Da construção do campo à interdisciplinaridade na educação ambiental

O caso da UNAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16195

Palavras-chave:

Crise da civilização, Educação Ambiental, Estado da arte, Tese de pós-graduação

Resumo

O propósito é estabelecer os mecanismos para a construção do campo da Educação Ambiental (EA) e transitar em direção à interdisciplinaridade dos saberes de EA, abordando os conhecimentos necessários para análise, diagnóstico, participação e intervenção na população. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a necessidade de uma mudança na relação do ser humano com a natureza, considerada um dilema no contexto da crise civilizacional: 1) A transição é feita em direção a um conhecimento que integra, unifica e considera a totalidade, a fim de estabelecer conexões entre as diferentes disciplinas diante do fenômeno da poluição; 2) Dada a complexidade da Educação Ambiental (EA), observa-se a persistência da mesma inércia e lógica: a parcialização e compartimentalização dos estudos. As questões derivadas desse contexto são as seguintes: 1) Quais são os incentivos para a EA interdisciplinar? 2) Qual é o mecanismo interno que acontece nos professores de pós-graduação no México? e 3) Quais são as pontes interdisciplinares nele?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Gilberto Reséndiz Romero, Universidad Nacional Autónoma de México

Doutor em Pedagogia pela UNAM. Professor investigador do Instituto Politécnico Nacional, anexo ao Centro de Investigação Económica, administrativa e Social, é docente do Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico.

Referências

ALVARADO, L.; GARCÍA, M. Características más relevantes del paradigma socio-crítico: su aplicación en investigaciones de educación ambiental y de enseñanza de las ciencias realizadas en el Doctorado de Educación del Instituto Pedagógico de Caracas. Sapiens. Revista Universitaria de Investigación, v. 9, n. 2, p. 187-202, 2008.

ARIAS, L. M. Interidsciplinariedad y Ciencias Sociales . Diálogos Revista Electrónica de Historia, v. 10, n. 1, 120-136, 2009.

ARIAS, M. Á. La profesionalización de la Educación Ambiental en México. 2000. Tesis (Maestro en Pedagogía) – Universidad Nacional Autónoma de México, México, 2000. Disponível em: shorturl.at/wDIL1. Acesso em: 10 ago. 2023.

BRAVO, M. T. La Dimensión Ambiental y su Incorporación en el Curriculum de la Universidad Nacional Autónoma de México, (1991-2012). 2013. Tesis (Maestría en Sociología) – Universidad Nacional Autónoma de México, México, 2013. Disponível em: shorturl.at/jIJM0. Acesso em: 10 ago. 2023.

CALIXTO, R. Representaciones del medio ambiente de los estudiantes de la licenciatura en educación primaria. 2007. Tesis (Doctor en Pedagogía) – Universidad Nacional Autónoma de México, México, 2007. Disponível em: shorturl.at/rvBX3. Acesso em: 10 ago. 2023.

CALIXTO, R. Investigación en educación ambiental. Revista mexicana de investigación educativa, v. 17, n. 55, p. 1019-1033, 2012. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662012000400002&. Acesso em: 10 ago. 2023.

CONTRERAS, L. L. Formar y conciliar trayectorias: el trabajo de los estudiantes en la Maestría en Educación Ambiental. 2018. Tesis (Doctora en Psicología) – Universidad Nacional Autónoma de México, México, 2018.

CRUZ, J. E. Enseñanza de la ecología y educación ambiental, estudio de caso en el bachillerato universitario. Tesis (Maestro en Biología) – Universidad Nacional Autónoma de México, México, 2007.

DÍAZ BARRIGA, Á. Guía para la elaboración de una secuencia didáctica. México: UNAM comunidad de conocimiento, 2013.

ESCHENHAGEN, M. L. La educación ambiental superior en América Latina: ¿cómo se refleja la interdisciplinariedad en los planes curriculares de maestría? para obtención del grado de Doctora en Estudios Latinoamericanos. México: UNAM Facultad de filosofía y Letras, 2005.

ESCHENHAGEN, M. L. La educación ambiental superior en América Latina: una evaluación de la oferta de posgrados ambientales. Theomai, n. 16, p. 87-107, 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=12401608. Acesso em: 10 ago. 2023.

Publicado

30/12/2023

Como Citar

RESÉNDIZ ROMERO, J. G. Da construção do campo à interdisciplinaridade na educação ambiental: O caso da UNAM. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023168, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.16195. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16195. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos