EDUCAR PARA O FUTURO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE A PARTIR DE HANS JONAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.1.18422

Palavras-chave:

educação ambiental, Hans Jonas, futuro, responsabilidade, frugalidade

Resumo

Pretende-se, nesse texto, demonstrar como, segundo o filósofo alemão Hans Jonas, a responsabilidade para com o futuro deve ser assumida como tarefa educativa em nossos dias, diante da gravidade da crise climática e ambiental que nos afeta. Para tanto, pretende-se demonstrar como essa tarefa passa por uma pedagogia da catástrofe (compreendida como uma “heurística do temor” que prepara para que o mal seja evitado, sendo por isso, uma atitude política) e por uma confirmação, manutenção e fundamentação da ideia de humanidade (compreendida como autenticidade humana em sua interdependência com todas as demais formas de vida). Terminaremos por demonstrar como, para Jonas, a tarefa da educação ambiental deve fomentar a ideia de pertencimento à humanidade e como tal tarefa passa tanto pela criação de uma consciência sobre a gravidade dos fatos quanto pela promoção de um estilo de vida baseado na precaução, na modéstia e na frugalidade. Dessa forma, almeja-se demonstrar como as ideias de Jonas podem ser importantes para o debate em torno da educação ambiental.

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Biografia do Autor

Jelson Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), professor do Programa de PósGraduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR - Brasil.

Anderson Luiz Tedesco, Unoesc

Pós - doutor  em  Educação  pelo  Programa  de  Pós  Graduação  em  Educação  da  Universidade Comunitária da Região de Chapecó – (PPGE/Unochapecó). Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná -(PPGF/PUCPR).  Professor do Programa de Pós - Graduação em Educação da  Universidade  do  Oeste  de  Santa Catarina – (PPGEd/Unoesc). Participa do  Grupo  de  Pesquisa: REDE  SUR  PAIDEIA  da  Universidade  Tuiuti  do  Paraná (PPGE/UTP) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação (GEPeFE) do (PPGEd/Unoesc).

Thiago Vasconcelos, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Praná - PUCPR. Bolsista de Pós-doutorado (Fundação Araucária/CNPq/PUCPR). 

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Publicado

07/06/2024

Como Citar

OLIVEIRA, J.; TEDESCO, A. L.; VASCONCELOS, T. EDUCAR PARA O FUTURO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE A PARTIR DE HANS JONAS. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.1, p. e024052, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.1.18422. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18422. Acesso em: 12 jan. 2025.