Enfrentamento pedagógico durante pandemia da COVID-19
Relato de experiência do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17948Palavras-chave:
Pandemia, Ensino híbrido, Tecnologias da comunicação e informação, Aprendizagem Flexível, Ensino remoto emergencialResumo
O presente artigo objetivou descrever a experiência pedagógica de enfrentamento à COVID-19, na perspectiva dos gestores escolares do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Foi apresentada a proposta de ensino remoto emergencial denominada aprendizagem no “grão de café”. Utilizou-se a abordagem metodológica Education Design Research (EDR) em função da (i) modelagem da proposta; (ii) gestão da comunicação e da informação; (iii) regulamentação e orientação; e (iv) acompanhamento da permanência e êxito dos estudantes. O estudo ocorreu durante os anos letivos de 2020 e 2021. Como resultados, observou-se que o modelo proposto privilegiou os relatos positivos alcançados, os quais se devem ao envolvimento entrelaçado dos aspectos pedagógicos, humanos e das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Seguramente essa experiência deixará profundas cicatrizes pedagógicas, administrativas e de vida. Todo aprendizado pandêmico pretendemos aplicar em um contexto de "novo normal", mas um "novo normal, realmente novo".
Downloads
Referências
CUCINOTTA, D.; VANELLI, M. WHO Declares COVID-19 a Pandemic. Acta Bio Medica: Atenei Parmensis, v. 91, n. 1, p. 157-160, mar. 2020. Disponível em: https://www.mattioli1885journals.com/index.php/actabiomedica/article/view/9397/8659. Acesso em: 10 jan. 2023.
DE SOUZA, R. A.; FASSBINDER, A. G. O.; MARIA, C. J. O processo de reformulação curricular do ensino técnico integrado ao ensino médio no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 16, n. 4, p. 2791-2807, out./dez. 2021. Disponível em:
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13634/11865. Acesso em: 20 out. 2022.
DE SOUZA, R. A.; SILVA, G. C.; COIMBRA, M. B. B. Construção colaborativa para a educação inclusiva: como a experiência educacional finlandesa pode rechear esse processo? Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. esp. 1, p. 576-585, maio 2018. Disponível em:
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11457/7336. Acesso em: 20 out. 2022.
FASSBINDER, A. G. O. A contribution to the process of designing for learning in Massive Open On-line Courses (MOOCs). 2018. Tese (Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional) – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2018. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-23102018-113518/publico/AraceleGarciadeOliveiraFassbinder_revisada.pdf. Acesso em: 25 fev. 2022.
FERRARETTO, L. A.; MORGADO, F. COVID-19 e Comunicação: Um Guia Prático para enfrentar a crise. Rio de Janeiro: Válega, 2020. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/213925. Acesso em: 10 jan. 2021.
GODINHO, R.P. Interfaces da Publicidade on-line: um estudo de hotsites veiculados no display do portal Yahoo! Brasil. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
HARRIS, D. N.; LARSEN, M. F. The Effects of the New Orleans Post-Katrina Market-Based School Reforms on Medium-Term Student Outcomes. Technical Report, jul. 2018. Disponível em: https://educationresearchalliancenola.org/files/publications/Harris-Larsen-Reform-Effects-2019-08-01.pdf. Acesso em: 21 mar. 2021.
HODGES, C. et al. The difference between emergency remote teaching and on-line learning. Educause Review, mar. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-on-line-learning. Acesso em: 13 jan. 2023.
KISSLER, S.M. et al. Projecting the transmission dynamics of SARS-CoV-2 through the postpandemic period. Science, v. 368, n. 6493, p. 860-868, abr. 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7164482/pdf/abb5793.pdf. Acesso em: 12 fev. 2023.
MCKENNEY, S. E.; REEVES, T. C. Conducting educational design research. New York, NY: Routledge. 2012.
SCHMIDT, B. et al. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estudos de Psicologia, Campinas, 37, e200063, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/L6j64vKkynZH9Gc4PtNWQng/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 jan. 2023.
SILVA, F. G.; CIAVATTA, M. A escola em tempos de pandemia: Desamparo, fome e privação tecnológica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2494-2512, out./dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16730/15202. Acesso em: 19 fev. 2023.
TONDO, R.; SILVA, S. R. Smartphones e pobreza digital: o consumo de telefones celulares e Internet entre jovens de uma comunidade popular. Universitas: Arquitetura e Comunicação Social, v. 13, n. 1, p. 49-62, jan./jun. 2016. Disponível em: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/arqcom/article/view/3982/3138. Acesso em: 25 ago. 2022.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. COVID-19 impact on education. Paris, França: UNESCO, 2020. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 13 ago. 2020.
VAUTHIER, R. L. Gestão Escolar Democrática: Um estudo da práxis do gestor. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Renato Aparecido de Souza, Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, Hugo Baldan Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.