A investigação científica e a reflexão como alicerces para uma prática de ensino satisfatória
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16751Palavras-chave:
Pesquisa, Saberes docentes, Teoria e prática, ReflexãoResumo
Neste texto, propomo-nos a discutir os elementos que podem tornar uma prática de ensino satisfatória à aprendizagem dos(as) estudantes, tomando como base a relação entre a pesquisa científica e a formação. O trabalho, no percurso de uma pesquisa de doutorado em Educação, foi desenvolvido na participação em uma disciplina do terceiro semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia de uma instituição pública de ensino superior, onde realizamos entrevistas semiestruturadas com 6 (seis) estudantes matriculados. A análise textual discursiva dos dados mostrou que os responsáveis pela formação, ao inserirem a problematização e a reflexão acerca de fatos da realidade educacional, por meio da investigação científica, contribuem significativamente para uma nova postura diante do conhecimento, a qual tende a superar a observação simplória, bem como a participação mecânica na sala de aula e a ideia de um ensino puramente tarefeiro.
Downloads
Referências
CAMPOS, C. M. Saberes docentes e autonomia dos professores. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: Elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.
DEMO, P. Educação e Alfabetização Científica. Campinas, SP: Papirus, 2010.
FARIAS, I. M. S.; SALES, J. O. C. B.; BRAGA, M. M. S. C.; FRANÇA, M. S. L. M. Didática e Docência: Aprendendo a profissão. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
FISCHER, B. T. D. Docência no ensino superior: questões alternativas. Educação. Porto Alegre, v. 32, n. 3, p. 311–315, set./dez. 2009. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1981-25822009000300010&script=sci_abstract&tlng=en. Acesso em: 19 out. 2021.
FREIRE, P. “A educação é um ato político”. Entrevista. Cadernos de Ciência, Brasília, n. 24, p. 21-22, jul./ago./set. 1991. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org/xmlui/bitstream/handle/7891/1357/FPF_OPF_07_015.pdf. Acesso em: 08 set. 2021.
LARROSA, J.; KOHAN, W. Apresentação da coleção. In: LARROSA, J. Tremores: escritos sobre a experiência. São Paulo: Autêntica, 2016.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LUCKESI, C. C. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: A compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/ciedu/v09n02/v09n02a04.pdf. Acesso em: 09 jan. 2021.
NÓVOA, A. (org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995.
NUNES, C. M. F. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 12, p. 27-42, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/3RwPLmZMRk35bjpfhPGDsTv/?format=html. Acesso em: 11 jan. 2021.
PEREZ, G. Formação de Professores de Matemática sob a Perspectiva do Desenvolvimento Profissional. In: BICUDO, M. A.V. (org.). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: Unesp, 1999.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: Identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágios supervisionados e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: duas faces da mesma moeda? Revista Brasileira de Educação, v. 24, e240001, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v24/1809-449X-rbedu-24-e240001.pdf. Acesso em: 11out. 2019.
REIS, A. S. R.; FROTA, M. G. C. Ciência e processo de construção do conhecimento científico. In. MOURA, M. A. (org.). Educação científica e cidadania: Abordagens teóricas e metodológicas para a formação de pesquisadores juvenis. Belo Horizonte: UFMG/PROEX, 2012.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
THERRIEN, J. Uma abordagem para o estudo do saber da experiência das práticas educativas. In: ANPED, 18., 1995. Anais [...]. ANPED, 1995.
VEIGA, I. P. Profissão docente: Novos sentidos, novas perspectivas. Campinas, SP: Papirus, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Messias Dieb, Antonio Ivanilo Bezerra de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.