A (não) implementação de Escolas Charter em Goiás

Uma análise da tentativa de implementação de um programa e suas consequências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.16624

Palavras-chave:

Escolas charter, Implementação de políticas públicas, Privatização da Educação, Organizações sociais na educação

Resumo

O presente texto é fruto de uma pesquisa de doutorado que analisou o Programa de Contratos de Gestão com Organizações Sociais na educação básica de Goiás. Desenvolveu-se, por meio de uma pesquisa qualitativa com análise documental, tendo como fontes editais, minutas de contratos, ações do ministério público, reportagens e entrevista concedidas aos veículos de comunicação. O principal objetivo aqui é entender a tentativa de implementação do programa, descrevendo suas nuances e analisando seus desdobramentos. Ao discutir sobre as lições que podem ser extraídas a partir do caso acredita-se que a análise do programa e seu desfecho pode contribuir com pesquisadores interessados em compreender e resistir aos avanços de movimentos privatizantes na educação pública brasileira. Em suma, o artigo é sobre um programa que não foi efetivamente implementado, mas que, a despeito disso, apresenta consequências e desdobramentos para o avanço de políticas privatizantes identificadas com as charter schools no contexto brasileiro.

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Biografia do Autor

Henrique Dias Gomes de Nazareth, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Professor Adjunto. Doutorado em Educação (UNIRIO).

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Publicado

30/11/2022

Como Citar

NAZARETH, H. D. G. de. A (não) implementação de Escolas Charter em Goiás: Uma análise da tentativa de implementação de um programa e suas consequências. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. n. esp. 3, p. 2177–2193, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.3.16624. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16624. Acesso em: 22 nov. 2024.