Produção acadêmica sobre a questão da reinserção social pela educação em estabelecimentos totais (2018 - 2022)
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18244Palavras-chave:
Revisão, Reinserção social, Educação, Dignidade humana, Estabelecimentos totaisResumo
Este artigo decorre de uma Revisão Sistemática de Literatura – RSL, com o objetivo de analisar a questão da reinserção social pela educação em estabelecimentos totais abordada pela produção acadêmica, representada pelas dissertações e teses, nas quais os termos de busca encontraram ressonância. A RSL baseou-se em buscas na Biblioteca Digital de Teses e dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICIT), por representar um repositório estável quanto à qualidade das informações. O recorte temporal abrangeu a produção acadêmica nos últimos cinco (05) anos, ou seja, de 2018 a 2022. Essa metodologia de estudo bibliográfico aprimora o olhar do pesquisador para modos diferentes de trabalhar com informações e documentos, permitindo certo distanciamento da temática e das intenções da pesquisa mais amplas, aguçando a percepção diante de estudos que apresentam similaridades e permitem reconhecer se a proposição da sua pesquisa já foi discutida e abordada por outro pesquisador.
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