Modelo de base teórica para criação de jogo digital pensado para o desenvolvimento infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17204

Palavras-chave:

Jogos digitais, Desenvolvimento infantil, Desenvolvimento motor, Funções executivas

Resumo

O uso de jogos digitais como possibilidade de potencializar os processos de ensino e aprendizagem na infância surge como estratégia intencional para aprendizagem de conteúdos específicos. Todavia, jogos digitais sérios que contemplem o desenvolvimento motor, a cognição e a cooperação são pouco viabilizados. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo apresentar um modelo teórico desenvolvido para a criação de um jogo digital educativo que busca potencializar aspectos do desenvolvimento infantil, em crianças de 9 a 10 anos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, com objetivos do tipo exploratório descritivo. Como resultado, foi apresentado um modelo que considera aspectos da aprendizagem cognitiva, aspectos motores e aspectos psicossociais. A proposta apresentada buscou utilizar o potencial de aprendizado dos jogos digitais em conjunto com teorias do desenvolvimento humano. Ressalta-se que essa é uma sugestão de aplicação de algumas abordagens teóricas e que o modelo apresentado necessita de uma testagem empírica.

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Biografia do Autor

Françoise Danielli, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Educação. Integrante do Laboratório de Gênero, Educação, Sexualidade e Corporeidade (LAGESC).

Kamyla Thais Dias de Freitas, Universidade do Estado de Santa Catarina

Integrante do Laboratório de Gênero, Educação, Sexualidade e Corporeidade (LAGESC). Doutorado em Educação (UDESC).

Fernando Luiz Cardoso, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor Titular junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenador do Laboratório de Gênero, Educação, Sexualidade e Corporeidade (LAGESC). Doutorado em Sexualidade Humana, no Institute for Advanced Study in Human Sexuality.

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Publicado

11/08/2023

Como Citar

DANIELLI, F.; FREITAS, K. T. D. de; CARDOSO, F. L. Modelo de base teórica para criação de jogo digital pensado para o desenvolvimento infantil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023048, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17204. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17204. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos