A relação entre a satisfação de ensinar e o método das Boquinhas®
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16908Palavras-chave:
Alfabetização, Satisfação de ensinar, Aprendizagem, Autoestima, EducadoresResumo
A alfabetização gera impactos em toda a vida do indivíduo, sendo um momento em que a criança é inserida na sociedade, tornando-se parte desse grupo. Insucessos nessa aquisição podem acarretar consequências emocionais para todos os envolvidos, educadores e aprendizes. Os objetivos dessa pesquisa foram investigar o grau de satisfação, motivação, autoestima, envolvimento profissional e facilidade dos professores/clínicos, que aplicam o Método das Boquinhas®[1] no processo de alfabetização e reabilitação, bem como sua apreciação sobre os mesmos sentimentos em relação ao seu aprendiz. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa, na qual foram aplicados dois questionários, e os resultados obtidos apontaram altos índices de confiabilidade em todos os itens pesquisados, tanto na percepção do educador, como de seu educando. Também houve alta correlação significativa, principalmente na maior quantidade de cursos realizados e tempo de estudos em relação à aprendizagem e recomendação da metodologia. Concluiu-se, portanto, que o educador sente benefícios para si e para seus aprendentes ao aplicar a metodologia Boquinhas.
[1] Método de alfabetização multissensorial, fonovisuoarticulatório, registrado por Renata Jardini, em 2008, com INPI para produtos e serviços. Disponível em: www.metododasboquinhas.com.br. Acesso em 10: dez. 2022.
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