AÇÕES CONJUNTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO, CONSCIENTIZAÇÃO E INOVAÇÃO NO ÂMBITO DA ENGENHARIA GEOTÉCNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.1.18423

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Meio Ambiente, Redução de resíduos sólidos, Projeto de extensão

Resumo

Projetos de ensino, pesquisa e extensão nas áreas da Engenharia Geotecnia e Ambiental incluem experimentos de laboratório e campo, além de estudos teóricos e práticos, objetivando a educação ambiental, o desenvolvimento social, econômico e tecnológico da comunidade em geral. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo relatar as ações de um projeto de extensão universitária desenvolvido na Universidade Federal de Santa Maria/RS em conjunto com empresas e a sociedade. Dentro do projeto, foram realizadas ações de conscientização ambiental na educação infantil, disseminação do conhecimento para discente da universidade, além de cursos para capacitação de profissionais, visando a conscientização quanto a destinação consciente de resíduos, a correta disposição e operação de aterros sanitários, incluindo avaliações de risco geotécnico e a contaminação do meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Taiane Pascoal, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS – Brasil.

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS – Brasil. Doutoranda no programa de Pós-graduação em Engenharia Civil.

Leonardo Alberto do Nascimento, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS – Brasil.

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS – Brasil. Mestrando no programa de Pós-graduação em Engenharia Civil.

Magnos Baroni, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS – Brasil.

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS – Brasil. Docente no Departamento de Transportes.

Referências

ABUBAKAR, I. R.; MANIRUZZAMAN, K. M.; DANO, U. L.; ALSHIHRI, F. S.; ALSHAMMARI, M. S.; AHMED, S. M. S.; AL-GEHLANI, W. A.; ALRAWAF, T. I. Environmental sustainability impacts of solid waste management practices in the global south. International Journal of Environmental Research and Public Health, [S. l.], v. 19, p. 1-26, 2022. DOI: 10.3390/ijerph191912717. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9566108/. Acesso em: 22 jul. 2023.

ALMEIDA, B. C.; PORTO, L. J. L. S.; SILVA, C. M. Construção de histórias em quadrinhos como recurso didático para a Educação Ambiental. Revista brasileira de Educação Ambiental (Revbea), São Paulo, v. 15, n. 3, p. 229-245, 2020. DOI: 10.34024/revbea.2020.v15.9664. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/9664. Acesso em: 22 jul. 2023.

AMARO, F. T.; BERNARDES, M. B. J. Educação Ambiental como instrumento de mitigação de impactos ambientais: experiências com Programas de Educação Ambiental (PEA’s) desenvolvidos para linhas de transmissão de energia elétrica. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 35, n. 3, p. 152-169, 2018. DOI: 10.14295/remea.v35i3.8156. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8156. Acesso em: 22 jul. 2023.

ARRUDA, N. D. Estudo da resistência entre interfaces de areia e geomembranas por meio de ensaios de cisalhamento direto. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MECÂNICA DOS SOLOS. GeoRS 2022 reúne mais de 300 pessoas na Universidade Federal de Santa Maria. Ser Digital, 2022a. Disponível em: http://serdigital.com.br/temp/abms/noticia/geors-reune-mais-de-pessoas-na-universidade-federal-de-santa-maria. Acesso em: 28 jul. 2023.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MECÂNICA DOS SOLOS. Com palestrantes de renome, GEORS 2022 acontece entre 13 e 14 de outubro, em Santa Maria. Ser Digital, 2022b. Disponível em: https://www.serdigital.com.br/temp/abms/noticia/geors-acontece-entre-13-e-14-de-outubro. Acesso em: 28 jul. 2023.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS (ABRELPE). Panorama dos resíduos sólidos no Brasil. 2022. Disponível em: https://abrelpe.org.br/panorama/. Acesso em: 28 jul. 2023.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 8419 - Apresentação de projetos de aterros sanitários de resíduos sólidos urbanos. Rio de Janeiro, 1992.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10004 – Resíduos sólidos - Classificação. Rio de Janeiro, 2004.

BEN, L. H. F.; FALCÃO, P. R.; PASCOAL, P. T.; NASCIMENTO, L. A.; BARONI, M. Um breve estudo a respeito da importância da modelagem interface geomembrana-resíduo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOSSINTÉTICOS, 9.; CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOTECNIA AMBIENTAL, 10., 2023. Anais [...]. Salvador: [s. n.], 2023.

BARROS, L.V. R.; RECENA, M. C. P. Conscientizar os alunos da educação infantil sobre a importância de preservar o meio ambiente. Educação Ambiental em Ação, [S. l.], v. 21, n. 86, 2024. ISSN: 1678-0701. Disponível em: https://revistaea.org/artigo.php?idartigo=2883. Acesso em: 28 jul. 2023.

BOSCOV, M. E. G. Geotecnia Ambiental. 1. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referência Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEF, DF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcneivol1.pdf. Acesso em: 20 jul. 2023

BRASIL. Lei n. 12.305, de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm. Acesso em: 24 jul. 2023.

CHEN, D. M. C.; BODIRSKY, B. L.; KRUEGER, T.; MISHRA, A.; POPP, A. The world’s growing municipal solid waste: trends and impacts. Environmental Research Letters, [S. l.], v. 15, n. 7, p. 1-13, 2020. DOI: 10.1088/1748-9326/ab8659. Disponível em: https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1748-9326/ab8659. Acesso em: 23 jul. 2023.

CHIARELLO, G. P. Interação de interfaces entre solo e geomembranas através de ensaios de cisalhamento direto. 2022. 217 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022.

CRVR. Biotérmica Energia S/A – Solvi. 2023. Disponível em: https://biotermicaenergia.com.br/area-de-atuacao/. Acesso em: 23 jul. 2023.

CUNHA, C. R.; NASCIMENTO, C.; DALL’ORTO, J. A. C.; SILVA, J. G. F. A literatura infantil e sua possibilidade de abrir horizontes em relação à Educação Ambiental na primeira infância. Revista brasileira de Educação Ambiental (Revbea), São Paulo, v. 15, n. 1, p. 431-441, 2020. DOI: 10.34024/revbea.2020.v15.9898. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/9898. Acesso em: 24 jul. 2023.

DELONGUI, L. Caracterização e adequação dos resíduos da construção civil produzidos no município de Santa Maria-RS para aplicação em pavimentação. 2012. 220 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2012.

DENARDIN, G. P. Estudo dos recalques do aterro sanitário da central de resíduos do recreio – Minas do Leão/RS. 2013. 93 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2013.

FREIRE, P. Conscientização. 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2018.

GEORS. SEMINÁRIO DE ENGENHARIA GEOTÉCNICA DO RIO GRANDE DO SUL, 11., Santa Maria. Anais [...]. Santa Maria, RS: UFSM, 2022. Disponível em: https://proceedings.science/geors-2022?lang=pt-br. Acesso em: 20 jul. 2023.

HUMAN DEVELOPMENT INDEX (HDI). Human Development Reports. 2022. Disponível em: https://hdr.undp.org/data-center/human-development-index#/indicies/HDI. Acesso em: 20 jul. 2023.

KAZA, S.; YAO, L. C.; BHADA-TATA, P.; VAN WOERDEN, F. What a Waste 2.0 A Global Snapshot of Solid Waste Management to 2050. 1. ed. Washington: International Bank of Reconstruction and Development / The World Bank, 2018.

KLAMT, R. A. Parâmetros de Resistência da Interfase Solo-Reforço aplicados em Aterros Sanitários. 2025. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2025 (no prelo).

LANGE, L. C.; CANTANHADE, Á. L.; TEIXEIRA, E. N. Resíduos sólidos: projeto, operação e monitoramento de aterros sanitários: guia do profissional em treinamento. ReCESA, v. 2, 2008.

LUIS, M. A. V. A disseminação do conhecimento científico: desafios e perspectivas. Revista eletrônica de saúde mental, álcool e drogas, Ribeirão Preto, v. 7, n. 2, 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-69762011000200001. Acesso em: 25 jul. 2023

MACHADO, A. L. S.; ZANETI, I. C. B. B.; HIGUCHI, M. I. G. A degradação dos cursos hídricos urbanos, uma abordagem sobre gestão e educação ambiental. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 3, p. 1124–1138, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i3.11416. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11416. Acesso em: 21 jul. 2023.

MANHEIM, D. C.; YESILLER, N.; HANSON, J. L. Climate change effects of Gases from Municipal Solid Waste Landfills. Japanese Geotechnical Society Special Publications, [S. l.], v. 9, n. 3, p 142-147, 2021. DOI: 10.3208/jgssp.v09.cpeg035. Disponível em: https://www.jstage.jst.go.jp/article/jgssp/9/4/9_v09.cpeg035/_article/-char/en. Acesso em: 21, jul. 2023.

MARQUES, L. B. Avaliação dos parâmetros de resistência na interface solo-geomembrana através do equipamento de cisalhamento direto. 2021. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021.

NASCIMENTO, L. A. Modelagem tridimensional de um aterro sanitário de grande porte. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022.

NASCIMENTO, L. A.; BARONI, M.; PINHEIRO, R. J. B.; SALAMONI, R. H. Modelagem tridimensional de um aterro sanitário de grande porte. In: SEMINÁRIO DE ENGENHARIA GEOTÉCNICA DO RIO GRANDE DO SUL, 11., 2022. Anais [...]. Santa Maria, RS: [s. n.], 2022.

NASCIMENTO, L. A.; PRIOR, A. D. R.; BARONI, M.; PINHEIRO, R. J. B.; SOMAVILA, E. A. Análise probabilística de estabilidade de um talude considerando a superfície de ruptura na interface entre resíduo sólido urbano e geossintético. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOSSINTÉTICOS, 9.; CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOTECNIA AMBIENTAL, 10., 2023. Anais [...]. Salvador: [s. n.], 2023.

NASCIMENTO, L. A. Previsão de recalques em um aterro sanitário de grande porte através de cálculos analíticos e modelos constitutivos. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2024 (no prelo).

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Our Common Future. 1983. Disponível em: https://sustainabledevelopment.un.org/content/documents/5987our-common-future.pdf. Acesso em: 15 mar. 2024.

RAUBER, A. C. C. Diagnóstico ambiental urbano do meio físico de Santa Maria – RS. 2008. 98 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) – Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2008.

REIS, R. P. Gestão dos resíduos eletroeletrônicos no município de Santa Maria - RS: proposta de política pública. 2013. 85 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) – Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2013.

RESEARCH.COM. Best Earth Science Scientists. RESEARCH.COM. 2023. Disponível em: https://research.com/scientists-rankings/earth-science. Acesso em: 01 ago. 2023.

ROSER, M. Our World in Data. 2019. Disponível em: https://ourworldindata.org/human-development-index. Acesso em: 20 jul. 2023.

SALAMONI, G. D. P. Compressibilidade de Resíduos Sólidos Urbanos Devido aos Processos de Biodegradação em um Aterro Sanitário. 2019. 230 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019.

SALAMONI, R. H. Viabilidade do processo operacional da Central de Tratamento de Resíduos da Caturrita (CTRC) - Santa Maria, RS. 2008. 82 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) – Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2008.

SCAPIN, J. Avaliação da utilização de solo e lodo de estação de tratamento de água como material de cobertura e de fundo em células experimentais de resíduos sólidos urbanos. 2021. 197 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021.

SILVA, E. S.; ALMEIDA, I. D. A conscientização do descarte de resíduos sólidos através da educação ambiental. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5., 2018. Anais [...]. Recife: [s. n.], 2018.

TABATA T.; HISHINUMA, T.; IHARA, T.; GENCHI, Y. Life cycle assessment of integrated municipal solid waste management systems, taking account of climate change and landfill shortage trade-off problems. Waste Management & Research, [S. l.], v. 29, n. 4, p. 423-432, 2011. DOI:10.1177/0734242X10379493. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20699290/. Acesso em: 25 jul. 2023.

TEIXEIRA, M. C. Previsão e monitoramento de recalques em aterros sanitários / estudo de casos: central de resíduos do recreio – Minas do Leão/RS e São Leopoldo/RS. 2015. 217 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2015.

TORO, L. F. M.; VAZ. A. A educação ambiental promovida pelas políticas de educação ambiental do Brasil e Colômbia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4 p. 2648–2665, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.14226. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14226. Acesso em: 24 jul. 2023.

UNIVERSIDADE FERERAL DE SANTA MARIA. GEORS 2019. UFSM.BR, 2019. Disponível em: https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/engenharia-civil/2019/03/25/geors-2019. Acesso em: 27 jul. 2023.

UNIVERSIDADE FERERAL DE SANTA MARIA. Aula Inaugural dia 23 de março – Inovação em Geotecnia e Geotecnologia Ambiental: Novos materiais e soluções para velhos e novos problemas geotécnicos. UFSM.BR, 2023. Disponível em: https://www.ufsm.br/cursos/pos-graduacao/santa-maria/ppgec/2023/03/22/aula-inaugural-dia-23-de-marco-inovacao-em-geotecnia-e-geotecnologia-ambiental-novos-materiais-e-solucoes-para-velhos-e-novos-problemas-geotecnicos. Acesso em: 27 jul. 2023.

VERDERIO, L. A. P. O desenvolvimento da educação ambiental na educação infantil: importância e possibilidades. Revista brasileira de educação ambiental, [S. l.], v. 16, n.1, 2021. DOI: 10.34024/revbea.2021.v16.10617. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10617. Acesso em: 26 jul. 2023.

VERMA, R. L.; BOROGAN, G. Emissions of Greenhouse Gases from Municipal Solid Waste Management System in Ho Chi Minh City of Viet Nam. Urban Science, [S. 1.], v. 4, n. 78, 2022. DOI: 10.3390/urbansci6040078. Disponível em: https://www.mdpi.com/2413-8851/6/4/78#:~:text=By%20summation%20of%20each%20MSW,tonnes%20of%20CO2-eq. Acesso em: 26 jul. 2023.

WILSON, D. C.; VELIS, C. A. Still a global challenge in the 21st century: An evidence-based call for action. SAGE Publications Ltd, [S. 1.], v. 33, n. 12, 2015. DOI: 10.1177/0734242X15616055. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0734242X15616055. Acesso em: 25 jul. 2023.

Publicado

07/06/2024

Como Citar

PASCOAL, P. T.; NASCIMENTO, L. A. do; BARONI, M. AÇÕES CONJUNTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO, CONSCIENTIZAÇÃO E INOVAÇÃO NO ÂMBITO DA ENGENHARIA GEOTÉCNICA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.1, p. e024065, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.1.18423. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18423. Acesso em: 21 nov. 2024.