Impacto de um programa de aprendizagem socioemocional na autoestima de estudantes pertencentes às comunidades educativas interculturais Mapuches na região de Araucanía-Chile

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17689

Palavras-chave:

Aprendizagem socioemocional, Autoestima, Interculturalidade, Programa de intervenção

Resumo

Este estudo descreve os resultados de um programa de intervenção em Aprendizagem Socioemocional (ASE) e o fortalecimento da autoestima de estudantes de duas escolas interculturais da região de Araucanía, Chile. O tipo de pesquisa foi quase-experimental com pré-pós-teste, com grupo experimental (n=122) e controle (n=84). As análises mostraram diferenças estatisticamente significantes entre os grupos (t(204)=2,04, p=0,043), onde o grupo experimental apresentou escores médios mais elevados (M=18,25, DP=4,74) do que os do grupo controle (M=16,87, DP=4,86). Os resultados mostraram que o efeito de um programa de intervenção na Aprendizagem Socioemocional foi moderado (η²>0,25) sobre a autoestima dos estudantes.

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Biografia do Autor

Yasna Rubilar, Universidad La República

Chefe de Carreira em Educação- Coordenador de Pós-Graduação. Doutoranda em Educação (UJA).

Javier Cachón , Universidad de Jaén

Doutorado em Didática da Expressão Musical, Plástica e Corporal.

Manuel Castro , Universidad de Granada

Professor. Doutorado em Didática da Expressão Musical, Plástica e Corporal.

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Publicado

01/01/2023

Como Citar

RUBILAR, Y.; CACHÓN , J.; CASTRO , M. Impacto de um programa de aprendizagem socioemocional na autoestima de estudantes pertencentes às comunidades educativas interculturais Mapuches na região de Araucanía-Chile. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023013, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17689. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17689. Acesso em: 22 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos