Da construção do campo à interdisciplinaridade na educação ambiental
O caso da UNAM
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16195Palavras-chave:
Crise da civilização, Educação Ambiental, Estado da arte, Tese de pós-graduaçãoResumo
O propósito é estabelecer os mecanismos para a construção do campo da Educação Ambiental (EA) e transitar em direção à interdisciplinaridade dos saberes de EA, abordando os conhecimentos necessários para análise, diagnóstico, participação e intervenção na população. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a necessidade de uma mudança na relação do ser humano com a natureza, considerada um dilema no contexto da crise civilizacional: 1) A transição é feita em direção a um conhecimento que integra, unifica e considera a totalidade, a fim de estabelecer conexões entre as diferentes disciplinas diante do fenômeno da poluição; 2) Dada a complexidade da Educação Ambiental (EA), observa-se a persistência da mesma inércia e lógica: a parcialização e compartimentalização dos estudos. As questões derivadas desse contexto são as seguintes: 1) Quais são os incentivos para a EA interdisciplinar? 2) Qual é o mecanismo interno que acontece nos professores de pós-graduação no México? e 3) Quais são as pontes interdisciplinares nele?
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