Educação e memória
Função social dos anciãos na cultura Tupinambá (1612-1614)
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18461Palavras-chave:
Educação, Memória, Anciãos Tupinambá, Transmissão de conhecimentos, Cultura TupinambáResumo
O artigo analisa a relação entre educação, memória e a função social dos anciãos na cultura Tupinambá, destacando como essa relação contribuiu para a preservação e transmissão de conhecimentos e valores culturais dessa comunidade indígena, no período de 1612 a 1614. As fontes históricas são as crônicas de viagens dos padres Claude d’Abbeville e Yves d’Evreux, compiladas nas obras “História da Missão dos Padres Capuchinhos na Ilha do Maranhão e terras circunvizinhas” e “Viagem ao norte do Brasil: feita nos anos de 1612 a 1614”, publicadas respectivamente em 1614 e 1874. Por meio de análise de referencial bibliográfico – mormente Abbeville (2008), Evreux (2002), Menezes (1995), Vernant (1973) e Zumthor (1997), atesta-se que os anciãos contribuíram para a preservação da memória e educação dos mais jovens, pois eram os guardiões e transmissores dos saberes e práticas ancestrais.
Downloads
Referências
ABBEVILLE, C. História da missão dos Padres Capuchinhos na ilha do Maranhão e terras circunvizinhas. Tradução: Sérgio Milliet. Brasília, DF: Senado Federal, Conselho Editorial, 2008.
BOSI, E. Memória de velhos: lembranças dos velhos. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
EVREUX, Y. Viagem ao norte do Brasil: feita nos anos de 1613 a 1614. Colaboração: Ferdinand Denis. Tradução: César Augusto Marques. São Paulo: Siciliano, 2002.
LE GOFF, J. História e memória. 2. ed. Tradução: Bernardo Leitão et al. Campinas, SP: UNICAMP, 1992.
MENEZES, A. B. Do poder da palavra: ensaios de literatura e psicanálise. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
NORA, P. Lugares da memória. Tradução: Yara Aun Khoury. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 1993.
VERNANT, J. P. Mito e pensamento entre os gregos. Tradução: Haiganuch Sarian. São Paulo: Difusão europeia do livro, EDUSP, 1973.
ZUMTHOR, P. Tradição e Esquecimento. Tradução: Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Hucitec, 1997.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marinaldo Pantoja Pinheiro, Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de França
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.