Epistemologia e educação
Reflexões para um humanismo digital
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16788Palavras-chave:
Humanismo Digital, Epistemologia, CiberculturaResumo
Este estudo tem por objetivo apresentar o conceito de Humanismo Digital, mediante a necessidade emergente de um sentido epistemológico para as práticas educativas no contexto das múltiplas relações humanas que possuem vivências com as tecnologias digitais. A proposta aprofunda o sentido de um Humanismo Digital, por meio da compreensão de um novo humanismo, da cibercultura e da complexidade das práticas educativas na relação entre o físico e o digital, no processo de ensino e de aprendizagem. O trabalho tem caráter qualitativo e hermenêutico, com uma compreensão dialética. Os caminhos da pesquisa dialogam, inicialmente, sobre o sentido da gnosiologia filosófica demonstrado pelas teorias do conhecimento ao longo do tempo, com ênfase da modernidade. Posteriormente, o entendimento da concepção de um novo humanismo contemporâneo nas relações sociais, em especial, no fazer pedagógico diante da cibercultura e da complexidade.
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