Avaliação da aprendizagem utilizando portfólios digitais

Uma análise dos portfólios produzidos por discentes no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17546

Palavras-chave:

Portfólios digitais, Avaliação, Aprendizagem, Ensino Superior

Resumo

Este artigo buscou compreender a avaliação da aprendizagem com a utilização dos portfólios digitais baseado na análise de portfólios produzidos por alunos em uma disciplina no ensino superior. Os portfólios foram produzidos em dupla e alimentados com as atividades propostas pelo professor e com produções próprias, advindas das necessidades de cada aluno. Os dados levantados podem contribuir para reflexões acerca da utilização de portfólios digitais como instrumentos para avaliação e colaborar para que professores que já utilizam ou têm a intenção de utilizar, façam-na conforme os pressupostos da avaliação mediadora. A partir da análise dos portfólios e das respostas dos alunos após questionário aplicado, observamos que os portfólios digitais contribuíram não apenas para a avaliação do professor, mas também para o processo autorreflexivo e construção de conhecimento pelos alunos.

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Biografia do Autor

Isis Nalba Albuquerque Cardoso, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação.

Cleide Jane de Sá Araújo Costa, Universidade Federal de Alagoas

Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Lingüistica (UFAL).

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas

Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (PUC/SP).

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Publicado

04/05/2023

Como Citar

CARDOSO, I. N. A.; COSTA, C. J. de S. A.; MERCADO, L. P. L. Avaliação da aprendizagem utilizando portfólios digitais: Uma análise dos portfólios produzidos por discentes no Ensino Superior. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023027, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17546. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17546. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos