Impacto de um programa de aprendizagem socioemocional na autoestima de estudantes pertencentes às comunidades educativas interculturais Mapuches na região de Araucanía-Chile

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17689

Palavras-chave:

Aprendizagem socioemocional, Autoestima, Interculturalidade, Programa de intervenção

Resumo

Este estudo descreve os resultados de um programa de intervenção em Aprendizagem Socioemocional (ASE) e o fortalecimento da autoestima de estudantes de duas escolas interculturais da região de Araucanía, Chile. O tipo de pesquisa foi quase-experimental com pré-pós-teste, com grupo experimental (n=122) e controle (n=84). As análises mostraram diferenças estatisticamente significantes entre os grupos (t(204)=2,04, p=0,043), onde o grupo experimental apresentou escores médios mais elevados (M=18,25, DP=4,74) do que os do grupo controle (M=16,87, DP=4,86). Os resultados mostraram que o efeito de um programa de intervenção na Aprendizagem Socioemocional foi moderado (η²>0,25) sobre a autoestima dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yasna Rubilar, Universidad La República

Chefe de Carreira em Educação- Coordenador de Pós-Graduação. Doutoranda em Educação (UJA).

Javier Cachón , Universidad de Jaén

Doutorado em Didática da Expressão Musical, Plástica e Corporal.

Manuel Castro , Universidad de Granada

Professor. Doutorado em Didática da Expressão Musical, Plástica e Corporal.

Referências

ACEVEDO, A. La buena crianza. Pautas y reflexiones sobre cómo criar con responsabilidad y alegría. Cali: Norma, 2008.

AGUILERA, A.; BOLGERI, E. Aplicación y evaluación de una intervención para el desarrollo socio emocional y fortalecimiento de la autoestima en estudiantes de enseñanza básica. REXE: Revista de Estudios y Experiencias en Educación, v. 20, n. 44, p. 12-28, 2021. Disponível em: https://revistas.ucsc.cl/index.php/rexe/article/view/907/750. Acesso em: 19 jan. 2022.

BERGER, C.; MILICIC, N.; ALCALAY, L.; TORRETTI, A. Programa para el Bienestar y Aprendizaje Socioemocional en estudiantes de tercero y cuarto grado: Descripción y evaluación de impacto. Revista Latinoamericana de Psicología, v. 46, n. 3, p. 169-177, 2014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0120053414700202?via%3Dihub. Acesso em: 21 jan. 2022.

BERGER, L. et al. Aprendizaje socioemocional. Santiago: Editorial Ariel, 2014.

BI, Y. et al. Self-esteem, perceived stress, and gender during adolescence: Interactive links to different types of interpersonal relationships. Journal of Psychology: Interdisciplinary and Applied, v. 150, n. 1, p. 36-57, 2016. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00223980.2014.996512. Acesso em: 18 jun. 2021.

BRUMMELMAN, E.; THOMAES, S.; SEDIKIDES, C. Separating Narcissism From SelfEsteem. Current Directions in Psychological Science, v. 25, n. 1, p. 8-13, 2016. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0963721415619737. Acesso em: 13 jun. 2020.

CERDA, G. et al. Convivencia escolar y su relación con el rendimiento académico en alumnado de Educación Primaria. Revista de Psicodidáctica, v. 24, n. 1, p. 46-52, 2019. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1136103417303131?via%3Dihub. Acesso em: 17 abr. 2021.

CHILE. Ley n. 19.253/1993. Ley Indígena. Santiago: Ministerio de Desarrollo Social y Familia, 1993. Disponível em: https://www.bcn.cl/leychile/navegar?idNorma=30620&idParte=8639832&idVersion=2020-10-17. Acesso em: 10 jan. 2022.

CHILE. Ley n. 20.370/2009. Establece Ley General de Educación. Santiago: Biblioteca del Congreso Nacional de Chile, 2009. Disponível em: https://www.bcn.cl/leychile/navegar?idNorma=1006043&idParte=8780751&idVersion=2009-09-12. Acesso em: 10 jan. 2022.

CHOI, C. et al. South Korean children's academic achievement and subjective well-being: The mediation of academic stress and the moderation of perceived fairness of parents and teachers. Children and Youth Services Review, v. 100, n. 1, p. 22-30, 2019. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0190740918307503?via%3Dihub. Acesso em: 17 ago. 2020.

CHUNG, J. M. et al. High, low, and in between: Self-esteem development from middle childhood to young adulthood. Journal of Research in Personality, v. 70, p. 122-133, 2017. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0092656617300697?via%3Dihub. Acesso em: 06 abr. 2020.

DE TEJADA, L. M. Evaluación de la autoestima en un grupo de escolares de la gran caraca. Liberabit, v. 16, n. 1, p. 95-103, 2010. Disponível em: http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1729-48272010000100010&lng=es&tlng=es. Acesso em: 11 abr. 2020.

ELIAS, M. The missing piece: Making the case for greater attention to social and emotional learning in the schools. Education Week, v. 17, n. 5, p. 36-38, 1997. Disponível em: https://www.edweek.org/education/opinion-the-missing-piece/1997/12. Acesso em: 21 ago. 2020.

EROL, R. Y.; ORTH, U. Self-esteem development from age 14 to 30 years: A longitudinal study. Journal of Personality and Social Psychology, v. 101, n. 3, p. 607-619, 2011. Disponível em: https://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2Fa0024299. Acesso em: 05 jan. 2020.

FLORENZANO, R.; VALDÉS, M. El adolescente y sus conductas de riesgo. Santiago: Ediciones UC, 2013.

GILLIGAN, C. La moral y la teoría. Psicología del desarrollo femenino. México: Fondo de Cultura Económica, 1985.

GÓMEZ-ORTIZ, O.; ROMERA, M.; ORTEGA, R. La competencia para gestionar las emociones y la vida social y su relación con el fenómeno del acoso y la convivencia escolar. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, v. 88, n. 31, p. 27-38, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10201/120525. Acesso em: 17 fev. 2022.

HANEY, P. Changing self-esteem in children and adolescents: A meta- analytic review. Journal of Clinical Child Psychology, v. 27, p. 423-433, 1998. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/s15374424jccp2704_6. Acesso em: 15 fev. 2020.

HERNÁNDEZ, R., FERNÁNDEZ, C., BAPTISTA, P. Metodología de la investigación. 6. ed. México: McGraw-Hill, 2014.

HUMPHREY, N. et al. Emotional Intelligence and Education: A critical review. Educational Psychology: An International Journal of Experimental Educational Psychology, v. 27, n. 2, p. 235-254, 2007. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/01443410601066735. Acesso em: 18 mar. 2022.

KERLINGER, F.; LEE, H. Investigación del comportamiento: Métodos de investigación en ciencias sociales. México: McGraw-Hill, 2002.

KIVIRUUSU, O. et al. Self-esteem growth trajectory from adolescence to mid-adulthood and its predictors in adolescence. Advances in life course research, v. 23, p. 29-43, mar. 2015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1040260814000471?via%3Dihub. Acesso em: 09 jan. 2020.

MARCHANT, T.; HAEUSSLER, M.; TORETTI, A. TAE: Test de Autoestima-Escolar Evaluación del alumno vía auto reporte y vía profesor. Santiago: Ediciones UC, 2016.

MARCHANT, T.; MILICIC, N.; ALAMOS, P. Competencias socioemocionales: Capacitacióńn de directivos y docentes y su impacto en la autoestima de alumnos de 3o a 7o básico. Revista Iberoamericana de Evaluacióń Educativa, v. 8, n. 2, p. 203-218, 2015. Disponível em: https://repositorio.uam.es/bitstream/handle/10486/670653/RIEE_8_2_11.pdf?sequ ence=1. Acesso em: 11 out. 2021.

MARCHANT, T.; MILICIC, N.; ALAMOS, P. Impacto en los niños de un programa de desarrollo socioemocional en dos colegios vulnerables en Chile. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, v. 6, n. 29, p. 167-186, 2013. Disponível em: https://repositorio.uc.cl/handle/11534/37975. Acesso em: 14 out. 2021.

MARCHANT, T.; MILICIC, N.; PINO, M. La autoestima en Alumnos de 3o a 8o Básico. Una Mirada por nivel de Escolaridad y Género. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, v. 10, n. 29, p. 111-125, 2017. Disponível em: https://revistas.uam.es/index.php/riee/article/view/8259. Acesso em: 02 ago. 2021.

MILICIC, N.; ARAB, M.; ALCALAY, L.; BERGER, C.; TORRETTI, A. Bienestar socio-emocional en contextos escolares: la percepción de estudiantes chilenos. Estudios sobre Educación, v.17, n. 1, p. 21-43, 2009. Disponível em: https://revistas.unav.edu/index.php/estudios-sobre-educacion/article/view/22422. Acesso em: 2 dez. 2022.

ORTH, U. The benefits of self-esteem: Reply to Krueger et al. and Brummelman 2022a. American Psychologist, v. 77, n. 1, p. 23–25, 2022. Disponível em: https://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2Famp0000969. Acesso em: 11 dez. 2022.

ORTH, U. Is high self-esteem beneficial? Revisiting a classic question. American Psychologist, v. 77, n. 1, p. 05-17, 2022b. Disponível em: https://psycnet.apa.org/fulltext/2022-48842-002.html. Acesso em: 03 dez. 2022.

ORTH, U.; MAES, J.; SCHMITT, M. Self-esteem development across the life span: A longitudinal study with a large sample from Germany. Developmental Psychology, v. 51, p. 248-259, 2015. Disponível em: https://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2Fa0038481. Acesso em: 15 abr. 2020.

ORTH, U.; ROBINS, W.; WIDAMAN, F. Life-span development of self-esteem and its effects on important life outcomes. Journal of Personality and Social Psychology, v. 102, p. 1271-1288, 2012. Disponível em: https://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2Fa0025558. Acesso em: 06 Jan. 2021.

OSTROWSKY, K. Are violent people more likely to have low self- esteem or high self-esteem? Aggression and Violent Behavior, v. 15, n. 1, p. 69-75, 2010. D Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1359178909001025?via%3Dihub. Acesso em: 20 abr. 2020.

PUERTAS-MOLERO, P. et al. La inteligencia emocional en el ámbito educativo: Un metaanálisis. Anales de Psicología, v. 36, n. 1, p. 84–91, 2020. Disponível em: https://revistas.um.es/analesps/article/view/345901. Acesso em: 23 Abr. 2021.

RAMÍREZ, P.; MUÑOZ, V.; DUARTE, J. Autoestima y refuerzo en estudiantes de 5o básico de una escuela de alto riesgo. Anales de Psicología, v. 21, n. 1, p. 102-115, 2005. Disponível em: https://revistas.um.es/analesps/article/view/27211. Acesso em: 14 mar. 2021.

RUBILAR, Y. Autoestima, educando desde y para la paz: una revisión sistemática. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 2, p. 1321-1338, 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16999. Acesso em: 08 dez. 2022.

TAJFEL, H. et al. Social categorization and intergroup behaviour. European Journal of Social Psychology, v. 1, n. 2, p. 149-178, 1971. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ejsp.2420010202. Acesso em: 09 fev 2021.

TRACY, L., ROBINS, W. Death of a (narcissistic) salesman: An integrative model of fragile self-esteem. Psychological Inquiry, v. 14, p. 57–62, 2003. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/S15327965PLI1401_02. Acesso em: 06 fev. 2021.

UNESCO. Directrices de la UNESCO sobre educación intercultural. París, 2006. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000147878_spa Acesso em: 10 jan. 2022.

UNESCO Reimagining our futures together: A new social contract for education. 2022. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379381_spa. Acesso em: 10 jan. 2022.

VALDÉS, G. Programa de intervención para elevar los niveles de autoestima en alumnas de sexto año básico. Estudios pedagógicos de Valdivia, v. 27, p. 65-73, 2001. Disponível em: https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-07052001000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 06 jun. 2020.

VON, S. T. et al. The development of global and domain-specific self-esteem from age 13 to 31. Journal of Personality and Social Psychology, v. 110, n. 4, p. 592-608, 2016. Disponível em: https://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037/pspp0000060. Acesso em: 11 jan. 202.

WORLD MEDICAL ASSOCIATION. World Medical Association Declaration of Helsinki: ethical principles for medical research involving human subjects. JAMA, v. 310, n. 20, p. 2191-2194, 2013. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/1760318. Acesso em: 20 Jan. 2022.

WISSINK, B. et al. Ethnic identity, externalizing problem behaviour and the mediating role of self-esteem among Dutch, Turkish-Dutch and Moroccan-Dutch adolescents. Journal of adolescence, v. 31, n. 2, p. 223-240, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2007.12.002. Acesso em: 09 Mar. 2020.

ZAÑARTU, N. et al. Componentes Cognitivos y Afectivos de la Identidad Étnica en Jóvenes Mapuche del Gran Concepción, Chile. Psykhe, v. 30, n. 1, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://ojs.uc.cl/index.php/psykhe/article/view/22191. Acesso em: 21 ago. 2020.

Publicado

01/01/2023

Como Citar

RUBILAR, Y.; CACHÓN , J.; CASTRO , M. Impacto de um programa de aprendizagem socioemocional na autoestima de estudantes pertencentes às comunidades educativas interculturais Mapuches na região de Araucanía-Chile. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023013, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17689. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17689. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos