Avaliação da Educação Superior

Reforma do pensamento no curso de Arquitetura e Urbanismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.17925

Palavras-chave:

Complexidade, Avaliação, SINAES, Arquitetura e Urbanismo

Resumo

Com o objetivo de alcançar a qualidade no ensino superior, o governo brasileiro implantou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que qualifica cursos de graduação de maneira conservadora. Paralelamente, muitas universidades se caracterizam pela adoção da visão da complexidade como base para a transformação educacional. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é analisar os impactos da avaliação promovida pelo SINAES em cursos de graduação cujas experiências educacionais estão vinculadas a movimentos pedagógicos transformadores. A pesquisa, que utilizou métodos de análise documental e histórica e teve sua base conceitual no paradigma da complexidade de Edgar Morin, revelou que o SINAES não considera abordagens inovadoras alinhadas com as necessidades atuais e que experiências como a do curso de Arquitetura obtiveram resultados positivos. Conclui-se, portanto, a importância de repensar os sistemas de avaliação, incorporando a teoria da complexidade, para uma visão mais abrangente da educação superior.

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Biografia do Autor

Angela Leitão, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Decana da Escola de Belas Artes PUCPR, Professora Adjunta do Curso de Arquitetura e Urbanismo/PUCPR.

Juliana Fernandes Junges Cararo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professora Assistente Departamento: Escola de Belas Artes, Curso de Arquitetura e Urbanismo/PUCPR.

Marilda Aparecida Behrens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professora do Departamento de Educação e Docente do PPGE/PUCPR.

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Publicado

26/02/2024

Como Citar

LEITÃO, A.; CARARO, J. F. J.; BEHRENS, M. A. Avaliação da Educação Superior: Reforma do pensamento no curso de Arquitetura e Urbanismo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024022, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.17925. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17925. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos