Princípios da teoria da complexidade para a implantação de cursos à distância no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.16211

Palavras-chave:

Implementação de curso, Cenários de incerteza, Imprevisibilidade, Princípios da complexidade, Projeto de curso

Resumo

Este artigo discute a complexidade no campo da implementação de cursos de licenciatura à distância enquanto possibilidade de compreensão e formas de organização. A pesquisa foi orientada a partir de cenários de incerteza e imprevisibilidades na implantação de um projeto de curso EaD, utilizando princípios de complexidade, baseados na teoria de Edgard Morin. Busca-se demonstrar os desafios e os processos, por meio da análise da experiência do curso de licenciatura em Pedagogia à distância da UFBA. O estudo foi realizado com base na metodologia descritivo-analítica, tendo como técnica a análise de conteúdo. Conclui-se que a implementação de cursos de graduação na formação docente em EaD é um fenômeno complexo, instável e imprevisível, e que, portanto, deve ser tratado sob a égide desta realidade. 

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Biografia do Autor

Ronaldo Figueiredo Venas, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador – BA – Brasil

Professor Pesquisador do Departamento de Educação. Doutorado em Educação (UFBA).

Lanara Guimarães de Souza, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador – BA – Brasil

Professora Pesquisadora do Departamento de Educação. Doutorado em Educação (UFBA).

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

VENAS, R. F.; SOUZA, L. G. de. Princípios da teoria da complexidade para a implantação de cursos à distância no ensino superior. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2614–2625, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.16211. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16211. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos