VOZES INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FORMAÇÃO DE ALIANÇAS NO COMBATE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.1.18426

Palavras-chave:

Vozes indígenas., Mudanças climáticas., Educação ambiental.

Resumo

Trata-se do fragmento de uma pesquisa de mestrado, com abordagem qualitativa. Este artigo tem por objetivo analisar uma ação de intervenção na qual buscou-se unir forças com os povos indígenas e suas potentes vozes, para refletir coletivamente as mudanças climáticas e seus desencadeamentos, juntamente com oito estudantes das licenciaturas em Biologia e Química e sete servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, tendo como referência teórica autores indígenas e autores da educação ambiental. Foram utilizadas rodas de conversa como metodologia para construção dos espaços dialógicos no decorrer da pesquisa. Os resultados apontaram que proporcionar vivências de diferentes representações de mundo através dos diálogos com os povos originários e formar alianças no enfrentamento às alterações climáticas pode contribuir para que floresça nos sujeitos um pensamento socioambiental integrado. Compreende-se a urgência de inserir outras perspectivas na educação para enfrentamento às mudanças do clima e às crises contemporâneas.

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Biografia do Autor

Janelene Freire Diniz, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Campus de Marília - Doutoranda

Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília – SP – Brasil. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Clarides Henrich de Barba, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria. Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Rondônia. Professor titular da Universidade Federal de Rondônia. Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação Ambiental no contexto amazônico, localizado na Universidade Federal de Rondônia.

Keila Ferreira de Oliveira, Universidade Federal de Rondônia

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional PPGEEProf na Universidade Federal de Rondônia UNIR; Linha de pesquisa: Currículo, Políticas e Diferenças Culturais na Educação Básica. Mestra em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEA/UFRRJ - Seropédica/RJ), 2020. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior (UNEOURO 2010). Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (2007). Professora da educação básica no estado de Rondônia. 

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Publicado

07/06/2024

Como Citar

FREIRE DINIZ, J.; HENRICH DE BARBA, C.; FERREIRA DE OLIVEIRA, K. VOZES INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FORMAÇÃO DE ALIANÇAS NO COMBATE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.1, p. e024061, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.1.18426. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18426. Acesso em: 21 nov. 2024.