Educação e memória

Função social dos anciãos na cultura Tupinambá (1612-1614)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18461

Palavras-chave:

Educação, Memória, Anciãos Tupinambá, Transmissão de conhecimentos, Cultura Tupinambá

Resumo

O artigo analisa a relação entre educação, memória e a função social dos anciãos na cultura Tupinambá, destacando como essa relação contribuiu para a preservação e transmissão de conhecimentos e valores culturais dessa comunidade indígena, no período de 1612 a 1614. As fontes históricas são as crônicas de viagens dos padres Claude d’Abbeville e Yves d’Evreux, compiladas nas obras “História da Missão dos Padres Capuchinhos na Ilha do Maranhão e terras circunvizinhas” e “Viagem ao norte do Brasil: feita nos anos de 1612 a 1614”, publicadas respectivamente em 1614 e 1874. Por meio de análise de referencial bibliográfico – mormente Abbeville (2008), Evreux (2002), Menezes (1995), Vernant (1973) e Zumthor (1997), atesta-se que os anciãos contribuíram para a preservação da memória e educação dos mais jovens, pois eram os guardiões e transmissores dos saberes e práticas ancestrais.

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Biografia do Autor

Marinaldo Pantoja Pinheiro, Universidade do Estado do Pará

Doutorando em Educação (UEPA).

Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de França, Universidade do Estado do Pará

Doutora em História, Filosofia e Educação (Unicamp), docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia (UEPA).

Referências

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Publicado

10/04/2024

Como Citar

PINHEIRO, M. P.; FRANÇA, M. do P. S. G. de S. A. de. Educação e memória: Função social dos anciãos na cultura Tupinambá (1612-1614). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024049, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18461. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18461. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos