O LUGAR DA BIBLIOTECA EM NARRATIVAS DE VIDA DE PROFESSORAS FORMADORAS: PROCESSOS MEMORIALÍSTICOS NA CONSTITUIÇÃO DE LEITORAS
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18972Palavras-chave:
Biblioteca, Narrativas de Vida, Professoras formadoras, Constituição de leitorasResumo
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de pós-doutorado, cujo objeto de estudo se refere às memórias de leitura de professoras formadoras no Ensino Superior. O referencial teórico se fundamenta em uma perspectiva histórico-cultural, privilegiando o enfoque nas práticas de leitura e no papel social das bibliotecas narrados por elas. Como percurso metodológico, utilizamos a pesquisa documental e bibliográfica, e os dados foram produzidos a partir de narrativas (auto)biográficas de docentes atuantes em cursos de licenciatura da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Campus Arraias. Para o presente artigo, objetivamos apresentar os dados acerca dos sentidos atribuídos pelas formadoras à biblioteca em suas memórias como leitoras. Ao concluirmos a pesquisa, notamos que tal setor, nas narrativas, representou um lugar de importância social, cultural e formativa, principalmente na formação profissional e nas memórias de leitores.
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