ABORDAGEM ANALÍTICA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A CRISE CLIMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.1.18247

Palavras-chave:

Conhecimento científico, Mudanças climáticas, Políticas educacionais ambientais e climáticas

Resumo

Este artigo apresenta uma abordagem analítica sobre a Educação Ambiental (EA) e a crise climática (CC). A pesquisa utilizou diversas fontes de literatura, como artigos, dissertações, teses e livros, além de considerar o estado atual do conhecimento na área, visando ampliar o conhecimento existente. O estudo discute a importância dessa crise no currículo escolar e destaca a EA como um instrumento essencial para mitigar os impactos ambientais. O artigo aborda, também, os desafios enfrentados pela EA ao tentar incorporar a crise climática no currículo escolar, bem como maneiras de promover a conscientização sobre esta crise em espaços educacionais informais. Conclui-se que a abordagem analítica é fundamental para compreender a relação entre a EA e a CC. Além disso, a inclusão dela no currículo escolar é considerada essencial para formar cidadãos conscientes e responsáveis, capazes de agir em prol do meio ambiente e da sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Pereira Júnior, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Licenciado Pleno em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará

Especialista em Planejamento e Gerenciamento de Águas pela Universidade Federal do Amazonas

Especialista em Gestão Hídrica e Ambiental pela Universidade Federal do Pará

Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará

Doutorando em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado do Pará

Gundisalvo Piratoba Morales, Universidade do Estado do Pará

Licenciatura em Química; Mestrado e Doutorado em Geoquímica com ênfase em Geoquímica Ambiental.

 

Norma Ely Santos Beltrão, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Desenvolvimento Sustentável

 

Altem Nascimento Pontes, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Física, com ênfase em Ciências.

 

Edmir dos Santos Jesus, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Ciência do Clima, Pós Doutor em Ciências Ambientais.

Sayda Suely Santos Antonio Rosa, Universidade do Estado do Pará

Pedagoga, mestranda em Ciências Ambientais.

 

Cléa Nazaré Carneiro Bichara, Universidade do Estado do Pará

Bacharelado em medicina, Mestrado e Doutorado em Biologia de Agentes Infecciosos.

 

Referências

ABBATE, E. Promuove l’innovazione nell’educazione STEM utilizzando i giochi como catalizzatore. IUL RESEARCH, Firenze, v. 1, n. 2, 2020. Disponível em: https://iulresearch.iuline.it/index.php/IUL-RES/article/view/73. Acesso em: 17 jun. 2023.

ALLAN, R.; HEATHCOTE, R. L. 1982-83. In: GLANTZ, M.; KATZ, R.; KRENZ, M (ed.). Impact. Climate crisis. Colorado, USA: National Center for Atmosphere Research, 1987.

ALVES, R. E. A relação entre agricultura, degradação do solo e tempestades de areia. Revista Ayika, Salvador, v. 01, n. 1, p. 50-66, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ayika/article/view/13407#:~:text=A%20an%C3%A1lise%20mostra%20que%20as,prevenir%20as%20tempestades%20de%20areia. Acesso em: 05 jun. 2023.

ARDOIN, N. M.; BOWERS, A. W.; ROTH, N. W.; HOLTHUIS, N. Environmental education and K-12 student outcomes: a review and analysis of research. The Journal of Environmental Education, London, v. 49, n. 1, p. 1-17, 2018. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00958964.2017.1366155. Acesso em: 10 jun. 2023.

BANISTER, D. The climate crisis and transport, Transport Reviews, London, v. 39, n.º 5, p.565-568, 2019. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/01441647.2019.1637113. Acesso em: 07 jun. 2023.

BECKER, L. G.; MARCOMIN, F, E. Educação Ambiental e a crise climática em tempos de pandemia. Scielo, Vila Clementino, 2021. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/3053/version/3224. Acesso em: 14 jun. 2023.

BLANCK, D. M. P. O contexto das mudanças climáticas e as suas vítimas. Mercator, Fortaleza, v. 14, n. 2, p. 157-172, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mercator/a/SgzwvyFQvzynyM8ZhdtRzjr/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 jun. 2023.

BOUGLEAUX, E. incertezza e cambiamento climatico nell’era dell’Antropocene. EtnoAntropologia, Matera, v. 5, n. 1, 2017. Disponível em: https://rivisteclueb.it/index.php/etnoantropologia/article/view/237. Acesso em: 17 jun. 2023.

BRASIL. Projeto BRA/00/011. Uma proposta de política pública: parâmetros e diretrizes para a Educação Ambiental no contexto das Mudanças Climáticas causadas pela ação humana. 2010. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/inventario-gee-sp/wp-content/uploads/sites/34/2014/04/tamaio_umaproposta.pdf. Acesso em: 06 jun. 2023.

BRASIL. Decreto n. 9082, de 26 de junho de 2017. Institui o Fórum Brasileiro de Mudança Climática. Brasília, DF, Diário Oficial da União, ano 196, p. 5, jun. 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9082.htm. Acesso em: 06 jun. 2023.

CARVALHO, D. W.; BARBOSA, K. S. Litigância climática como estratégia jurisdicional ao aquecimento global antropogênico e mudanças climáticas. Revista de Direto Internacional, Brasília, DF, v. 16, n. 2, p. 5-23, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/journal/Revista-de-Direito-Internacional-2237-1036. Acesso em: 10 jun. 2023.

CHO, B. Climate Education in the U. S.: where is stands, and why in matters. 2023. Columbia Climate School. Climate, Earth and Society. 2023. Disponível em: https://news.climate.columbia.edu/2023/02/09/climate-education-in-the-u-s-where-it-stands-and-why-it-matters/. Acesso em: 25 maio 2023.

DE LUCA, A. G.; LACERDA, L. L.; MONTES, R. Recursos didáticos inclusivos para o ensino de química/ciências e as tramas nas produções acadêmicas: uma revisão de literatura. ACTIO, Curitiba, v. 7, n. 3, p. 1-223, 2022. Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/actio/article/view/15388. Acesso em: 29 jun. 2023.

DUNLOP, L.; ATKINSON, L.; STUBBS, J. E.; VAN DIEPEN, M. T. The role os schools and teachers in nurturing and responding to climate crisis vision. Children’s Geographies, London, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/14733285.2020.1828827. Acesso em: 10 jun. 2023.

EVERTH, T. BRIGHT, R. Climate changes and the assemblages of school leaderships. Australian Journal of Environmental Education, Cambridge, n. 39, p. 17-36, 2023. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/australian-journal-of-environmental-education/article/climate-change-and-the-assemblages-of-school-leaderships/03B130C5C2A70887D0612BDF50F266D9. Acesso em: 10 jun. 2023.

FASOLYA, O. The system of environmental education in the USA. Comparative Professional Pedagogy, Ukraine, v. 6, n. 3, p. 85-90, 2016. Disponível em: http://archive.sciendo.com/RPP/rpp.2016.6.issue-3/rpp-2016-0039/rpp-2016-0039.pdf. Acesso em: 04 jun. 2023.

FONSECA, R. G.; BERNARDES, M. B. J. Formação e ação: reflexões sobre a educação ambiental no curso de graduação em geografia na Universidade de Coimbra – Portugal Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 10, n. 4, p. 40-57, 2015. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2091. Acesso em: 30 jun. 2023.

FOX, R.; THOMAS, G. Is climate change the “elephant in the room” for outdoor environmental education? Journal of Outdoor and Environmental Education, Bethesda, Maryland, p. 1-21, 2022. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9734888/. Acesso em: 13 jun. 2023.

