A questão da formação de músicos-instrumentalistas em instituições de ensino superior da Ucrânia
Tendências e perspectivas atuais
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v17i3.16389Palavras-chave:
Músicos instrumentais, Experiência, Competência hermenêuticaResumo
O objetivo do artigo é teoricamente substanciar a eficácia e descrever a aplicação prática do método de aumentar a competência hermenêutica dos estudantes instrumentais. O currículo "Hermenêutica como base para a compreensão do texto musical" enfatiza a formação da competência hermenêutica, que consiste na capacidade do músico-instrumentista de realizar a análise hermenêutica do texto musical. Isto envolve principalmente: a compreensão da composição criativa do compositor, a capacidade de "penetrar" na obra a fim de transmitir páthos aos destinatários; analisar em termos de "círculo hermenêutico"; explicar o aspecto cultural e histórico da obra, em particular a biografia do autor e as suas preferências estéticas. O sistema proposto de formação de competência hermenêutica no âmbito da formação de um músico-instrumentista no ensino superior permite educar um intérprete que reproduz fielmente a ideia do compositor do autor, ao mesmo tempo que exprime as suas próprias capacidades performativas.
Downloads
Referências
ASHIHMINA, N. V. Sutnist i komponentna struktura vikonavskoyi majsternosti majbutnih uchiteliv muziki v procesi muzichno-instrumentalnoyi pidgotovki [The essence and component structure of the performing skills of future music teachers in the process of musical and instrumental training]. Pedagogichni nauki -- Pedagogical sciences, v. 1, p. 115–119, 2018. Available at: dspace.pdpu.edu.ua/jspui/handle/123456789/4338. Access on: 19 set. 2021.
BONDARENKO, A. I. Dystantsiina osvita muzykantiv-vykonavtsiv: Problemy ta perspektyvy. [Distance education of musicians-performers: Problems and prospects.]. Imidzh suchasnoho pedahoha -- The image of a modern teacher, v. 3, n. 192, p. 69–72, 2020. Available at: http://isp.poippo.pl.ua/article/view/202243. Access on: 22 out. 2021.
BRAGA, E. M.; LUCINI, M. Práticas educativas e ressignificações dos saberes e fazeres das Bandas Cabaçais rurais: Ações decoloniais no contexto musical urbano/contemporâneo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2867–2886, Oct./Dec. 2021. Available at: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15685. Access on: 25 fev. 2022.
CHERNYAK, YE.; ZANKOVA, S. Teoretichni ta praktichni aspekti formuvannya vikonavskoyi tehniki majbutnogo instrumentalista. [Theoretical and practical aspects of the formation of performing techniques of the future instrumentalist]. Naukovij visnik Melitopolskogo derzhavnogo pedagogichnogo universitetu. Seriya: Pedagogika -- Scientific Bulletin of Melitopol State Pedagogical University. Series: Pedagogy, v. 2, n. 19, p. 144-148, 2017. Available at: http://nbuv.gov.ua/UJRN/Nvmdpu_2017_2_23. Access on: 12 out. 2021.
FRYTSIUK, V. A.; GUREVYCH, R. S.; DMYTRENKO, N. YE. Computer diagnostics of readiness of prospective teachers to professional self-development. Information Technologies and Learning Tools, v. 69, n. 1, p. 211-221, 2019. Available at: https://journal.iitta.gov.ua/index.php/itlt/article/view/2605/1447. Access on: 18 set. 2021.
HAVRILOVA, L. H. Spetsyfika rozroblennia dystantsiinykh kursiv z muzychno-istorychnykh dystsyplin [Specifics of developing distance learning courses in music history]. Informatsiini tekhnolohii i zasoby navchannia -- Information technologies and teaching aids, v. 58, n. 2, p. 28-37, 2017. Available at: https://journal.iitta.gov.ua/index.php/itlt/article/view/1596. Access on: 18 set. 2021.
KOCHURSKA, I. V. Pedahohichni umovy humanizatsii profesiinoi pidhotovky maibutnikh pedahohiv-muzykantiv u mystetskykh navchalnykh zakladakh [Pedagogical conditions for the humanization of professional training of future music teachers in art schools]. 2018. Dissertation (PhD) – Kyiv, 2018.
Learning to Play the Piano: In Person or Online? pianoin21days.com. Available at: https://pianoin21days.com/learning-play-piano-person-online/. Access on: 06 out. 2021.
MARCENYUK, G. Psihologo-pedagogichni aspekti pidgotovki muzikantiv-instrumentalistiv do tvorchoyi diyalnosti. [Psychological and pedagogical aspects of preparation of instrumental musicians for creative activity]. Mistectvoznavchi zapiski. Seriya: Muzikoznavstvo -- Art notes. Series: Musicology, v. 32, p. 294-303, 2017. DOI: https://doi.org/10.32461/2226-2180.37.2020.
OLEKSYUK, O. M.; BONDARENKO, L. A. Metodika vikladannya muzichnih disciplin u vishhij shkoli [Methods of teaching music disciplines in high school]. Navch. posib. K.: Kiyiv. un-t im. B. Grinchenka, 2018.
OLEKSYUK, O. M. Fenomenologichnij dialog/polilog v organizaciyi navchalnoyi diyalnosti magistriv muzichnogo mistectva. [Phenomenological dialogue / polylogue in the organization of educational activities of masters of music art]. Naukovi zapiski. Seriya: Pedagogichni nauki -- Scientific notes. Series: Pedagogical sciences, v. 152, p. 25–28, 2017. Available at: https://www.cuspu.edu.ua/images/download-files/naukovi-zapysky/152/7.pdf. Access on: 23 ouy. 2021.
PISTUNOVA, T.; POSTOJ, G. Vikonavska diyalnist v praktichnij pidgotovci studentiv-intsrumentalistiv. [Performing activity in practical training of students-instrumentalists]. Molodij vchenij -- Young scientist, v. 11, n. 51, p. 622-625, 2017. Available at: http://molodyvcheny.in.ua/files/journal/2017/11/151.pdf. Access on: 13 set. 2021.
RAMÓN, R.; EDEL-NAVARRO, R.; FIGUEROA-RODRÍGUEZ, S. Dimensões pedagógicas para o uso da internet na educação telesecundária. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 1, p. 788–803, mar. 2021. Available at: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14915. Access on: 25 fev. 2022.
SVERLYUK, YA. Psihologichnij koncept komunikativnoyi vzayemodiyi v orkestrovomu kolektivi. [Psychological concept of communicative interaction in an orchestral ensemble]. Naukovij chasopis NPU imeni M.P.Dragomanova. Seriya 14. Teoriya i metodika misteckoyi osviti -- Scientific journal of NPU named after MPDragomanov. Series 14. Theory and methods of urban education, v. 27, p. 45-50, 2019. Available at: https://sj.npu.edu.ua/index.php/tmae/article/view/310. Access on: 12 out. 2021.
SUVOROV, V.; NAZAR, YA. Muzichne mislennya muzikanta-instrumentalista u naukovomu diskursi suchasnosti. [Musical thinking of an instrumentalist musician in the scientific discourse of the present.]. Molod i rinok -- Youth and the market, v. 1, n. 144, p. 137-139, 2017. Available at: https://journals.indexcopernicus.com/api/file/viewByFileId/265525.pdf. Access on: 12 out. 2021.
VASYLIEVA, L. Dosvid formuvannia hotovnosti maibutnoho vchytelia muzychnoho mystetstva do vykorystannia tekhnolohii dystantsiinoho navchannia [Experience in forming the readiness of future music teachers to use distance learning technology]. Pedahohichni nauky: teoriia, istoriia, innovatsiini tekhnolohii -- Pedagogical sciences: theory, history, innovative technologies, v. 7, p. 48-58, 2017. Available at: http://nbuv.gov.ua/UJRN/pednauk_2017_7_7. Access on: 12 out. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Halyna Salata
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.