O projeto de vida no Novo Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16266

Palavras-chave:

Projeto de vida, BNCC, Novo Ensino Médio

Resumo

Esse artigo versa sobre projeto de vida, elemento que ganhou centralidade no Ensino Médio na última reforma educacional. Para tanto, busca a definição do termo advindo do campo da psicologia e questiona como ele adentra ao campo educacional. Visando compreender o caminho de inserção na educação, a pesquisa faz um levantamento dos documentos norteadores desde a primeira ocorrência em 1998 até a versão homologada da BNCC. A presente reflexão destaca as interferências do campo econômico que apoiaram e defenderam a implementação do projeto de vida como eixo central do Ensino Médio, e indica como ele passou a ser componente curricular após recomendações do Consed e dos livros específicos selecionados pelo PNLD

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Biografia do Autor

Ana Karine Braggio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS). Doutora em Educação (UEM).

Rosangela da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Ciências Sociais.

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Publicado

04/07/2023

Como Citar

BRAGGIO, A. K.; SILVA, R. da. O projeto de vida no Novo Ensino Médio. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023041, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.16266. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16266. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos