Impacto de um programa de aprendizagem socioemocional na autoestima de estudantes pertencentes às comunidades educativas interculturais Mapuches na região de Araucanía-Chile
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17689Palavras-chave:
Aprendizagem socioemocional, Autoestima, Interculturalidade, Programa de intervençãoResumo
Este estudo descreve os resultados de um programa de intervenção em Aprendizagem Socioemocional (ASE) e o fortalecimento da autoestima de estudantes de duas escolas interculturais da região de Araucanía, Chile. O tipo de pesquisa foi quase-experimental com pré-pós-teste, com grupo experimental (n=122) e controle (n=84). As análises mostraram diferenças estatisticamente significantes entre os grupos (t(204)=2,04, p=0,043), onde o grupo experimental apresentou escores médios mais elevados (M=18,25, DP=4,74) do que os do grupo controle (M=16,87, DP=4,86). Os resultados mostraram que o efeito de um programa de intervenção na Aprendizagem Socioemocional foi moderado (η²>0,25) sobre a autoestima dos estudantes.
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