Avaliação da aprendizagem utilizando portfólios digitais
Uma análise dos portfólios produzidos por discentes no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17546Palavras-chave:
Portfólios digitais, Avaliação, Aprendizagem, Ensino SuperiorResumo
Este artigo buscou compreender a avaliação da aprendizagem com a utilização dos portfólios digitais baseado na análise de portfólios produzidos por alunos em uma disciplina no ensino superior. Os portfólios foram produzidos em dupla e alimentados com as atividades propostas pelo professor e com produções próprias, advindas das necessidades de cada aluno. Os dados levantados podem contribuir para reflexões acerca da utilização de portfólios digitais como instrumentos para avaliação e colaborar para que professores que já utilizam ou têm a intenção de utilizar, façam-na conforme os pressupostos da avaliação mediadora. A partir da análise dos portfólios e das respostas dos alunos após questionário aplicado, observamos que os portfólios digitais contribuíram não apenas para a avaliação do professor, mas também para o processo autorreflexivo e construção de conhecimento pelos alunos.
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