FREDERICKS, R. Climate legacy: a newish concept for the climate crisis. Environmental Ethics, Charlottesville, Virginia, v. 44, n.º 1, p. 25.46, 2022. Disponível em: https://web.s.ebscohost.com/abstract?direct=true&profile=ehost&scope=site&authtype=crawler&jrnl=01634275&AN=157849972&h=dVizHD2RnQKsUjtziI%2boNhfxOaRKerxeGt1S0VS9dFEXS7DUVYBo0y%2fRNP6gTAe14d3QPmQ3n8HdTN9bcwCD%2bQ%3d%3d&crl=c&resultNs=AdminWebAuth&resultLocal=ErrCrlNotAuth&crlhashurl=login.aspx%3fdirect%3dtrue%26profile%3dehost%26scope%3dsite%26authtype%3dcrawler%26jrnl%3d01634275%26AN%3d157849972. Acesso em: 22 jun. 2023.

GOMES, A. S. Crise climática e reconfiguração do romance contemporâneo em The Ministry for the future, de Kim Stanley Robinson. Matraga, Rio de Janeiro, v. 29, n. 55, p. 130-142, 2022. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/article/view/61116. Acesso em: 13 jun. 2023.

GOUGH, A.; GOUGH, N. After the post: thinking with theory in environmental education research. Australian Journal of Environmental Education, Cambridge, n. 38, p. 388-396, 2022. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/australian-journal-of-environmental-education/article/after-the-posts-thinking-with-theory-in-environmental-education-research/FDDE7BB08F0825BBEE3DC398E86CFD97. Acesso em: 09 jun. 2023.

GÜNEY, I.; ÇELIK, M.; RIJSDJK, K. F.; ÇELIK, E. Two concepts one issue: a bibliometric analysis of climate change and climate crisis concepts. The Research Square, Durham, NC, v. 1, n. 3, 2023. Disponível em: https://www.researchsquare.com/article/rs-2454036/v1. Acesso em: 22 jun. 2023.

GUTERRES, A. The climate crisis – a race we can win. 2019. Disponível em: https://www.un.org/en/un75/climate-crisis-race-we-can-win. Acesso em: 08 jun. 2023.

HUGUENIN, L.; SILVA, K. P.; MEIRELLES, R. M. S. Não olhe para o clima: negacionismo climático e o papel da educação ambiental crítica. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE CIENCIAS, DA SAÚDE E DO AMBIENTE.5, 2022. Anais[...]. São Gonçalo: 2022, p. 109-119.

JANNAH, M.; HALIM, L.; MEERAH, T. S. M.; FAIRUZ, M. Impact of environmental education kit on student’s environmental literacy. Asian Social Science, Toronto, v. 9, n. 12, 2013. Disponível em: https://ccsenet.org/journal/index.php/ass/issue/view/898. Acesso em: 10 jun. 2023.

JUNGES, A. L.; MASSONI, N. T. O consenso científico sobre aquecimento global antropogênico: considerações históricas e epistemológicas e reflexões para o ensino desta temática. Revista Brasileira de Pesquisa e Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 18, n. 2, p. 455-491, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec. Acesso em: 30 jun. 2023.

KARIM, N.; OTHMAN, H.; AINI, Z.; ROSLI, I, I.; WAHAB, M. I. A; AL KANTA, A. M.; OMAR, S.; SHAMI, M. Climate change and Environmental Education: stance from science teachers. Sustainability, Basilea, Suíça, n. 14, 2022. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/14/24/16618. Acesso em: 13 jun. 2023.

KATAOKA, A. M.; MOSER, A. S. O Kahoot como um instrumento de intervenção pedagógica na educação ambiental: a crise climática em foco. In: CONGRESSO NACIONA DE EDUCAÇÃO. 15., 2021. Anais [...]. Curitiba: PUCPR, 2021, p. 14.

KIERS, A. H.; DE LA PEÑA, D.; NPAWAN, N. C. Future directions - engaged scholarship and the climate crisis. Land, Basiléia, Suíca, n. 9, p. 304. 2020. Disponível em: https://www.mdpi.com/2073-445X/9/9/304. Acesso em: 10 jun. 2023.

KOHLS-SANTOS, P.; MOROSINI, M. C. O revisitar da metodologia do estado do conhecimento para além de uma revisão bibliográfica. Revista Panorâmica, Araguaia, MT, v. 33, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1318. Acesso em: 29 jun. 2023.

LAMBRI, A. L’importanza dell’a Educazione Ambientale nella scuola dell’infanzia. Orientador: Simone Aurora, 2022. 104 f. Dissertação (Mestrado em Culturas Globais, Educação e Sociedade) – Universitá Degli Studi di Padova, Padova, 2022.

LAYRARGUES, P. P. Pandemia, colapso climático, antiecologismo: educação ambiental entre as emergências de um ecocídio apocalíptico. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 15, n. 4, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10861. Acesso em: 10 jun. 2023.

LEAL, B. M.; NUNES, R. O.; RONQUIM, L. Educação ambiental e estratégias para preservação: um estudo em uma escola do município de Ariquemes (RO). Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 28-42, 2023. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14286. Acesso em: 20 jun. 2023.

LIMA, G. F. C. Educação ambiental e mudanças climáticas: convivendo em contextos de incerteza e complexidade. Ambiente & Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 91-112, 2013. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/2623. Acesso em: 10 jun. 2023.

LIMA, G. F. C. A crise climática, a onda conservadora e a educação ambiental: desafios e alternativas aos novos contextos. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Porto Alegre, p. 45-54, 2017. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7141. Acesso em: 10 jun. 2023.

MALLIGREAU, J. P. The 1982-83 Drought in Indonesia. In: GLANTZ, M.; KATZ, R.; KRENZ, M (Eds.). Impact. Climate crisis. Colorado, USA: National Center for Atmosphere Research, 1987.

MANGIA, C.; LELPO, P.; CESARI, R.; FACCHINI, Crisi climatica e inquinamento atmosferico. Ithaca: Viaggio nella Scienza, Lecce, Italia, n. 20. 2020. Disponivel em: http://siba-ese.unisalento.it/index.php/ithaca/article/view/21966/18543. Acesso em: 22 jun. 2023.

MIRANDA, S. B. A.; SILVA JÚNIOR, R. O.; COSTA, C. E. A. S.; DIAS, G. F. M.; SANTOS, J. M. F.; BITTENCOURT, V. J. C. O uso de cartilha como instrumento de educação ambiental para a bacia hidrográfica do rio Itacaiunas. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 260-285, 2023. Disponivel em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14708. Acesso em: 10 jun. 2023.

MOROSINI; M. C.; FERNANDES C. M. B. Estado do Conhecimento; conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 154-164, 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/porescrito/article/view/18875. Acesso em: 17 jun. 2023.

MORAIS, M. M.; PEREIRA, P. A.; DURÃO, A. Panorama da Educação Ambiental em Portugal. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Porto Alegre, v. 32, n. 2, p. 397-411, 2015. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5553. Acesso em: 22 jun. 2023.

OLIVEIRA, D. R. M. Educação Ambiental: uma contribuição para análise da crise ambiental. Revista Pleiade, v. 17, n. 38, 2023. Disponível em: https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/903. Acesso em: 30 jun. 2023.

OZOSCO, J. T. M. Concepción de la educación ambiental ente la crisis ecológica. Revista Gestión y Desarrollo Libre, Cúcuta, v. 4, n. 7, p. 97-111, 2019. Disponível em: https://revistas.unilibre.edu.co/index.php/gestion_libre/article/view/8134/9514. Acesso em: 20 jun. 2023.

PAZ, A. B.; BISPO, M. C. Experiências de sustentabilidade na escola pública: o programa nacional escolas sustentáveis no Tocantins. Revista Sapiência, Iporá, GO, v. 9, n. 2, p. 190-203, 2020. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/sapiencia/article/view/10111. Acesso em: 10 jun. 2023.

PEDROSA, R. F. C. B.; TAMAIO, I. A educação ambiental frente ao desafio da crise climática, na visão de um material pedagógico da Unesco: reprodutivista ou transformadora. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 17, n. 6, p. 277-246, 2022. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14325. Acesso em: 26 jun. 2023.

PEREIRA, A. S.; SHITSUKA, D. M.; PARREIRA, F. K.; SHITISUKA, R. Metodologia da pesquisa científica. Santa Maria, RS: UAB/INTE/UFSM, 2018.

PICCOLI, A. S.; KLIGERMAN, D. C.; COJEN, S. C.; ASSUMPÇÃO, R. F. A educação ambiental como estratégia de mobilização social para o enfrentamento da escassez de água. Ciência & Saúde Coletiva, Manguinhos, RJ, v. 21, n. 3, p. 797-808, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/i/2016.v21n3/. Acesso em: 01 jul. 2023.

PINSKY, V. Crise climática: relatórios, impactos e ações. Fia Business Scholl. 2019. Disponível em: https://fia.com.br/blog/crise-climatica/#:~:text=precisa%20ser%20diminu%C3%ADdo-,O%20que%20%C3%A9%20a%20crise%20clim%C3%A1tica%3F,da%20terra%20em%20n%C3%ADveis%20habit%C3%A1veis. Acesso em: 09 jun.2023.

POULIOT, C.; ARSENEAU, I.; GROLEAU, A. Climate Crisis, science, and education. BioScience, Oxford, London, v. 70, n. 6, p. 445-446, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1093/biosci/biaa031. Acesso em: 27 jun. 2023.

PROCHNOW, T. R.; SILVEIRA, C. M. V. Educação Ambiental: prática e percepções de estudantes da 8ª série do ensino fundamental acerca dos problemas ambientais locais. Contexto & Educação, Ijuí, RS, n. 103, 2017. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/6844. Acesso em 30 jun. 2023.

QUENDOZ, N. Sostenibilità ambientale e “generazione z”: limite e prospettive dell’educazione ambientale in Valle d’Aosta, Aosta, 2021. Tesi de Laurea (Corso di Laurea in Lingue e il Turismo) – Universitá Della Valle D’Aosta, Aosta, 2021.

RAMOS, R.; RODRIGUES, M. J.; CRAMÊS, L.; ALUAI, N. Promoção da literacia climática – contributos da educação ambiental. 2023. Eduser. Bragança-Portugal. Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/26520/1/document-18.pdf. Acesso em: 15 jun. 2023.

REID, A. Climate change education and research: possibilities and potentials versus problems and perils? Environmental Education Research, London, v. 25, n. 6, p.767-790, 2019. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1229596. Acesso em: 27 maio 2023.

RUVOLO, C. C. Se un’afosa notte d’inverno un narratore: storie per costruire una cittadinanza scientifica nei percorsi didattici sulla crisi climatica. 2020. Tese (Mestrado em Comunicação de Ciência “Franco Prattico”) – Scuola Internazionale Superiori di Studi Avanzati – Trieste, Italia, 2020. Disponível em: https://www.sissa.it/. Acesso em: 21 jun. 2023.

SANTOS, T. M. M.; OLIVEIRA, J. L. S.; SILVA, E. Vulnerabilidade hídrica no nordeste brasileiro: entre a urbanização e a educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 184-199, 2018. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8206/5557. Acesso em: 30 jun. 2023.

SCHMIDT, J. Cripping environmental education: rethinking disability, nature, and interdependent futures. Australian Journal of Environmental Education, Cambridge, p. 1-18, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1017/aee.2022.26. Acesso em: 09 jul. 2023.

SILVA, E. L.; MARINHO, A. C. S. M.; GOMES, P. B. N.; SANTOS NETO, T. F. S.; MOURÃO, E. C. A.; PEREIRA, P. S.; PONTES, A. N. Educação ambiental na região de Carajás: trajetória impactos dos Centro de Educação Ambiental de Parauapebas – CEAP. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 18. n. 4, p. 461-497, 2023. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14517. Acesso em: 01 jul. 2023.

SILVA, R. L. F. A educação ambiental frente as mudanças climáticas globais – contribuições da análise crítica da mídia. In: Reunião Nacional da ANPEd. 36. 2013. Goiás. Disponível em: https://www.anped.org.br/biblioteca/item/educacao-ambiental-frente-mudancas-climaticas-globais-contribuicoes-da-analise. Acesso em 06 jun. 2023.

SILVA, R. A.; TORRES, M. B. R. Sustentabilidade e educação ambiental na agricultura familiar: o caso de uma cooperativa no semiárido potiguar. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba, v. 55, p. 3003-313, 2020. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/made/article/view/73169. Acesso em: 02 jul. 2023.

SOUZA, D. F.; ANDRADE, F. M. R. Diálogos entre educação ambiental e a aprendizagem baseada em problemas: uma proposta de intervenção sobre o uso d’água com estudantes do ensino fundamental. Ambiente & Educação, Porto Alegre, v. 27, n. 2, 2022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/13459. Acesso em: 22 jun. 2023.

STERN, M. J.; POWELL, R. B.; HILL, D. Environmental education program evaluation in the new millennium: what do we measure and what have we learned? Environmental Education Research, London, v. 20, n. 5, p. 581-611, 2014. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13504622.2013.838749. Acesso em 03 jun. 2023.

TALUKDER, M. H. Companionship with nature in Asian Traditions: a resource for environmental education. An International Review of the Humanities and Social Science, Lassi, Romênia, v. 5, n. 2, p. 124-139, 2014. Disponível em: https://www.agathos-international-review.com/issue5_2/15.Articol%20-%20MD.%20MUNIR%20HOSSAIN%20TALUKDER.pdf. Acesso em: 30 jun, 2023.

TAMAIO, I.; CHAGAS, G. C. A educação ambiental no contexto da escassez hídrica: o racionamento no Distrito Federal entre 2017 de 2018. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 409-427, 2021. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/11576. Acesso em: 10 jun. 2023.

VAN KESSEL, C. Teaching the Climate Crisis: existential considerations. 2020. Journal of Curriculum Studies Research, London. Disponível em: https://curriculumstudies.org/index.php/CS/article/view/27. Acesso em: 07 jun. 2023.

VASCONCELOS, E. D. Paulo Freire: a pedagogia humanista versus pedagogia do oprimido. 2015. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-cultura/5432359. Acesso em: 06 jul. 2023.

VELASCO-MARTINEZ, L. C.; MARTIN-JAIME, J, J.; ESTRADA-VIDAL, L. I.; TÓJAR-HURTADO, J. C. Environmental education to change the consumption model and curb climate change. Sustainability, Cambridge, n. 12, 2020. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/12/18/7475. Acesso em: 13 jun. 2023.

WATANABE, R. Implementation of Education for Sustainable Development (EDS) in Japan. A qualitative case study of formal education in Kesennuma City. 2015. Master Thesis (International and Comparative Education) – Institute of International Education. Disponível em: https://www.academia.edu/29388213/Implementation_of_Education_for_Sustainable_Development_ESD_in_Japan_A_qualitative_case_study_of_formal_education_in_Kesennuma_City. Acesso em: 13 jun. 2023.

WILLMS, E. E.; NOGUEIRA, I. S. S. Educação Ambiental e incêndios no Pantanal em 2020:” foi um choque de pôr juízo em doido”. Revista Ambiente & Educação, Porto Alegre, v. 27, n. 2, 2022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/14850. Acesso em: 10 jun. 2023.

WITTE, J. Higher education, science, and climate crisis. In: MARGISSON, S.; CANTWELL, B .; PLATONOVA, D .; SMOLENTSEVA, A. (ed.). Assessing the contributions of higher education. Knowledge for a discovered world. Massachusetts: Edward Elgar Publishing, Inc. 2023. p. 89-110.

Publicado

07/06/2024

Como Citar

JÚNIOR, A. P.; MORALES, G. P.; BELTRÃO, N. E. S.; PONTES, A. N.; JESUS, E. dos S.; ROSA, S. S. S. A.; BICHARA, C. N. C. ABORDAGEM ANALÍTICA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A CRISE CLIMÁTICA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.1, p. e024055, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.1.18247. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18247. Acesso em: 21 nov. 2024.