Panorama da produção científica em educação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu no estado do Pará, Amazônia, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17972

Palavras-chave:

Pesquisa em educação, Pós-Graduação em Educação, Metodologia de pesquisa

Resumo

No âmbito educacional, houve uma mudança no contexto da produção científica nos últimos anos, o que impulsiona a realização de pesquisas sobre as características e tendências, sobretudo, no âmbito das pós-graduações que desenvolvem inúmeras pesquisas como no estado do Pará, Região Norte. O objetivo foi analisar as produções científicas em Educação de 3 programas de pós-graduação stricto sensu em um viés de multidimensões entre 2005-2021. Optou-se pela abordagem mista e pesquisa documental. Como resultado, no âmbito das dimensões metodológicas houve uma tendência maior para a abordagem qualitativa e análise de conteúdo, com forte influência da pesquisa documental. Na dimensão sobre os locais de pesquisa, foram as escolas ou unidades escolares, seguido de cursos, em maior frequência na capital do estado - Belém e municípios vizinhos. No geral, as pesquisas apresentaram uma evolução significativa em comparação ao início de implantação dos programas, embora ainda se identifique lacunas e desafios a serem superados.

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Biografia do Autor

Gracilene Ferreira Pantoja, Universidade Federal do Pará

Mestrado pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI) na linha de pesquisa em Políticas Públicas.

João Batista Santiago Ramos, Universidade Federal do Pará

Professor Adjunto III e docente no Programa de Pós-graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA) e Pesquisa em Educação. Doutorado em filosofia e ciências da educação (UP–Portugal).

Yvens Ely Martins Cordeiro, Universidade Federal do Pará

Professor Adjunto III (FADECAM/UFPA). Doutorado em Ciências Agrárias (UFRA).

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Publicado

19/12/2023

Como Citar

PANTOJA, G. F.; RAMOS, J. B. S.; CORDEIRO, Y. E. M. Panorama da produção científica em educação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu no estado do Pará, Amazônia, Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023143, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17972. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17972. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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