POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E IMPACTOS DOS PARQUES EÓLICOS: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA NOS MUNICÍPIOS POTIGUARES
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.1.18238Palavras-chave:
Educação ambiental, Princípio da totalidade, Parques eólicos.Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar a atuação em educação ambiental promovida pelos parques eólicos nos municípios potiguares sob a perspectiva do princípio da totalidade e da educação não formal. Para tanto, foi realizado uma revisão sistemática de trabalhos de dissertações e teses que trataram sobre este tema e usaram a técnica de estudo de caso ou de análise comparativa. Nos resultados, constatou-se uma uniformidade dos autores de que, em regra, os empreendimentos eólicos não mantêm, de forma efetiva, programas de educação ambiental, principalmente, após a instalação dos parques, como determina o ordenamento jurídico para o licenciamento ambiental, com a concretização de impactos negativos significativos nos contextos social, econômico e cultural das populações tradicionais.
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