AÇÕES CONJUNTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO, CONSCIENTIZAÇÃO E INOVAÇÃO NO ÂMBITO DA ENGENHARIA GEOTÉCNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.1.18423

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Meio Ambiente, Redução de resíduos sólidos, Projeto de extensão

Resumo

Projetos de ensino, pesquisa e extensão nas áreas da Engenharia Geotecnia e Ambiental incluem experimentos de laboratório e campo, além de estudos teóricos e práticos, objetivando a educação ambiental, o desenvolvimento social, econômico e tecnológico da comunidade em geral. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo relatar as ações de um projeto de extensão universitária desenvolvido na Universidade Federal de Santa Maria/RS em conjunto com empresas e a sociedade. Dentro do projeto, foram realizadas ações de conscientização ambiental na educação infantil, disseminação do conhecimento para discente da universidade, além de cursos para capacitação de profissionais, visando a conscientização quanto a destinação consciente de resíduos, a correta disposição e operação de aterros sanitários, incluindo avaliações de risco geotécnico e a contaminação do meio ambiente.

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Biografia do Autor

Paula Taiane Pascoal, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS – Brasil.

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS – Brasil. Doutoranda no programa de Pós-graduação em Engenharia Civil.

Leonardo Alberto do Nascimento, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS – Brasil.

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS – Brasil. Mestrando no programa de Pós-graduação em Engenharia Civil.

Magnos Baroni, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS – Brasil.

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS – Brasil. Docente no Departamento de Transportes.

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Publicado

07/06/2024

Como Citar

PASCOAL, P. T.; NASCIMENTO, L. A. do; BARONI, M. AÇÕES CONJUNTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO, CONSCIENTIZAÇÃO E INOVAÇÃO NO ÂMBITO DA ENGENHARIA GEOTÉCNICA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.1, p. e024065, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.1.18423. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18423. Acesso em: 30 jun. 2024.