Princípios da teoria da complexidade para a implantação de cursos à distância no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.16211

Palavras-chave:

Implementação de curso, Cenários de incerteza, Imprevisibilidade, Princípios da complexidade, Projeto de curso

Resumo

Este artigo discute a complexidade no campo da implementação de cursos de licenciatura à distância enquanto possibilidade de compreensão e formas de organização. A pesquisa foi orientada a partir de cenários de incerteza e imprevisibilidades na implantação de um projeto de curso EaD, utilizando princípios de complexidade, baseados na teoria de Edgard Morin. Busca-se demonstrar os desafios e os processos, por meio da análise da experiência do curso de licenciatura em Pedagogia à distância da UFBA. O estudo foi realizado com base na metodologia descritivo-analítica, tendo como técnica a análise de conteúdo. Conclui-se que a implementação de cursos de graduação na formação docente em EaD é um fenômeno complexo, instável e imprevisível, e que, portanto, deve ser tratado sob a égide desta realidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Figueiredo Venas, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador – BA – Brasil

Professor Pesquisador do Departamento de Educação. Doutorado em Educação (UFBA).

Lanara Guimarães de Souza, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador – BA – Brasil

Professora Pesquisadora do Departamento de Educação. Doutorado em Educação (UFBA).

Referências

ALVES, R. O.; VENAS, R. F.; SOARES, L. F. Movimentos de re-existência do currículo de Pedagogia: Inspirações da Resolução Nº 2/2015 sobre o desejo de mudar. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 19, n. 4, p. 1460-1482, out./dez. 2021. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Acesso em: 02 set. 2021

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Resolução n. 2, de 1 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: MEC, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 2 set. 2021.

CARARO, J. F. J. et al. A formação de professores para uma prática inovadora sob a óptica do pensamento complexo de Edgar Morin: O ensino da compreensão. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2410–2426, out./dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12458. Acesso em: 28 jan. 2022

GARCIA, M. F.; SILVA, D. Escala de avaliação da qualidade de cursos de licenciatura a distância. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 22, n. 4, p. 969–989, out./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8655550. Acesso em: 25 jan. 2022.

MACEDO, R. S. Escolas como espaçostempos de políticas singulares de currículo e formação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 18, n. 59, p. 1312-1327, out./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/23533. Acesso em: 19 set. 2021.

MORIN, E.; VIVERET, P. Como viver em tempo de crise? Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

MORIN, E. Conhecimento, ignorância e mistério. 1. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020.

MORIN, E. A cabeça bem feita: Repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução: Eloá Jacobina. 18. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/291348/mod_resource/content/3/2.1-E-book-Metodologia-do-Trabalho-Cientifico-2.pdf. Acesso em: 23 set. 2021.

ROCHA, J. V.; SANTOS, S. R. M. A importância do controle da evasão na Educação à Distância. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2716-2734, out./dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15509. Acesso em: 28 jan. 2022.

UFBA. Universidade Federal da Bahia. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia EaD da Faculdade de Educação da UFBA. Salvador: FACED/UFBA, 2017.

Publicado

30/12/2022

Como Citar

VENAS, R. F.; SOUZA, L. G. de. Princípios da teoria da complexidade para a implantação de cursos à distância no ensino superior. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2614–2625, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.16211. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16211. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos