of dialogic parent-child book readings: A meta-analysis. Early Education and Development, v. 19, p. 7-26, 2008. DOI: 10.1080/10409280701838603. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10409280701838603. Acesso em: 24 fev. 2023.
ORELLANA, P. La enseñanza de la lectura en América Latina: desafíos para el aula y la formación docente, Revista Electrónica Leer, Escribir y Descubrir, v. n. 2, 2018. Disponível em: https://digitalcommons.fiu.edu/led/vol1/iss3/2. Acesso em: 24 fev. 2023.
PETIT, M. El arte de la lectura en tiempos de crisis. Barcelona, España: Eidtorial Océano, 2009.
ROBINSON, C. et al. Authoritative, authoritarian, and permissive parenting practices: development of a new measure. Psychological Reports, v. 77, p. 819-8 30, 1995. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/312470373. Acesso em: 28 fev. 2023.
SANTANA, M. G.; CAPELLINI, S. A.; GERMANO, G. D. Habilidades preditoras de leitura em escolares em anos iniciais de alfabetização em tempos de pandemia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2513–2525, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.16233. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16233. Acesso em: 25 fev. 2023.
SAVATER, F. El Valor de Educar. Buenos Aires, Argentina: Edición Edigraf. S.A., 1997.
SOMMER, K. The relationship between parenting stiles, parental Reading involvement, child behavior outcomes, child classroom competence, and early childhoog literacy. 2010. Thesis (Master) – Faculty of the Graduate College of the Oklahoma State University, Stillwater, Oklahoma. 2010. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/215277519.pdf. Acesso em: 25 fev. 2023.
WAGNER, R. K.; TORGESON, J. K. The nature of phonological awareness and its causal role in the acquisition of reading skills. Psychological Bulletin, v. 101, p. 192-212, 1987. DOI: 10.1037/0022-0663.96.1.43. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0276562409000031?via%3Dihub. Acesso em: 25 fev. 2023.
XU, J. Sibship Size and Educational Achievement: The role of welfare regimes crossnationally. Comparative Education Review, v. 52, n. 3, p. 413-427., 2008. DOI: 10.1016%2Fj.rssm.2009.01.002. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0276562409000031?via%3Dihub. Acesso em: 25 fev. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Diana Flores-Noya, Elizabeth Zepeda Varas, Margarita Aravena-Gaete
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.