Reinventando a roda

Arranjos institucionais na coordenação do curso de pedagogia (UFRJ) durante a pandemia de Covid 19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.16702

Palavras-chave:

Coordenação pedagógica, Arranjos institucionais, Universidade pública, Contexto remoto, Pandemia COVID-19

Resumo

Com base no relato de experiência, esse trabalho tem por objetivo descrever, analisar e sistematizar, através de uma abordagem qualitativa, as ações e os arranjos institucionais desenvolvidos pela coordenação do curso de Pedagogia da UFRJ no período de março de 2020 a outubro de 2021. Este período, de características muito singulares por causa dos efeitos da pandemia de Covid 19, impôs à coordenação uma mudança na rotina organizacional, de forma que certas ações precisaram assumir outro formato e, paralelamente, novas ações foram implementadas, frente às demandas contextuais e sociais, conduzidas por diversas instâncias organizacionais participativas, como: Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico, Núcleo de Acompanhamento e Orientação aos/às Estudantes com Deficiência, Grupos de Orientação Pedagógica, Núcleo de Planejamento Pedagógico das Licenciaturas, que visaram manter a filiação estudantil promovendo a sua permanência e engajamento através de uma coordenação pedagógica orientada pela gestão democrática em defesa do direito à educação pública. Os resultados apontam que a aposta numa gestão colaborativa foi o alicerce para a manutenção e reinvenção da Universidade neste período pandêmico, colaborando com a criação de vínculos entre os sujeitos e a promoção da coesão curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvina Julia Fernández, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Professora Associada do Departamento de Administração Educacional, Faculdade de Educação. Doutorado em Educação (UFF).

Adriana Patrício Delgado, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Didática, Faculdade de Educação. Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade (PUC/SP).

Referências

ALMEIDA, L. R. de. O relacionamento interpessoal na coordenação pedagógica. In: ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. de S. (org.). O coordenador pedagógico e o espaço da mudança. São Paulo: Edições Loyola, 2001, p. 67-79.

BRASIL. Portaria n. 188, de 03 de fevereiro de 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Brasília, DF: Ministério da Saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2020/prt0188_04_02_2020.html. Acesso em: 10 jan. 2022.

BÚRIGO, C. C. D. Gestão com as pessoas: O enfrentamento dos desafios da Pandemia. Instituto de Pesquisa e Estudos em Administração Universitária, 2020. Disponível em: http://portal.inpeau.ufsc.br/gestao-com-as-pessoas-o-enfrentamento-dos-desafios-da-pandemia/ Acesso em: 15 março 2022.

COULON, A. A condição de estudante: A entrada na vida universitária. Salvador: Edufba, 2008.

FERNÁNDEZ, S. J. Una mirada comparada de las políticas educativas en Brasil y Argentina: recorridos y aprendizajes en el proceso de investigación. Rev. PolEd., Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 39-60, 2021.

FRIGERIO, G.; POGGI, M. E TIRAMONTI, G. La dimensión administrativa. In: FRIGERIO, G. et al. Las instituciones educativas. Cara y Ceca. Buenos Aires: Edit. Troquel, 1992.

GOMIDE, A. Á.; PIRES, R. R. C. Capacidades estatais e democracia: Arranjos institucionais de Políticas Públicas. Brasília, DF: IPEA, 2014.

HONORATO, G.; HERINGER, R. Acesso e sucesso no Ensino Superior: Uma sociologia dos estudantes. Rio de Janeiro: 7Letras – FAPERJ, 2015.

MATUS, C. Política, planificación y gobierno. Caracas: Fundación Altadir, 1987.

PARO, V. Administração escolar: uma introdução crítica. São Paulo: Cortez Editora, 2006.

PÉREZ GÓMEZ, A. I. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Resolução CEG n. 01, de 15 de abril de 2020. Resolução emergencial sobre colação de grau durante período de pandemia da COVID-19. Rio de Janeiro: Conselho de Ensino de Graduação, 2020a. Disponível em: https://xn--graduao-2wa9a.ufrj.br/images/_PR-1/CEG/Resolucoes/2020-2029/RESCEG-2020_01.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.

Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Resolução CEG n. 02, de 15 de abril de 2020. Resolução emergencial sobre defesa de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação durante período de duração da pandemia da COVID-19. Rio de Janeiro: Conselho de Ensino de Graduação, 2020b. Disponível em: https://xn--graduao-2wa9a.ufrj.br/images/_PR-1/CEG/Resolucoes/2020-2029/RESCEG-2020_01.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.

Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Resolução CEG n. 03, de 17 de junho de 2020. Dispõe sobre a adoção de períodos letivos excepcionais e autorização de ensino remoto, bem como de outras atividades pedagógicas não presenciais, como soluções transitórias para o Ensino de Graduação na UFRJ, em função dos efeitos da Pandemia da COVID-19, e dá outras providências. Rio de Janeiro: Conselho de Ensino de Graduação, 2020c. Disponível em: https://www.if.ufrj.br/wp-content/uploads/2021/05/3.-RESCEG-2020_03.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.

Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Resolução CEG n. 04, de 19 de junho de 2020. Resolução complementar, que estabelece Diretrizes e Normas complementares à Resolução 03/2020, que trata das atividades acadêmicas de Ensino de Graduação durante o período da pandemia da COVID-19. Rio de Janeiro: Conselho de Ensino de Graduação, 2020d. Disponível em: https://www.iq.ufrj.br/arquivos/2020/07/RESCEG-2020_04.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.

Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Edital de Seleção n. 210, de 24 de junho de 2020. Programa de Auxílio Inclusão Digital. Rio de Janeiro: Pró-Reitor de Políticas Estudantis, 2020e. Disponível em: https://www.iq.ufrj.br/arquivos/2020/06/EDITAL_210_-_Inclusaso_Digital.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.

VASCONCELLOS, C. S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: Do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2019.

Publicado

30/12/2022

Como Citar

FERNÁNDEZ, S. J.; DELGADO, A. P. Reinventando a roda: Arranjos institucionais na coordenação do curso de pedagogia (UFRJ) durante a pandemia de Covid 19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 3117–3134, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.16702. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16702. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência