O LUGAR DA BIBLIOTECA EM NARRATIVAS DE VIDA DE PROFESSORAS FORMADORAS: PROCESSOS MEMORIALÍSTICOS NA CONSTITUIÇÃO DE LEITORAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18972

Palavras-chave:

Biblioteca, Narrativas de Vida, Professoras formadoras, Constituição de leitoras

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de pós-doutorado, cujo objeto de estudo se refere às memórias de leitura de professoras formadoras no Ensino Superior. O referencial teórico se fundamenta em uma perspectiva histórico-cultural, privilegiando o enfoque nas práticas de leitura e no papel social das bibliotecas narrados por elas. Como percurso metodológico, utilizamos a pesquisa documental e bibliográfica, e os dados foram produzidos a partir de narrativas (auto)biográficas de docentes atuantes em cursos de licenciatura da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Campus Arraias. Para o presente artigo, objetivamos apresentar os dados acerca dos sentidos atribuídos pelas formadoras à biblioteca em suas memórias como leitoras. Ao concluirmos a pesquisa, notamos que tal setor, nas narrativas, representou um lugar de importância social, cultural e formativa, principalmente na formação profissional e nas memórias de leitores.

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Biografia do Autor

Sebastião Silva Soares, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Arraias – TO – Brasil.

Professor do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Tocantins. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Graduado em Letras e Pedagogia.

Ana Lúcia Guedes-Pinto, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas – SP – Brasil.

Professora do Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação da UNICAMP. Doutora em Linguística Aplicada.

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Publicado

25/10/2024

Como Citar

SOARES, S. S.; GUEDES-PINTO, A. L. O LUGAR DA BIBLIOTECA EM NARRATIVAS DE VIDA DE PROFESSORAS FORMADORAS: PROCESSOS MEMORIALÍSTICOS NA CONSTITUIÇÃO DE LEITORAS. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024128, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18972. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18972. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de revisão e pesquisa