Impactos da pandemia da COVID-19 na educação

Da Educação Básica ao Ensino Superior no Distrito Federal – Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18084

Palavras-chave:

Educação, Pandemia, COVID-19, Ensino, Aprendizagem

Resumo

Refletir sobre os impactos da pandemia da COVID-19 na Educação para professores, familiares e estudantes de pós e graduação durante a implementação do ensino remoto foi o objetivo do estudo. A pesquisa foi realizada em diferentes âmbitos da educação e legislações. O texto, organizado em quatro partes, aborda metodologicamente: uma síntese da Pandemia da COVID-19; a legislação fixada durante a pandemia; as impressões dos familiares e professores da educação básica sobre a pandemia da COVID-19 e; entrevista com estudantes de pós-graduação e análise de TCC de estudantes de graduação que viveram, durante a formação, o isolamento social.  Os resultados destacam o impacto da pandemia na educação sob várias óticas: econômica, tecnológica, de relacionamento, de distanciamento social, mas principalmente de saúde pública, como detalhado no corpo do artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas, Universidade de Brasília

Professora Associada IV. Doutorado em Educação (UFRN).

Pauliane Duarte de Almeida, Universidade de Brasília

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UnB).

Elisângela Ribeiro de Oliveira Cabral, Universidade de Brasília

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UnB).

Referências

ANJUM, M. R. et al. COVID-19: effect on gastroenterology and hepatology service provision and training: lessons lernt and planning for the future. Word Journal of Gastroenterology. v. 27, p. 76257648, nov. 2021.

ANTUNES, C. A escola do trabalho: formação humana em Marx. Campinas, SP: Papel Social, 2018.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf /bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em: 02 jan. 2023.

BRASIL. Medida Provisória nº 934, de 1º de abril de 2020 – Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública. Brasília, DF: Presidência da República. 2020a.

BRASIL. Parecer nº 05/2020 CNE/CP, de 28 de abril de 2020 - Dispõe sobre a reorganização do Calendário Escolar. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação. 2020b.

CHAGAS, N. S. As TICS como meio principal do ensino e aprendizagem no contexto pandêmico. 2021. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2021.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed. 2010.

DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Diretrizes Pedagógicas para Organização Escolar do 2º Ciclo para as Aprendizagens: BIA e 2º Bloco. Brasília, DF, 2014.

DISTRITO FEDERAL. Decreto nº 40.539, de 19 de março de 2020 – Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo Coronavírus, e dá outras providências. Brasília, DF: Governo do Distrito Federal, 2020a.

DISTRITO FEDERAL. Decreto nº 40.817, de 22 de maio de 2020 – Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo Coronavírus, e dá outras providências. Brasília, DF: Governo do Distrito Federal, 2020b.

DISTRITO FEDERAL. Portaria nº 120 de 26 mai. 2020. Institui Comitês Central, Regional e Local para a implementação e operacionalização do regresso dos estudantes às atividades educacionais não presenciais e presenciais. Brasília, DF: Secretaria de Educação, 2020c.

DISTRITO FEDERAL. Portaria nº 129, de 29 de maio de 2020 – Institui o Programa Escola em Casa DF. Brasília, DF: Secretaria de Estado de Educação, 2020d.

DISTRITO FEDERAL. Portaria nº 133, de 03 de junho de 2020 – Dispõe sobre os critérios para atuação dos profissionais em exercício nas unidades escolares da rede pública de ensino do Distrito Federal, nas unidades educacionais não presenciais, no período de pandemia pelo Coronavírus. Brasília, DF: Secretaria de Estado de Educação, 2020e.

DISTRITO FEDERAL. Orientações à Rede Pública de Ensino para o Registro das Atividades Pedagógicas. Brasília, DF: Secretaria de Estado de Educação, 2020f.

DISTRITO FEDERAL. Aos professores: orientação para as aulas por meio de atividades não presencias. Brasília, DF: Secretaria de Estado de Educação, 2020g.

GOMES, M. A. O.; COLARES, A. A.; COLARES, M. L. I.; BRASILEIRO, T. S. A. As mutações no mundo do trabalho na era da mundialização do capital e a precarização do trabalho docente. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, n. 47, p. 267-283, set. 2012.

KOROMPOKI, E. et al. Epidemiology and organ specific sequelae of post-acute COVID19: a narrative review. The Journal of infection, 2021, v. 83, n. 1, p. 1–16. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jinf.2021.05.004. Acesso em: 02 jan. 2023.

LAVADO, T. G. G1 Economia. Com maior uso da internet durante pandemia, número de reclamações aumenta; especialistas apontam problemas mais comuns. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2020/06/11/com-maior-uso-da-internet-durante-pandemia-numero-de-reclamacoes-aumenta-especialistas-apontam-problemas-mais-comuns.ghtml. Acesso em: 02 jan. 2023.

MOROSINI; M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos,

finalidades e interlocuções. Educação Por escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164,

jul./dez. 2014.

NASCIMENTO, A. L. D. O contexto administrativo-pedagógico de uma escola pública do DF em tempos de pandemia da covid-19. 2021. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2021.

OMS. Organização Mundial da Saúde. Informações básicas sobre COVID-19. 2020. Disponível em: https://www.who.int/es/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/question-and-answers-hub /q -a-detail/coronavirus-disease-covid-19. Acesso em: 02 jan. 2023.

ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 13. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.

RAMKISSOON, R.; WANG, X. J. The impacto of COVID-19 in Gastroenterology and Hepatology. J. Clinical Gastroenterology. v. 55, n. 9, p. 757-765. oct. 2021.

SAVIANI, D. O plano de desenvolvimento da educação: análise do projeto do MEC. Educação & Sociedade, Campinas,SP, v. 28, n. 100, p. 1231-1255, out. 2007. ISSN: 1678-4626. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/praxis/386. Acesso em: 02 jan. 2023.

SILVA, C. C. G. Inclusão Digital na Educação Básica: comparando duas escolas públicas dos Anos Iniciais do Distrito Federal. Brasília, DF, 2019. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Brasília, 2019.

SILVA, L. C. Educação no contexto da pandemia: sobre a ansiedade docente. Brasília, DF: UnB-FE, 2021.

SOHRABI, C.; MATHEW, G.; FRNCHI, T. Impacto f the coronavírus (COVID-19) pandemic on scientific research and implications for clinical academic training: A review. International Journal os Surgery, n. 86, p. 57-63, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijsu.2020.12.008. Acesso em: 02 jan. 2023.

VEIGA, M. N. F. A formação do pedagogo com o uso de aplicativos digitais no ensino remoto durante a pandemia da COVID-19. Brasília, DF: UnB-FE, 2022.

VILLAS BOAS, B. (org.). Avaliação: interações com o trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2017.

Publicado

02/01/2024

Como Citar

DANTAS, O. M. A. da N. A.; ALMEIDA, P. D. de; CABRAL, E. R. de O. Impactos da pandemia da COVID-19 na educação: Da Educação Básica ao Ensino Superior no Distrito Federal – Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024002, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18084. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18084. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.