Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no contexto da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17263

Palavras-chave:

PIBID, Covid-19, Ensino Remoto Emergencial, Multidimensionalidade da Docência

Resumo

O texto publiciza resultados de um projeto de pesquisa-ação aprovado pela Universidade do Estado de Mato Grosso com o objetivo de identificar, estudar e analisar os problemas de aprendizagem dos estudantes matriculados nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental nas escolas da rede pública de Juara/MT, que aderiram ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (ID) (CAPES/02/2020), bem como propiciar aos bolsistas de Iniciação à Docência aprofundamento teórico e prático. De abordagem qualitativa, com viés na pesquisa-ação, dentre os procedimentos metodológicos incluíram-se atividades realizadas por 32 bolsistas de ID, 4 supervisoras e 2 coordenadoras de área, além de elaborações de planejamentos, recursos didáticos, relatórios mensais e participações em aulas remotas com estudantes dos Anos Iniciais da Educação Básica e em encontros formativos mensais. Os perfis envolvidos compreenderam a multidimensionalidade da docência, e a importância de a formação inicial de professores acontecer alicerçada nos enfrentamentos reais da escola.

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Biografia do Autor

Ângela Rita Christofolo de Mello, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professora Adjunta. Pós-doutorado em Educação (UFMT).

Cleuza Regina Balan Taborda, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutoranda em Ciências Ambientais.

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Publicado

07/08/2023

Como Citar

MELLO, Ângela R. C. de; TABORDA, C. R. B. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no contexto da Covid-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023046, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17263. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17263. Acesso em: 17 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos