Educação, corporeidade e a pessoa com deficiência visual

Um diálogo necessário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.17371

Palavras-chave:

Educação, Corpo, Corporeidade, Deficiência visual

Resumo

O corpo traz em si diferentes linguagens e significados, por meio dele se estabelecem relações nas quais estão envolvidas outras pessoas, outros seres, as coisas que se encontram no entorno, o mundo. Diante disso, o estudo tem como objetivo compreender as concepções de corpo de alunos com deficiência visual de escolas públicas de Santarém-PA, à luz da abordagem da corporeidade. Optou-se pela pesquisa descritiva de cunho qualitativo. A estrutura teórico/metodológica baseia-se nos pressupostos do fenômeno da corporeidade. Utilizou-se questionário de caracterização do participante e entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados a partir da Elaboração e Análise de Unidades de Significado. Os resultados possibilitaram compreender que as pessoas com deficiência visual possuem concepções de corpo que apresentam diferentes sentidos e significados, transitando entre conceitos biologistas e mecânicos, mas também que se aproximam da abordagem da corporeidade, que considera o corpo como a existência e experiência do ser no mundo.

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Biografia do Autor

Andressa Karoline Santana Teixeira, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém – PA – Brasil

Mestrado em Educação.

Hergos Ritor Fróes de Couto, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém – PA – Brasil

Docente. Doutorado em Educação (UNINOVE).

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

TEIXEIRA, A. K. S.; COUTO, H. R. F. de. Educação, corporeidade e a pessoa com deficiência visual: Um diálogo necessário. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2987–3008, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.17371. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17371. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos