O ensino das habilidades socioemocionais na escola

Uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17935

Palavras-chave:

BNCC, Socioemocional, Habilidades, Competências

Resumo

Buscou-se revisar a produção científica, entre 2010 e 2020, de estudos empíricos que relataram intervenções para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em escolas de ensino básico. A busca ocorreu em quatro bases de dados bibliográficas (BVS, DOAJ, SciELO e Web of Science) utilizando uma combinação de dois conjuntos de palavras-chave, totalizando 50 combinações. Foram selecionados 53 artigos com base nos critérios estabelecidos e apresentados em categorias de registros. Verificou-se que com diferentes técnicas/procedimentos, materiais e locais da escola, é possível ensinar habilidades socioemocionais para estudantes de qualquer idade, permitindo desenvolver-se integralmente em toda educação básica, ou seja, desenvolvem as competências do saber conhecer, fazer, conviver e ser.

 

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Biografia do Autor

Jessica Harume Dias Muto, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial.

Márcia Duarte Galvani, Universidade Federal de São Carlos

Professora do Departamento de Psicologia no curso de Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Doutorado em Educação Escolar (UNESP).

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Publicado

26/12/2023

Como Citar

MUTO, J. H. D.; GALVANI, M. D. O ensino das habilidades socioemocionais na escola: Uma revisão de literatura. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023156, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17935. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17935. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos