Proficiência de leitura no ensino básico e a urgência de sua avaliação e acompanhamento

Como a família contribui?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.15848

Palavras-chave:

Velocidade de leitura, Qualidade de leitura, Proficiência em leitura, Estilo parental, Família

Resumo

Com base na literatura revisada, detecta-se a carência de estudos sobre o domínio da leitura no contexto regional do norte do Chile, por isso considerou-se necessário estudar os padrões de leitura e a contribuição das famílias no nível primário de ensino. De acordo com isso, buscou-se estabelecer a relação entre variáveis que determinassem como se relacionam os estilos parentais e as práticas familiares associadas à leitura e ao domínio da leitura das crianças. O estudo foi colocado sob o paradigma quantitativo. Para as informações, foi realizada análise descritiva, correlação de Pearson e análise de regressão linear simples dos dados coletados na pesquisa de Canivilo e colaboradores (2018), na qual foram aplicados um levantamento sociodemográfico, o teste do domínio de leitura da Fundação Arauco e o Questionário de Estilos e Dimensões Parentais. Os resultados mostram correlação entre qualidade de leitura, velocidade de leitura e estilo parental, além de práticas familiares que favorecem a habilidade de leitura. A partir da discussão, é visível que o estilo parental autoritário e algumas práticas familiares de leitura predizem a velocidade e a qualidade de leitura da criança.

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Biografia do Autor

Elizabeth Zepeda Varas, Universidad de Atacama

Professor Assistente. Mestre em Gestão e Planejamento Educacional.

Diana Flores-Noya, Universidad de Atacama

Professora Instrutora vinculada à Faculdade de Humanidades e Educação. Doutorado em Educação.

Margarita Aravena-Gaete, Universidad Andres Bello

Professora Associada Adjunta. Doutorado em Planejamento e Inovação Educacional.

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Publicado

30/05/2023

Como Citar

ZEPEDA VARAS, E.; FLORES-NOYA, D.; ARAVENA-GAETE, M. Proficiência de leitura no ensino básico e a urgência de sua avaliação e acompanhamento: Como a família contribui?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023035, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.15848. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15848. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos