Por uma prática discursiva de alfabetização

Explicitando argumentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.18512

Palavras-chave:

Alfabetização, Prática discursiva, Relações de ensino, Perspectiva histórico-cultural

Resumo

O objetivo do presente texto é contribuir para a explicitação de argumentos que sustentam uma prática discursiva de alfabetização. Tomando como material de análise as falas de professoras alfabetizadoras em reuniões de um grupo de estudos, destacamos algumas das observações, indagações e ponderações por elas compartilhadas, relacionadas ao trabalho realizado no cotidiano da escola. Diante da necessidade de encontrar e dar visibilidade a argumentos que justificam e ancoram seus modos de atuação, vamos examinando em conjunto princípios e pressupostos que se evidenciam nos gestos de ensinar. Em diálogo com contribuições de autores como Vygotsky, Bakhtin e Freinet, nos campos do desenvolvimento humano, da linguagem e da educação, buscamos evidenciar, na vivência dessas professoras, concepções, implicações e repercussões de uma teoria incorporada.

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Biografia do Autor

Ana Luiza Bustamante Smolka, Universidade Estadual de Campinas

Professora Livre Docente do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação.

Ana Lúcia Horta Nogueira, Universidade Estadual de Campinas

Professora Livre Docente do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação.

Daniela Dias dos Anjos, Universidade São Francisco

Doutora em Psicologia Educacional. Professora do Programa de Pós-graduação Stricto-sensu em Educação da Universidade São Francisco.

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Publicado

19/09/2023

Como Citar

SMOLKA, A. L. B.; NOGUEIRA, A. L. H.; ANJOS, D. D. dos. Por uma prática discursiva de alfabetização: Explicitando argumentos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. esp.1, p. e023066, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18iesp.1.18512. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18512. Acesso em: 23 dez. 2024.