O LUGAR DA BIBLIOTECA EM NARRATIVAS DE VIDA DE PROFESSORAS FORMADORAS: PROCESSOS MEMORIALÍSTICOS NA CONSTITUIÇÃO DE LEITORAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18972

Palavras-chave:

Biblioteca, Narrativas de Vida, Professoras formadoras, Constituição de leitoras

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de pós-doutorado, cujo objeto de estudo se refere às memórias de leitura de professoras formadoras no Ensino Superior. O referencial teórico se fundamenta em uma perspectiva histórico-cultural, privilegiando o enfoque nas práticas de leitura e no papel social das bibliotecas narrados por elas. Como percurso metodológico, utilizamos a pesquisa documental e bibliográfica, e os dados foram produzidos a partir de narrativas (auto)biográficas de docentes atuantes em cursos de licenciatura da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Campus Arraias. Para o presente artigo, objetivamos apresentar os dados acerca dos sentidos atribuídos pelas formadoras à biblioteca em suas memórias como leitoras. Ao concluirmos a pesquisa, notamos que tal setor, nas narrativas, representou um lugar de importância social, cultural e formativa, principalmente na formação profissional e nas memórias de leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastião Silva Soares, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Arraias – TO – Brasil.

Professor do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Tocantins. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Graduado em Letras e Pedagogia.

Ana Lúcia Guedes-Pinto, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas – SP – Brasil.

Professora do Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação da UNICAMP. Doutora em Linguística Aplicada.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BATTLES, Matthew. A conturbada história das bibliotecas. Tradução de João Vergílio Galerani Cuter. São Paulo: Planeta do Brasil, 2003.

BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade. Lembranças de velhos. São Paulo, EDUSP, 1994.

BRAGA, Aurineide Alves; PAULA, Rejane Sales de Lima. A biblioteca escolar e sua representação educativa. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, Inhumas, v. 5, p. 245-257, 2014. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/917. Acesso em: 19 set. 2023.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Histórias de vida e formação de professores/as: um olhar dirigido à literatura educacional. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; MIGNOT, Ana Chrystina Venancio (org.). Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro: Quartet: Faperj, 2008. p. 65-81.

CAFIERO, Delaine. Leitura como processo: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FAE/UFMG, 2005. 68 p. (Coleção Alfabetização e Letramento).

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano (1. Artes de fazer). 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília, DF: UnB, 2002.

COSTA, Ivani Di Grazia; NAPOLEONE, Luciana Maria. Bibliotecas particulares e coleções especiais: diferentes perspectivas. In: ENCUENTRO NACIONAL DE INSTITUCIONES CON FONDOS ANTIGUOS Y RAROS, 4., 2017, Buenos Aires. Anais […]. Buenos Aires: Biblioteca Nacional Mariano Moreno, 2017. Disponível em: https://www.bn.gov.ar/bibliotecarios/encuentrosjornadasseminarios/libros-antiguos-y-raros/p-iv-encuentro-nacional-de-instituciones-confondosantiguos-y-raros-p. Acesso em: 8 set. 2023.

CUNHA, Maria Isabel. Docência na Educação Superior: a professoralidade em construção. Educação, [S. l.], v. 41, n. 1, p. 6-11, 29 maio 2018.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Natal: Edufrn; São Paulo: Paulus, 2008.

FRAGOSO, Graça Maria. Biblioteca escolar: que espaço é esse? 2009. Disponível em: http:// http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/14051114- BibliotecaEscolar.pdf. Acesso em: 10 set. 2023.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 2012.

GUEDES-PINTO, Ana Lucia. Rememorando trajetórias da professora-alfabetizadora: a leitura como prática constitutiva de sua identidade e formação profissionais. Campinas, SP: Mercado de Letras; São Paulo: Fapesp, 2002.

HÉBRARD, Jean. As bibliotecas escolares. In: MENEZES, Maria Cristina (org.) Educação, Memória, História: possibilidades, leituras. Campinas, SP: Merco de Letras, 2004.

ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária. Linhas Críticas, Brasília, v. 14, n. 26, p. 43-59, jan./jun. 2008. Acesso em: 13 out. 2023.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa: Educa, 2004.

KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. 9. ed. Campinas, SP: Pontes, 2002.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Maria Vanda. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

KRAMER, Sonia. Leituras e escrita de professores: da prática de pesquisa à prática de formação. Revista Brasileira de Educação, [S. l.], n. 7, p. 19-41, jan./fev./mar/abr. 1998. Acesso em: 22 ago. 2023.

MILANESI, Luís. O que é biblioteca. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 1983.

PAIS, José Machado. Vida cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo, SP: Cortez, 2003.

PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34, 2009.

PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: Editora 34, 2013.

PORTELLI, Alessandro. Tentando aprender um pouquinho. Algumas reflexões sobre aética na História Oral. Projeto História. São Paulo: EDUC, abr. 1997. n. 15, p.13-49.

SUAIDEN, Emir José. Biblioteca pública no contexto da sociedade da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n2/a07v29n2.pdf. Acesso em: 10 nov. 2023.

UNESCO. IFLA. Manifesto da Biblioteca escolar da IFLA/UNESCO. São Paulo, 1999. Disponível em: http://archive.ifla.org/VII/s11/pubs/portug.pdf. Acesso em: 5 nov. 2023.

VALENTIM, Marta Lígia Pomim. O perfil das bibliotecas contemporâneas. In: RIBEIRO, Anna Carolina Mendonça Lemos; PEREIRA, Pedro Cavalcanti Gonçalves (org.). Biblioteca do século XXI: desafios e perspectivas. Brasília: Ipea, 2016. Cap. 1, p. 19-42.

ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 1991.

Publicado

25/10/2024

Como Citar

SOARES, S. S.; GUEDES-PINTO, A. L. O LUGAR DA BIBLIOTECA EM NARRATIVAS DE VIDA DE PROFESSORAS FORMADORAS: PROCESSOS MEMORIALÍSTICOS NA CONSTITUIÇÃO DE LEITORAS. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024128, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18972. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18972. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de revisão e pesquisa