Avaliação da Educação Superior
Reforma do pensamento no curso de Arquitetura e Urbanismo
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.17925Palavras-chave:
Complexidade, Avaliação, SINAES, Arquitetura e UrbanismoResumo
Com o objetivo de alcançar a qualidade no ensino superior, o governo brasileiro implantou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que qualifica cursos de graduação de maneira conservadora. Paralelamente, muitas universidades se caracterizam pela adoção da visão da complexidade como base para a transformação educacional. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é analisar os impactos da avaliação promovida pelo SINAES em cursos de graduação cujas experiências educacionais estão vinculadas a movimentos pedagógicos transformadores. A pesquisa, que utilizou métodos de análise documental e histórica e teve sua base conceitual no paradigma da complexidade de Edgar Morin, revelou que o SINAES não considera abordagens inovadoras alinhadas com as necessidades atuais e que experiências como a do curso de Arquitetura obtiveram resultados positivos. Conclui-se, portanto, a importância de repensar os sistemas de avaliação, incorporando a teoria da complexidade, para uma visão mais abrangente da educação superior.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 3, 15 abr. 2004.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação superior. Brasília, DF: Inep, 2020.
CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996.
GIL, A. C. Como fazer pesquisa qualitativa. São Paulo: Atlas, 2021.
MORAES, M. C. Paradigma educacional ecossistêmico: por uma nova ecologia da aprendizagem humana. Rio de Janeiro: Wak, 2021.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MORIN, E.; DÍAZ, C. J. D. Reinventar a educação: abrir caminhos para a metamorfose da humanidade. São Paulo: Palas Athena, 2016.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR). Plano de Desenvolvimento do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Curso de Arquitetura e Urbanismo. Curitiba, 2016.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR). Plano de Desenvolvimento da Graduação. Curitiba, 2015.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR). Projeto Pedagógico de Curso. Curso de Arquitetura e Urbanismo. Curitiba, 2018.
SCALLON, G. Avaliação da aprendizagem numa abordagem por competências. Curitiba: PUCPRess, 2015.
SPRICIGO, C. B. Mosaico de cinco cores: princípios organizadores para os processos de ensino e aprendizagem na educação superior. Curitiba: PUCPRess, 2016.
VOSGERAU, D. S. R.; OLIVEIRA, J. R.; SPRICIGO, C. B.; MARTINS, V. O modelo de competências: uma ferramenta para o planejamento da aprendizagem ativa. Curitiba: PUCPR, 2017. Disponível em: https://www.pucpr.br/wp-content/uploads/2017/10/texto-competencias-aprendizagem-ativa.pdf. Acesso em: 19 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Angela Leitão, Juliana Fernandes Junges Cararo, Marilda Aparecida Behrens
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.