DE ENGENHEIRO-PROFESSOR A PROFESSOR DE ENGENHARIA: A DOCÊNCIA EM (TRANS)FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18454Palavras-chave:
formação de professores, engenheiro, docência em engenharia, entrevista narrativa, reflexividade, trajetória docenteResumo
Neste artigo, objetiva-se problematizar a formação do engenheiro-professor, a partir da própria trajetória do perfil dos cursos de Engenharia, que não têm como propósito a constituição didático-pedagógica do futuro engenheiro. Esse profissional atua como docente no Ensino Superior, na maioria das vezes, após ter feito um curso de bacharelado e pós-graduação no campo específico de trabalho, focado apenas em sua formação técnico-científica. Busca-se então, por meio de entrevistas narrativas com seis engenheiros-professores, compreender o que eles narram sobre suas constituições como docentes, e como construíram suas práticas de sala de aula, por meio do olhar da reflexividade, no conceito de (Schön, 2000). Constata-se que a graduação não os constitui professores e as instituições nas quais atuam não favorecem espaços formativos. Cabe ao próprio engenheiro-professor o papel de construir sua própria trajetória, muitas vezes pautada numa reflexão solitária sobre erros e acertos de sua prática.
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