POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E IMPACTOS DOS PARQUES EÓLICOS: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA NOS MUNICÍPIOS POTIGUARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.1.18238

Palavras-chave:

Educação ambiental, Princípio da totalidade, Parques eólicos.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a atuação em educação ambiental promovida pelos parques eólicos nos municípios potiguares sob a perspectiva do princípio da totalidade e da educação não formal. Para tanto, foi realizado uma revisão sistemática de trabalhos de dissertações e teses que trataram sobre este tema e usaram a técnica de estudo de caso ou de análise comparativa. Nos resultados, constatou-se uma uniformidade dos autores de que, em regra, os empreendimentos eólicos não mantêm, de forma efetiva, programas de educação ambiental, principalmente, após a instalação dos parques, como determina o ordenamento jurídico para o licenciamento ambiental, com a concretização de impactos negativos significativos nos contextos social, econômico e cultural das populações tradicionais.

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Biografia do Autor

Aline Virgínia Medeiros Nelson, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora adjunta do Departamento de Ciências Administrativas e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Hironobu Sano, Universidade Federal do Rio Graande do Norte

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal – Rio Grande do Norte (RN) – Brasil. Pós- doutor pela London School of Economics and Political Science – LSE. Doutor em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas. Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGP) e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA).

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Publicado

07/06/2024

Como Citar

MEDEIROS NELSON, A. V.; SANO, H. POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E IMPACTOS DOS PARQUES EÓLICOS: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA NOS MUNICÍPIOS POTIGUARES. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.1, p. e024057, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.1.18238. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18238. Acesso em: 30 jun. 2024.