DE ENGENHEIRO-PROFESSOR A PROFESSOR DE ENGENHARIA: A DOCÊNCIA EM (TRANS)FORMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18454

Palavras-chave:

formação de professores, engenheiro, docência em engenharia, entrevista narrativa, reflexividade, trajetória docente

Resumo

Neste artigo, objetiva-se problematizar a formação do engenheiro-professor, a partir da própria trajetória do perfil dos cursos de Engenharia, que não têm como propósito a constituição didático-pedagógica do futuro engenheiro. Esse profissional atua como docente no Ensino Superior, na maioria das vezes, após ter feito um curso de bacharelado e pós-graduação no campo específico de trabalho, focado apenas em sua formação técnico-científica. Busca-se então, por meio de entrevistas narrativas com seis engenheiros-professores, compreender o que eles narram sobre suas constituições como docentes, e como construíram suas práticas de sala de aula, por meio do olhar da reflexividade, no conceito de (Schön, 2000). Constata-se que a graduação não os constitui professores e as instituições nas quais atuam não favorecem espaços formativos. Cabe ao próprio engenheiro-professor o papel de construir sua própria trajetória, muitas vezes pautada numa reflexão solitária sobre erros e acertos de sua prática.

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Biografia do Autor

Debora Meyhofer Ferreira, Universidade São Francisco (USF), Itatiba – SP – Brasil.

Universidade São Francisco (USF), Itatiba – SP – Brasil. Professora nos cursos de Engenharia Elétrica e Computação.

Adair Mendes Nacarato, Universidade São Francisco (USF), Itatiba – SP – Brasil.

Graduada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1975), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Realizou estágio de pós-doutoramento junto ao PPGE da UFRN no campo dos estudos biográficos, sob supervisão da Profa. Dra. Maria da Conceição Passeggi. Atualmente é docente da Universidade São Francisco, campus de Itatiba, junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (linha de pesquisa Formação de professores, trabalho docente e práticas educativas) e ao curso de Pedagogia. Atuou em funções como: coordenadora do Programa de Pós-graduação USF (2004-2006); coordenadora de um Programa Minter USF/FAE (2006-2008); coordenadora do Programa de Iniciação Científica USF (2010-2011); coordenadora do GT7 Formação de Professores/SBEM (2003-2006); coordenadora do GT19 Educação Matemática/Anped (2008-2009); membro do comitê científico da Anped (2011-2015). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, prática pedagógica e narrativas (auto)biográficas. É editora da Revista Horizontes. É líder dos grupos de pesquisa: Grupo Colaborativo em Matemática (Grucomat) e Histórias de Professores que Ensinam Matemática (HIFOPEM). É pesquisadora produtividade/CNPq, nível 2.

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Arquivos adicionais

Publicado

23/07/2024

Como Citar

FERREIRA, D. M.; NACARATO, A. M. DE ENGENHEIRO-PROFESSOR A PROFESSOR DE ENGENHARIA: A DOCÊNCIA EM (TRANS)FORMAÇÃO. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024091, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18454. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18454. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos