Aprendizagem baseada em projetos aplicada a cursos de formação inicial e continuada em Cultura Maker
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v17i3.16409Palavras-chave:
Aprendizagem baseada em projetos, Cultura maker, Formação inicial e continuadaResumo
Este artigo apresenta a utilização da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como um método prático para a execução de dois cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de 40 horas cada, na área de Cultura Maker para o formato híbrido de aula, com equipes formadas por acadêmicos de graduação em Engenharia de Controle e Automação do Instituto Federal do Amazonas, Campus Manaus, Distrito Industrial (IFAM CMDI), desenvolvido ao longo de 14 semanas. Levar aos alunos à formação nesta área se tornou um desafio ainda maior por ter ocorrido durante o período de pandemia de Covid-19. Ao final dos cursos, todos os 36 discentes participantes preencheram um formulário apresentando suas percepções dos cursos. Os resultados indicaram a avaliação positiva das atividades, destacando a relevância das atividades práticas ao longo da realização dos cursos para que estes não se tornassem cansativos, evitando a desistência dos discentes. Considera-se importante a inclusão de atividades de pesquisa e orientação remotas, juntamente com atividades presenciais em um espaço maker utilizando a ABP, a qual permitiu a aplicação dos conteúdos em projetos de interesse dos discentes, fixando os conteúdos ensinados.
Downloads
Referências
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. Porto Alegre: Penso Editora, 2018. v. 3.
BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: Educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso Editora, 2014.
CRUZ, D.; BREMGARTNER, V. 3D Printing as a Resource for Teaching and Learning Cytology. In: ANNUAL INTERNATIONAL CONFERENCE OF EDUCATION, RESEARCH AND INNOVATION, 14., 2021. Proceedings […]. 2021.
DEWEY, J. Experiência e educação: Textos fundantes de educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
SANTOS, J. M. et al. ROBÔ-TI: Robótica Educacional no Incentivo de Alunos do Ensino Médio na Área de Tecnologia da Informação. Educitec. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 5, n. 11, p. 114-131, 2019. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/728/292. Acesso em: 10 jun. 2021.
FERNANDES, P. et al. An Experience Report on the Adaptation of a Face-to-Face Discipline to the Virtual Context in Times of Covid-19 Pandemic. In: ANNUAL INTERNATIONAL CONFERENCE OF EDUCATION, RESEARCH AND INNOVATION, 14., 2021. Proceedings […]. 2021.
GLASSER, W. Choice Theory: A New Psychology of Personal Freedom. Nova York: HarperCollins, 1998.
MARINI, E. A expansão da Cultura Maker nas escolas brasileiras. Revista Educação, 2019. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2019/02/18/cultura-maker-escolas. Acesso em fev. de 2022.
MELO, L.; BREMGARTNER, V.; SOUZA, D. Estação Meteorológica Portátil com Cultura Maker Interdisciplinar para Ensino de Física e Programação de Computadores. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 26., 2020, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020.
SILVA, R. B.; BLIKSTEIN, P. Robótica Educacional: Experiências Inovadoras na Educação Brasileira. Porto Alegre: Penso Editora, 2020. v. 3.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Vitor Bremgartner da Frota, Priscila Silva Fernandes, Jeanne Moreira de Sousa, José Carlos Ferreira Souza
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.