PERCEPÇÕES E DEMANDAS DOS AGRICULTORES FAMILIARES (BRASIL E ESPANHA) EM RELAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.1.18225Palavras-chave:
Alterações Climáticas, Impactos, Políticas publicas, Educação Ambiental, Pequeno ProdutorResumo
O estudo pretende compreender a percepção e demandas de produtores rurais em relação às alterações climáticas, utilizando como base a fenomenologia hermenêutica, para contribuir com Políticas Públicas de proteção e Educação Ambiental voltadas para o agricultor familiar. As observações e entrevistas foram realizadas na região Oeste do Paraná (Brasil) e na região da Galícia (Espanha). Em geral, os participantes percebem diversas alterações climáticas nos últimos anos e atribuem a piora do clima a ações antrópicas. As demandas envolvem a escassez de recursos financeiros, dificuldade em terem acesso aos gestores e tomadores de decisões e a discrepância de tratamento entre os pequenos e grandes agricultores pela sociedade e poder público. Compreende-se a necessidade em criar ações educativas que incentivam o sujeito a refletir criticamente sobre modelos de produção e consumo e Políticas Públicas que contemplem o agricultor familiar como contemplam latifundiários, promovendo um desenvolvimento rural mais sustentável e menos vulnerável.
Downloads
Referências
ARTAXO, P. As três emergências que nossa sociedade enfrenta: saúde, biodiversidade e mudanças climáticas. Estudos Avançados, v. 34, p. 53-66, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.34100.005. Acesso em: 09 jun. 2023.
BACHELARD, G. A poética do espaço. Tradutor: Martins Fontes. São Paulo, Brasil, 242 f. 1993.
BAIARDI, A.; ALENCAR, C. M. M. de. Agricultura Familiar, seu Interesse Acadêmico, sua Lógica Constitutiva e sua Resiliência no Brasil. RESR, Piracicaba, SP, v. 52, Supl. 1, p. S045-S062, 2015.
BARBOSA, L. P. Povos do campo, memória e patrimônio biocultural na defesa dos territórios da América Latina. In: OLIVEIRA, G. M. da C.; VIEIRA, K. M. de Almeida (org.). Patrimônio, povos do campo e memórias: diálogos com a cultura, a arte e a educação. Edufersa, Mossoró, RN, p. 107-122, 2020.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo, SP: Edições 70, 2016.
BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento. Aviso nº 05/2019. 2019. Disponível em: https://www.bndes.gov.br/wps/wcm/connect/site/cb9ca44c-3a91-436e-9aa06c2744ea02fe/19avadig05+PRONAF+Investimento+4%2C6%25+Suspens%C3%A3o.pdf?MOD=AJPERES&CVID=mBujlld. Acesso em: 11 jun. 2023.
CAPORAL, F. R. (org.). Agroecologia: uma nova ciência para apoiar a transição a agricultura mais sustentáveis. In: CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A.; PAULUS, G. (org.). Agroecologia: uma ciência do campo da complexidade. 1 ed. Brasília, DF: Paulus, p. 9-64, 2009.
CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Política agrícola comum. 2023. Disponível em: https://www.consilium.europa.eu/pt/policies/cap-introduction/#:~:text=A%20reforma%20da%20PAC%2C%20aplic%C3%A1vel,explora%C3%A7%C3%B5es%20agr%C3%ADcolas%20de%20menor%20dimens%C3%A3o. Acesso em: 23 jun. 2023.
EICHENBERGER, J. C.; MOSER, A.; CAMPOS, M. T. Estratégias de educação ambiental no enfrentamento à emergência climática: Um estudo de caso com mulheres de uma comunidade rural. Educação, Sociedade & Culturas, n. 62, p. 1-23, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.24840/esc.vi62.475. Acesso em: 06 maio 2023.
GADAMER, H. G. Verdade e Método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
GONZÁLEZ GAUDIANO, E. J.; MEIRA CARTEA, P. Á. Educación para el cambio climático ¿Educar sobre el clima o para el cambio? Perfiles educativos, v. 42, n. 168, p. 157-174, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2020.168.59464. Acesso em: 06 jun. 2023.
GUBERT, F. P. P.; HANZEN, M.; RECALCATTI, J. F.; COLTRE, S. M. Empoderamento feminino na agricultura familiar. Revista Fitos. Rio de Janeiro, p. 23-30, 2020. Disponível em: 10.32712/2446-4775.2020.888. Acesso em: 05 maio 2023.
HEIDEGGER, M. Ser y Tiempo. Chile: Editorial Universitária, 1998.
HERNÁNDEZ, Á. S. La Política Agrícola Común de la Unión Europea. Revista de derecho agrario y alimentario, v. 31, n. 67, p. 159-173, 2015. ISSN 0213-2915.
HOFFMANN, A. F. A Percepção e o contexto no desenho de estratégias de adaptação à mudança climática no uso agrícola das terras. Dissertação (Mestrado em Agrossistemas) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 149 f. 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95379?show=full. Acesso em: 25 mai. 2023.
HOUSER, M.; STUART, D. An accelerating treadmill and an overlooked contradiction in industrial agriculture: climate change and nitrogen fertilizer. Journal of Agrarian Change, v. 20, n. 2, p. 215-237, 2020.
IDEARA INVESTIGACIÓN. La sociedad española ante el cambio climático. Percepción y comportamientos de la población. Con el apoyo de: Fundación Biodiversidad del Ministerio para la Transición Ecológica y el Reto Demográfico. Madrid, p. 97, 2021.
IPCC - PAINEL INTERGOVERNAMENTAL DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS. Global Warming of 1.5°C. MASSON-DELMOTTE, V. P.; ZHAI, H. O.; PÖRTNER, D.; ROBERTS, J.; SKEA, P. R.; SHUKLA, A.; PIRANI, W.; MOUFOUMA-OKIA, C.; PÉAN, R.; PIDCOCK, S.; CONNORS, J. B. R.; MATTHEWS, Y.; CHEN, X.; ZHOU, M. I.; GOMIS, E.; LONNOY, T.; MAYCOCK, M.; TIGNOR, A. T. WATERFIELD (ed.). Cambridge University Press, Cambridge, UK and New York, NY, USA, p. 3-24, 2018. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/books/global-warming-of-15c/summary-for-policymakers/31C38E590392F74C7341928B681FF668. Acesso em: .06 jun. 2023.
IPCC – INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE. AR6 Synthesis Report Climate Change 2023. Disponível em: https://www.ipcc.ch/report/ar6/syr/. Acesso em: 25 maio 2023.
KISSINGER, G.; HEROLD, M.; SY, V. de. Drivers of Deforestation and Forest Degradation: a Synthesis Report for REDD+ Policymakers. Lexeme Consulting, Vancouver Canada, 2012. Disponível em: https://www.forestcarbonpartnership.org/sites/fcp/files/DriversOfDeforestation.pdf_N_S.pdf. Acesso em: 26 maio 2023.
LITRE, G.; BURSZTYN, M. Percepções e adaptação aos riscos climáticos e socioeconômicos na pecuária familiar do Bioma Pampa. Ambiente & Sociedade, v. 18, p. 55-80, 2015.
MAPA – Ministério da Agricultura e Pecuária. Informações Técnicas. Brasil, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/insumos-agropecuarios/insumos-agricolas/agrotoxicos/informacoes-tecnicas. Acesso em: 12 junho 2023.
MARENGO, J. A.; GALDOS, M. V.; CHALLINOR, A.; CUNHA, A. P.; MARIN, F. R.; VIANNA, M. dos S.; ALVALA, R. C. S.; ALVES, L. M.; MORAES, O. L.; BENDER, F. Drought in Northeast Brazil: a review of agricultural and policy adaptation options for food security. Climate Resilience and Sustainability, v. 1, n. 1, p. e17, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1002/cli2.17. Acesso em: 06 jun. 2023.
MARQUES, L. O Antropoceno como aceleração do aquecimento global. Liinc em Revista, v. 18, n. 1, p. e5968-e5968, Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.18617/liinc.v18i1.5968. Acesso em: 06 jun. 2023.
MINAYO, M. C. S. (org.) Pesquisa social: teoria, métodos e criatividade. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
MIRANDA, E. L.; FIÚZA, A. L. de C.; FERNÁNDEZ, M. D. S. Resistir ou adaptar-se? Os agricultores da Galícia/Espanha diante da política agrícola comum no pós-1992. Revista Brasileira de Sociologia, v. 9, n. 22, p. 169-195, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.20336/rbs.662. Acesso em: 26 maio 2023.
MONTEIRO, A. L. G.; FARO, A. M. C. D. F.; PERES, M. T. P.; BATISTA, R.; POLI, C. H. E. C.; VILLALBA, J. J. The role of small ruminants on global climate change. Acta Scientiarum. Animal Sciences, v. 40, n. 1, p. e43124, 2018.
OCHA – Office for the Coordination of Humanitarian Affairs. Paraguay - sequía 2020: análisis de situación preliminar. Nova York: ONU/OCHA, 2020.
POLLNOW, G. E.; CALDAS, N. V.; ANJOS, F. S. Sucessão geracional e instalação de jovens na agricultura: a percepção de organizações sindicais da Espanha. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 61, n. 4, 2023. Disponível em: https://doi. org/10.1590/1806-9479.2022.263213. Acesso em: 23 maio 2023.
SANTOS, M. O espaço do cidadão. 7. ed. São Paulo: EdUSP, 2007.
SCHNEIDER, S. A diversidade da agricultura familiar. Brasil: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, p. 300, 2009.
TUAN, Y. Topofilia: um estudo da percepção. Atitudes e valores do meio ambiente. Tradutor: Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel Difusão Editorial S.A, 288 f. 1980.
TUAN, Y. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. Tradutor: Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 250 f. 1983.
VAN DER PLOEG, J. D. Sete teses sobre a agricultura camponesa. In: PETERSEN, P. (org.). Agricultura familiar camponesa na construção do futuro. Rio de Janeiro: AS-PTA, 2009. 168 f. 2009.
VASCONCELLOS, C. dos S. Metodologia dialética em sala de aula. Revista de Educação AEC. Brasília, v. 21, n. 83, p. 28-55, 1992.
WANDERLEY, M. de N. B. A valorização da agricultura familiar e a reivindicação da ruralidade no Brasil. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 2, 2000. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v2i0.22105. Acesso em: 03 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Aline Costa Gonzalez, Vilmar Alves Pereira, Irene Carniatto de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.