Aprendizagem baseada em projetos aplicada a cursos de formação inicial e continuada em Cultura Maker

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i3.16409

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em projetos, Cultura maker, Formação inicial e continuada

Resumo

Este artigo apresenta a utilização da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como um método prático para a execução de dois cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de 40 horas cada, na área de Cultura Maker para o formato híbrido de aula, com equipes formadas por acadêmicos de graduação em Engenharia de Controle e Automação do Instituto Federal do Amazonas, Campus Manaus, Distrito Industrial (IFAM CMDI), desenvolvido ao longo de 14 semanas. Levar aos alunos à formação nesta área se tornou um desafio ainda maior por ter ocorrido durante o período de pandemia de Covid-19. Ao final dos cursos, todos os 36 discentes participantes preencheram um formulário apresentando suas percepções dos cursos. Os resultados indicaram a avaliação positiva das atividades, destacando a relevância das atividades práticas ao longo da realização dos cursos para que estes não se tornassem cansativos, evitando a desistência dos discentes. Considera-se importante a inclusão de atividades de pesquisa e orientação remotas, juntamente com atividades presenciais em um espaço maker utilizando a ABP, a qual permitiu a aplicação dos conteúdos em projetos de interesse dos discentes, fixando os conteúdos ensinados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Bremgartner, Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Manaus – AM – Brasil

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do IFAM (PPGET). Doutorado em Informática (UFAM).

Priscila Fernandes, Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Manaus – AM – Brasil

Professora. Mestrado em Informática (UFAM).

Jeanne Sousa, Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Manaus – AM – Brasil

Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Doutorado em Clima e Ambiente (INPA).

José Carlos Souza, Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Manaus – AM – Brasil

Professor. Mestrado em Estudos da Tradução (UFSC).

Referências

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. Porto Alegre: Penso Editora, 2018. v. 3.

BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: Educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso Editora, 2014.

CRUZ, D.; BREMGARTNER, V. 3D Printing as a Resource for Teaching and Learning Cytology. In: ANNUAL INTERNATIONAL CONFERENCE OF EDUCATION, RESEARCH AND INNOVATION, 14., 2021. Proceedings […]. 2021.

DEWEY, J. Experiência e educação: Textos fundantes de educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

SANTOS, J. M. et al. ROBÔ-TI: Robótica Educacional no Incentivo de Alunos do Ensino Médio na Área de Tecnologia da Informação. Educitec. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 5, n. 11, p. 114-131, 2019. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/728/292. Acesso em: 10 jun. 2021.

FERNANDES, P. et al. An Experience Report on the Adaptation of a Face-to-Face Discipline to the Virtual Context in Times of Covid-19 Pandemic. In: ANNUAL INTERNATIONAL CONFERENCE OF EDUCATION, RESEARCH AND INNOVATION, 14., 2021. Proceedings […]. 2021.

GLASSER, W. Choice Theory: A New Psychology of Personal Freedom. Nova York: HarperCollins, 1998.

MARINI, E. A expansão da Cultura Maker nas escolas brasileiras. Revista Educação, 2019. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2019/02/18/cultura-maker-escolas. Acesso em fev. de 2022.

MELO, L.; BREMGARTNER, V.; SOUZA, D. Estação Meteorológica Portátil com Cultura Maker Interdisciplinar para Ensino de Física e Programação de Computadores. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 26., 2020, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020.

SILVA, R. B.; BLIKSTEIN, P. Robótica Educacional: Experiências Inovadoras na Educação Brasileira. Porto Alegre: Penso Editora, 2020. v. 3.

Publicado

01/07/2022

Como Citar

BREMGARTNER, V.; FERNANDES, P.; SOUSA, J.; SOUZA, J. C. Aprendizagem baseada em projetos aplicada a cursos de formação inicial e continuada em Cultura Maker. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 3, p. 1943–1957, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i3.16409. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16409. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas