Simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem no atendimento inicial à vítima de trauma
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18267Palavras-chave:
Primeiros Socorristas, Preparação para Situações de Emergência, Treino AcadêmicoResumo
Este artigo avaliou a simulação realística como estratégia de ensino ao atendimento inicial à vítima de trauma, aplicada para estudantes de graduação em enfermagem. Trata-se de estudo quase experimental, analítico, com abordagem quantitativa. Participaram 45 estudantes. A coleta de dados ocorreu em três momentos: pré-teste, intervenção educativa e pós-teste. Foram realizadas análises descritivas e análises inferenciais mediante aplicação dos testes estatísticos de Bowker, com significância através do p-value <0,05. A média no pré-teste foi de 6,4 pontos e, após a intervenção, aumentou para 8,3 pontos no pós-teste. No geral, as notas variaram de 2 a 9 pontos antes da intervenção e de 5 a 10 pontos após a intervenção com a simulação. Os resultados apontaram que a aprendizagem cognitiva aumentou significativamente após a realização da simulação realística. Destaca-se a importância do uso dessa estratégia pedagógica nas instituições de ensino de enfermagem, visando a capacitação dos futuros profissionais.
Downloads
Referências
ALVES M. G.; CARVALHO M. T. M.; NASCIMENTO J. S. G.; OLIVEIRA, J. L. G.; CYRILLO, R. M. Z.; BRAGA, F. T. M. M.; FONSECA, L. M. M.; DALRI, M. C. B. Construção e validação de Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE) sobre ressuscitação cardiopulmonar. Reme: Revista Mineira de Enfermagem, [S. l], v. 23, e-1257, 2019. DOI: 10.5935/1415-2762.20190105. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1048393. Acesso em: 12 mar. 2022.
AMERICAN COLLEGE OF SURGEONS. ATLS. Advanced Trauma Life Support. 10. ed. Chicago: Committe on Trauma, 2018.
BARBOSA, G. S.; BIAS, C. G. S.; AGOSTINHO, L. S.; OBERG, L. M. C. Q.; LOPES, R. O. P.; SOUSA, R. M. C. Eficácia da simulação na autoconfiança de estudantes de enfermagem para ressuscitação cardiopulmonar extra-hospitalar: um estudo quase experimental. Scientia Medica, [S. l], v. 29, n. 1, e32694, 2019. DOI: 10.15448/1980-6108.2019.1.32694. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/32694/17918. Acesso em: 17 jul. 2020.
BORTOLATO-MAJOR, C.; MANTOVANI, M. F.; FELIZ, J. V. C.; BOOSTEL, R.; MATTEI, A. T.; ARTHUR, J. P.; SOUZA, R. M. Autoconfiança e satisfação dos estudantes de Enfermagem em simulação de emergência. Reme: Revista Mineira de Enfermagem, [S. l], v. 24, e-1336, 2020. DOI: 10.5935/1415.2762.20200073. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1135986. Acesso em: 12 mar. 2022.
CANEVER, B. P; COSTA, D. G.; MAGALHÃES, A. L. P.; GONÇALVES, N.; BELLAGUARDA, M. L. R.; PRADO, M. L. Treinamento de habilidades por simulação no desenvolvimento de competências de estudantes de Enfermagem. Reme: Revista Mineira de Enfermagem, [S. l], v. 26, 2022. DOI: 10.35699/2316-9389.2022.38545. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/38545. Acesso em: 7 jan. 2023.
CARBOGIM, F. C.; BARBOSA, A. C. S.; OLIVIERA, L. B.; DIAZ, F. B. B. S.; TOLEDO, L. V.; ALVES, K. R.; FRIEDRICH, D. B. C.; LUIZ, F. S.; PÜSCHEL, V. A. A. Educational intervention to improve critical thinking for undergraduate nursing students: A randomized clinical trial. Nurse Education in Practice, [S. l], v. 33, n. 1, p. 121-126, 2018. DOI: 10.1016/j.nepr.2018.10.001. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S147159531730536X?via%3Dihub. Acesso em: 12 mar. 2021.
COSTA, C. R. B.; MELO, E. S.; REIS, R. K. Simulação no ensino de emergência para estudantes de enfermagem. Revista Cuidarte, [S. l], v. 11, n. 2, e853, 2020. DOI: 10.15649/cuidarte.853. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1118337. Acesso em: 12 mar. 2021.
COUTINHO, V. R. D. Simulação realística em contexto de Enfermagem. Revista Enfermagem Contemporânea, [S. l], v. 11, p. e4217, 2022. DOI: 10.17267/2317-3378rec.2022.e4217. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/4217. Acesso em: 13 jul. 2023.
FONSECA, L. M. M.; AREDES, N. D. A.; FERNANDES, A. M.; BATALHA, L. M. C.; APÓSTOLO, J. M. A.; MARTINS, J. C. A.; RODRIGUES, M. A. Computer and laboratory simulation in the teaching of neonatal nursing: innovation and impact on learning. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 24, e2808, 2016. DOI: 10.1590/1518-8345.1005.2808. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/qj9qKGwg38RDgG9Wqmfhqrg/?lang=pt. Acesso em: 12 mar. 2021.
KOSE, S.; AKIN, S.; MENDI, O; GOKTAS, S. The effectiveness of basic life support training on nursing students’ knowledge and basic life support practices: a non-randomized quasi-experimental study. African health sciences, [S. l], v. 19, n. 2, 2252–2262, 2019. DOI: 10.4314/ahs.v19i2.51. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31656511/. Acesso em: 12 mar. 2021.
LEITE, K. N. S.; NASCIMENTO, A. K. F.; SOUZA, T. A.; SOUSA, M. N. A. Utilização da metodologia ativa no ensino superior da saúde: revisão integrativa. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l], v. 25, n. 2, p, 133-144, 2021. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1252377. Acesso em: 12 mar. 2021.
LUCHTEMBERG, M. N.; PIRES, D. E. P. O que pensam os enfermeiros do SAMU sobre o seu processo de trabalho. Cogitare enfermagem, [S. l], v. 20, n. 3, p. 457-466, 2015. DOI: 10.5380/ce.v20i3.40964. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/40964. Acesso em: 12 mar. 2021.
MEAKIM, C.; BOESE, T.; DECKER, S.; FRANKLIN, A. E.; GLOE, D.; LIOCE, L.; SANDO, C. R.; BORUM, J. C. Standards of best practice: simulation standard i: terminology. Clinical Simulation in Nursing, [S. l], v. 9, 6S, S3-S11, 2013. DOI: 10.1016/j.ecns.2013.04.001. Disponível em: https://www.nursingsimulation.org/article/S1876-1399%2813%2900071-6/fulltext. Acesso em: 12 mar. 2021.
MORAIS SOARES, F. M.; MAGALHÃES, D. S.; CÂNDIDO DUARTE, M. P.; DOS SANTOS ALMEIDA, R. G.; NEGRI SANTOS, E. C.; DE MIRANDA, F. A. N. Parada cardiorrespiratória e cerebral: construção e validação de cenário simulado para enfermagem. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, [S. l], v. 12, 2022. DOI: 10.19175/recom.v12i0.4617. Disponível em: http://periodicos.ufsj.edu.br/recom/article/view/4617. Acesso em: 2 jan. 2023.
NATIONAL ASSOCIATION OF EMERGENCY MEDICAL TECHNICIANS. PHTLS: Atendimento Pré-hospitar ao Traumatizado. 9. ed. São Paulo: Artmed, 2020.
OERMANN, M. H.; KRUSMARK, M. A.; KARDONG-EDGREN, S.; JASTRZEMBSKI, T. S.; GLUCK, K. A. Training interval in cardiopulmonary resuscitation. PloS one, [S. l], v. 15, n. 1, e0226786, 2020. DOI: 10.1371/journal.pone.0226786. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6964847/. Acesso em: 12 mar. 2021.
PASQUALI, L. Psicometria. Revista da Escola de Enfermagem da USP, [S. l], v. 43, Esp, p. 992-999, 2009. DOI: 10.1590/S0080-62342009000500002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/Bbp7hnp8TNmBCWhc7vjbXgm/abstract/?lang=pt. Acesso em: 5 mar. 2024.
ROEL S., BJORK, I. T. Comparing Nursing Student Competence in CPR before and after a Pedagogical Intervention. Nursing Research and Practice, [S. l], v. 2020, ID7459084, 2020. DOI: 10.1155/2020/7459084. Disponível em: https://www.hindawi.com/journals/nrp/2020/7459084/. Acesso em: 12 mar. 2021.
SANTANA, T. C. P.; SILVA, L. M.; SOUSA, L. N.; SILVA, V. V. L.; FERREIRA, T. C. M.; SILVA, E. V.; BARBOSA, J. F. A.; ANDRETO, L. M. Percepção de estudantes de enfermagem no desenvolvimento das habilidades e competências na simulação realística. Revista Eletrônica Acervo Saúde, [S. l], v. 23, n. 6, p. e12634, 2023. DOI: 10.25248/reas.e12634.2023. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/12634. Acesso em: 11 jun. 2023.
SANTOS, A.P.; FERREIRA, R. B. S.; FONSECA, E. O. S.; GUIMARÃES, C. F.; CARVALHO, L. R.; OLIVEIRA, R. F.; OLIVEIRA, E. S. Dificuldades encontradas pela equipe de enfermagem no atendimento pré-hospitalar. Revista Eletrônica Acervo Saúde, [S. l], n. 51, e3598, 2020. DOI: 10.25248/reas.e3598.2020. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/3598. Acesso em: 12 mar. 2021.
SILVA, D. A.; ALMEIDA, C. L.; CAPELLINI, V. K.; SILVA, R. G. Nursing education: creation of an academic league for urgent and emergency education. Research, Society and Development, [S. l], v. 9, n. 3, p. e159932656, 2020a. DOI: 10.33448/rsd-v9i3.2656. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/2656. Acesso em: 12 jul. 2021.
SILVA, R. P.; SANTOS, V. S.; MORAES, J. S.; ANDRADE, I. R. C.; ABREU, R. N. D. C.; FREITAS, J. G. Aplicabilidade da simulação realística na graduação de enfermagem: experiência em incidentes com múltiplas vítimas. Revista Baiana de Enfermagem, [S. l], v. 34, e34648, 2020b. DOI: 10.18471/rbe.v34.34648. Disponível em https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1115325. Acesso em: 12 mar. 2021
SILVEIRA, E. S.; O’DWYER, G. Centro de Trauma: modelo alternativo de atendimento às causas externas no estado do Rio de Janeiro. Saúde Debate, [S. l], v. 41, n. 112, p. 243-254, 2017. DOI: 10.1590/0103-1104201711220. Disponível em https://www.scielo.br/j/sdeb/a/nYZszXfcG7DTFLgWn6MbL4b/. Acesso em: 12 mar. 2021.
SMEREKA, J.; SZARPAK, L.; CZEKAJLO, M.; ABELSON, A.; ZWOLINSKI, P.; PLUSA, T.; DUNDER, D.; DABROWSKI, M.; WIESNIEWSKA, Z.; ROBAK, O.; FRASS, M.; SIVRIKAYA G, U.; RUETZLER, K. The TrueCPR device in the process of teaching cardiopulmonary resuscitation: A randomized simulation trial. Medicine, [S. l], v. 98, n. 27, e15995, 2019. DOI: 10.1097/MD.0000000000015995. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31277091/. Acesso em: 12 mar. 2021.
SOUZA, C. O. Estudantes de enfermagem frente a estimulação cognitiva: um relato de experiência. In: DAL MOLIN, R. S. Teoria e prática de enfermagem: da atenção básica à alta complexidade. Guarujá, SP: Editora Científica, 2021.
TEIXEIRA, I. N. D. O.; FELIX, J. V. C. Simulação realística como ferramenta de Ensino na comunicação de situação crítica em cuidados paliativos. Escola Anna Nery, [S. l], v. 03, n. 24, 2020. DOI: 10.1590/2177-9465. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/3xqH84Zz3mwxjysxtQskWvG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 17 set. 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Caroline Lourenço de Almeida, Daniel Augusto da Silva, Eleine Aparecida Penha Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.