A questão da formação de músicos-instrumentalistas em instituições de ensino superior da Ucrânia

Tendências e perspectivas atuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i3.16389

Palavras-chave:

Músicos instrumentais, Experiência, Competência hermenêutica

Resumo

O objetivo do artigo é teoricamente substanciar a eficácia e descrever a aplicação prática do método de aumentar a competência hermenêutica dos estudantes instrumentais. O currículo "Hermenêutica como base para a compreensão do texto musical" enfatiza a formação da competência hermenêutica, que consiste na capacidade do músico-instrumentista de realizar a análise hermenêutica do texto musical. Isto envolve principalmente: a compreensão da composição criativa do compositor, a capacidade de "penetrar" na obra a fim de transmitir páthos aos destinatários; analisar em termos de "círculo hermenêutico"; explicar o aspecto cultural e histórico da obra, em particular a biografia do autor e as suas preferências estéticas. O sistema proposto de formação de competência hermenêutica no âmbito da formação de um músico-instrumentista no ensino superior permite educar um intérprete que reproduz fielmente a ideia do compositor do autor, ao mesmo tempo que exprime as suas próprias capacidades performativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Аndriy Dushniy, Drohobych Ivan Franko State Pedagogical Universit, Lviv – Ukraine

Professor associado. Doutorado em Educação.

Andrii Stashevskyi, Kharkiv State Academy of Culture (KhSAC), Kharkiv – Ukranie

Professor Chefe do Departamento de Instrumentos Populares. Doutor em Ciências das Artes.

Inna Stashevska, Kharkiv State Academy of Culture (KhSAC), Kharkiv – Ukranie.

Professor Vice-Reitor de Assuntos Acadêmicos. Doutor em Ciências Pedagógicas.

Vіtalіy Zaets, Ukrainian National Tchaikovsky Academy of Music (UNTAM), Kyiv – Ukraine

Professor Associado do Departamento de Bayan e Acordeão. PhD. em Artes.

Oleksandr Benziuk, Ukrainian National Tchaikovsky Academy of Music (UNTAM), Kyiv – Ukraine.

Professor Associado Decano da Faculdade de Instrumentos Folclóricos, Professor Associado do Departamento de Bayan e Acordeão. Candidato de Cultura.

Referências

ASHIHMINA, N. V. Sutnist i komponentna struktura vikonavskoyi majsternosti majbutnih uchiteliv muziki v procesi muzichno-instrumentalnoyi pidgotovki [The essence and component structure of the performing skills of future music teachers in the process of musical and instrumental training]. Pedagogichni nauki -- Pedagogical sciences, v. 1, p. 115–119, 2018. Available at: dspace.pdpu.edu.ua/jspui/handle/123456789/4338. Access on: 19 set. 2021.

BONDARENKO, A. I. Dystantsiina osvita muzykantiv-vykonavtsiv: Problemy ta perspektyvy. [Distance education of musicians-performers: Problems and prospects.]. Imidzh suchasnoho pedahoha -- The image of a modern teacher, v. 3, n. 192, p. 69–72, 2020. Available at: http://isp.poippo.pl.ua/article/view/202243. Access on: 22 out. 2021.

BRAGA, E. M.; LUCINI, M. Práticas educativas e ressignificações dos saberes e fazeres das Bandas Cabaçais rurais: Ações decoloniais no contexto musical urbano/contemporâneo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2867–2886, Oct./Dec. 2021. Available at: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15685. Access on: 25 fev. 2022.

CHERNYAK, YE.; ZANKOVA, S. Teoretichni ta praktichni aspekti formuvannya vikonavskoyi tehniki majbutnogo instrumentalista. [Theoretical and practical aspects of the formation of performing techniques of the future instrumentalist]. Naukovij visnik Melitopolskogo derzhavnogo pedagogichnogo universitetu. Seriya: Pedagogika -- Scientific Bulletin of Melitopol State Pedagogical University. Series: Pedagogy, v. 2, n. 19, p. 144-148, 2017. Available at: http://nbuv.gov.ua/UJRN/Nvmdpu_2017_2_23. Access on: 12 out. 2021.

FRYTSIUK, V. A.; GUREVYCH, R. S.; DMYTRENKO, N. YE. Computer diagnostics of readiness of prospective teachers to professional self-development. Information Technologies and Learning Tools, v. 69, n. 1, p. 211-221, 2019. Available at: https://journal.iitta.gov.ua/index.php/itlt/article/view/2605/1447. Access on: 18 set. 2021.

HAVRILOVA, L. H. Spetsyfika rozroblennia dystantsiinykh kursiv z muzychno-istorychnykh dystsyplin [Specifics of developing distance learning courses in music history]. Informatsiini tekhnolohii i zasoby navchannia -- Information technologies and teaching aids, v. 58, n. 2, p. 28-37, 2017. Available at: https://journal.iitta.gov.ua/index.php/itlt/article/view/1596. Access on: 18 set. 2021.

KOCHURSKA, I. V. Pedahohichni umovy humanizatsii profesiinoi pidhotovky maibutnikh pedahohiv-muzykantiv u mystetskykh navchalnykh zakladakh [Pedagogical conditions for the humanization of professional training of future music teachers in art schools]. 2018. Dissertation (PhD) – Kyiv, 2018.

Learning to Play the Piano: In Person or Online? pianoin21days.com. Available at: https://pianoin21days.com/learning-play-piano-person-online/. Access on: 06 out. 2021.

MARCENYUK, G. Psihologo-pedagogichni aspekti pidgotovki muzikantiv-instrumentalistiv do tvorchoyi diyalnosti. [Psychological and pedagogical aspects of preparation of instrumental musicians for creative activity]. Mistectvoznavchi zapiski. Seriya: Muzikoznavstvo -- Art notes. Series: Musicology, v. 32, p. 294-303, 2017. DOI: https://doi.org/10.32461/2226-2180.37.2020.

OLEKSYUK, O. M.; BONDARENKO, L. A. Metodika vikladannya muzichnih disciplin u vishhij shkoli [Methods of teaching music disciplines in high school]. Navch. posib. K.: Kiyiv. un-t im. B. Grinchenka, 2018.

OLEKSYUK, O. M. Fenomenologichnij dialog/polilog v organizaciyi navchalnoyi diyalnosti magistriv muzichnogo mistectva. [Phenomenological dialogue / polylogue in the organization of educational activities of masters of music art]. Naukovi zapiski. Seriya: Pedagogichni nauki -- Scientific notes. Series: Pedagogical sciences, v. 152, p. 25–28, 2017. Available at: https://www.cuspu.edu.ua/images/download-files/naukovi-zapysky/152/7.pdf. Access on: 23 ouy. 2021.

PISTUNOVA, T.; POSTOJ, G. Vikonavska diyalnist v praktichnij pidgotovci studentiv-intsrumentalistiv. [Performing activity in practical training of students-instrumentalists]. Molodij vchenij -- Young scientist, v. 11, n. 51, p. 622-625, 2017. Available at: http://molodyvcheny.in.ua/files/journal/2017/11/151.pdf. Access on: 13 set. 2021.

RAMÓN, R.; EDEL-NAVARRO, R.; FIGUEROA-RODRÍGUEZ, S. Dimensões pedagógicas para o uso da internet na educação telesecundária. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 1, p. 788–803, mar. 2021. Available at: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14915. Access on: 25 fev. 2022.

SVERLYUK, YA. Psihologichnij koncept komunikativnoyi vzayemodiyi v orkestrovomu kolektivi. [Psychological concept of communicative interaction in an orchestral ensemble]. Naukovij chasopis NPU imeni M.P.Dragomanova. Seriya 14. Teoriya i metodika misteckoyi osviti -- Scientific journal of NPU named after MPDragomanov. Series 14. Theory and methods of urban education, v. 27, p. 45-50, 2019. Available at: https://sj.npu.edu.ua/index.php/tmae/article/view/310. Access on: 12 out. 2021.

SUVOROV, V.; NAZAR, YA. Muzichne mislennya muzikanta-instrumentalista u naukovomu diskursi suchasnosti. [Musical thinking of an instrumentalist musician in the scientific discourse of the present.]. Molod i rinok -- Youth and the market, v. 1, n. 144, p. 137-139, 2017. Available at: https://journals.indexcopernicus.com/api/file/viewByFileId/265525.pdf. Access on: 12 out. 2021.

VASYLIEVA, L. Dosvid formuvannia hotovnosti maibutnoho vchytelia muzychnoho mystetstva do vykorystannia tekhnolohii dystantsiinoho navchannia [Experience in forming the readiness of future music teachers to use distance learning technology]. Pedahohichni nauky: teoriia, istoriia, innovatsiini tekhnolohii -- Pedagogical sciences: theory, history, innovative technologies, v. 7, p. 48-58, 2017. Available at: http://nbuv.gov.ua/UJRN/pednauk_2017_7_7. Access on: 12 out. 2021.

Publicado

01/07/2022

Como Citar

Dushniy А.; STASHEVSKYI, A.; STASHEVSKA, I.; ZAETS, V.; BENZIUK, O. A questão da formação de músicos-instrumentalistas em instituições de ensino superior da Ucrânia: Tendências e perspectivas atuais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 3, p. 1434–1452, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i3.16389. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16389. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos