A investigação científica e a reflexão como alicerces para uma prática de ensino satisfatória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16751

Palavras-chave:

Pesquisa, Saberes docentes, Teoria e prática, Reflexão

Resumo

Neste texto, propomo-nos a discutir os elementos que podem tornar uma prática de ensino satisfatória à aprendizagem dos(as) estudantes, tomando como base a relação entre a pesquisa científica e a formação. O trabalho, no percurso de uma pesquisa de doutorado em Educação, foi desenvolvido na participação em uma disciplina do terceiro semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia de uma instituição pública de ensino superior, onde realizamos entrevistas semiestruturadas com 6 (seis) estudantes matriculados. A análise textual discursiva dos dados mostrou que os responsáveis pela formação, ao inserirem a problematização e a reflexão acerca de fatos da realidade educacional, por meio da investigação científica, contribuem significativamente para uma nova postura diante do conhecimento, a qual tende a superar a observação simplória, bem como a participação mecânica na sala de aula e a ideia de um ensino puramente tarefeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Messias Dieb, Universidade Federal do Ceará

Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faced /UFC. Pós-doutorado em Educação pela Universidade da Califórnia – Estados Unidos (UCSB).

Antonio Ivanilo Bezerra de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Educação pela Faced/UFC. Professor na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza – CE

Referências

CAMPOS, C. M. Saberes docentes e autonomia dos professores. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: Elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.

DEMO, P. Educação e Alfabetização Científica. Campinas, SP: Papirus, 2010.

FARIAS, I. M. S.; SALES, J. O. C. B.; BRAGA, M. M. S. C.; FRANÇA, M. S. L. M. Didática e Docência: Aprendendo a profissão. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

FISCHER, B. T. D. Docência no ensino superior: questões alternativas. Educação. Porto Alegre, v. 32, n. 3, p. 311–315, set./dez. 2009. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1981-25822009000300010&script=sci_abstract&tlng=en. Acesso em: 19 out. 2021.

FREIRE, P. “A educação é um ato político”. Entrevista. Cadernos de Ciência, Brasília, n. 24, p. 21-22, jul./ago./set. 1991. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org/xmlui/bitstream/handle/7891/1357/FPF_OPF_07_015.pdf. Acesso em: 08 set. 2021.

LARROSA, J.; KOHAN, W. Apresentação da coleção. In: LARROSA, J. Tremores: escritos sobre a experiência. São Paulo: Autêntica, 2016.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LUCKESI, C. C. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: A compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/ciedu/v09n02/v09n02a04.pdf. Acesso em: 09 jan. 2021.

NÓVOA, A. (org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995.

NUNES, C. M. F. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 12, p. 27-42, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/3RwPLmZMRk35bjpfhPGDsTv/?format=html. Acesso em: 11 jan. 2021.

PEREZ, G. Formação de Professores de Matemática sob a Perspectiva do Desenvolvimento Profissional. In: BICUDO, M. A.V. (org.). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: Unesp, 1999.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: Identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágios supervisionados e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: duas faces da mesma moeda? Revista Brasileira de Educação, v. 24, e240001, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v24/1809-449X-rbedu-24-e240001.pdf. Acesso em: 11out. 2019.

REIS, A. S. R.; FROTA, M. G. C. Ciência e processo de construção do conhecimento científico. In. MOURA, M. A. (org.). Educação científica e cidadania: Abordagens teóricas e metodológicas para a formação de pesquisadores juvenis. Belo Horizonte: UFMG/PROEX, 2012.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

THERRIEN, J. Uma abordagem para o estudo do saber da experiência das práticas educativas. In: ANPED, 18., 1995. Anais [...]. ANPED, 1995.

VEIGA, I. P. Profissão docente: Novos sentidos, novas perspectivas. Campinas, SP: Papirus, 2009.

Publicado

01/01/2023

Como Citar

DIEB, M.; OLIVEIRA, A. I. B. de. A investigação científica e a reflexão como alicerces para uma prática de ensino satisfatória. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023004, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.16751. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16751. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.