O USO DE DOCUMENTÁRIOS PARA A EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO EM ITANHANDU-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18199

Palavras-chave:

Bacia hidrográfica, Educação ambiental, Documentário, Recurso audiovisual

Resumo

A bacia hidrográfica do Alto Rio Verde beneficia diretamente 15 mil habitantes do município de Itanhandu e, indiretamente, outras 500 mil pessoas em cidades à jusante, localizadas no estado de Minas Gerais. No entanto, diversas ações executadas pelos cidadãos e provenientes de algumas atividades econômicas estão comprometendo a sua preservação. Diante do exposto, este estudo buscou, como objetivo principal, investigar como as percepções provocadas nos cidadãos de Itanhandu por meio de um documentário estão relacionadas com a preservação da bacia hidrográfica do Alto Rio Verde. Para isso, realizou-se uma pesquisa do tipo aplicada que possibilitou a gravação, edição e disponibilização de um documentário na plataforma Youtube. Ao final, foram obtidos relatos de indivíduos que assistiram tal documentário por meio de entrevistas semiestruturadas e que evidenciaram que estes compreenderam a importância deste recurso hídrico, além de suas preocupações em relação às ações de degradação.

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Biografia do Autor

José Pinto de Souza Neto, Centro Universitário Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações – MG – Brasil.

Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Ou Bacharelado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Mestre em Sustentabilidade em Recursos Hídricos pelo Centro Universitário Vale do Rio Verde.

Letícia Rodrigues da Fonseca, Centro Universitário Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações – MG – Brasil.

Professora dos Programas de Mestrado Profissional: Sustentabilidade em Recursos Hídricos; Gestão, Planejamento e Ensino. Departamento de Pós-graduação da Universidade Vale do Rio Verde.

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Publicado

25/10/2024

Como Citar

SOUZA NETO, J. P. de; DA FONSECA, L. R. O USO DE DOCUMENTÁRIOS PARA A EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO EM ITANHANDU-MG. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024114, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18199. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18199. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos