VOZES INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FORMAÇÃO DE ALIANÇAS NO COMBATE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.1.18426Palavras-chave:
Vozes indígenas., Mudanças climáticas., Educação ambiental.Resumo
Trata-se do fragmento de uma pesquisa de mestrado, com abordagem qualitativa. Este artigo tem por objetivo analisar uma ação de intervenção na qual buscou-se unir forças com os povos indígenas e suas potentes vozes, para refletir coletivamente as mudanças climáticas e seus desencadeamentos, juntamente com oito estudantes das licenciaturas em Biologia e Química e sete servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, tendo como referência teórica autores indígenas e autores da educação ambiental. Foram utilizadas rodas de conversa como metodologia para construção dos espaços dialógicos no decorrer da pesquisa. Os resultados apontaram que proporcionar vivências de diferentes representações de mundo através dos diálogos com os povos originários e formar alianças no enfrentamento às alterações climáticas pode contribuir para que floresça nos sujeitos um pensamento socioambiental integrado. Compreende-se a urgência de inserir outras perspectivas na educação para enfrentamento às mudanças do clima e às crises contemporâneas.
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