Epistemologia e educação

Reflexões para um humanismo digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16788

Palavras-chave:

Humanismo Digital, Epistemologia, Cibercultura

Resumo

Este estudo tem por objetivo apresentar o conceito de Humanismo Digital, mediante a necessidade emergente de um sentido epistemológico para as práticas educativas no contexto das múltiplas relações humanas que possuem vivências com as tecnologias digitais. A proposta aprofunda o sentido de um Humanismo Digital, por meio da compreensão de um novo humanismo, da cibercultura e da complexidade das práticas educativas na relação entre o físico e o digital, no processo de ensino e de aprendizagem. O trabalho tem caráter qualitativo e hermenêutico, com uma compreensão dialética. Os caminhos da pesquisa dialogam, inicialmente, sobre o sentido da gnosiologia filosófica demonstrado pelas teorias do conhecimento ao longo do tempo, com ênfase da modernidade. Posteriormente, o entendimento da concepção de um novo humanismo contemporâneo nas relações sociais, em especial, no fazer pedagógico diante da cibercultura e da complexidade.

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Biografia do Autor

Fernando Battisti, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Professor pelo Departamento de Ciências Humanas e coordenador do Núcleo de Inovação Acadêmica. Doutorado em Educação (URI).

Elisabete Cerutti, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Professora dos cursos de graduação e PPGEDU. Doutorado em Educação (PUCRS).

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Publicado

21/12/2023

Como Citar

BATTISTI, F.; CERUTTI, E. Epistemologia e educação: Reflexões para um humanismo digital. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023148, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.16788. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16788. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos