FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE SOBRE A REPERCUSSÃO DOS INVESTIMENTOS NA GRADUAÇÃO COM ABORDAGEM NOS GASTOS CORRENTES POR ALUNO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18547

Palavras-chave:

Gastos correntes por aluno, Institutos federais, Investimentos no ensino superior, Orçamento do IFPB

Resumo

Este estudo exploratório de abordagem qualitativa foi conduzido por uma análise de conteúdo de documentos, utilizando a técnica de cruzamento de dados da Plataforma Nilo Peçanha, dos Relatórios Gerenciais e de Autoavaliação. O objetivo principal foi analisar a repercussão da aplicação dos recursos orçamentários na graduação no IFPB no triênio de 2017 a 2019. Tal análise visa proporcionar informações pertinentes a gestores, comunidade acadêmica e sociedade, buscando compreender a representatividade e as tendências do financiamento institucional na educação. O estudo concentrou-se na avaliação dos efeitos dos investimentos no ensino superior de graduação, com foco específico no IFPB. Os resultados destacaram padrões de financiamento por tipos de curso, eixo tecnológico e turno, revelando uma tendência de redução progressiva nos investimentos na graduação, exceto para os cursos de Ensino a Distância, especialmente os de Letras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Pereira de Araújo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa – PB – Brasil.

Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa – PB – Brasil. Contador, Mestre em Educação.

José Jassuipe da Silva Morais, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa – PB – Brasil.

Pós-Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra - UC (2016) - Bolsista CAPES, sob a supervisão do Professor António Gomes Ferreira (2016). Professor Universitário há 29 anos. Tem Doutorado em Educação pela UFPB (2011), Mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairu (2004), Especialização em Pedagogia pelo Centro Universitário de João Pessoa (1999) e Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de João Pessoa (1992). Bolsista Universal CNPq - Proc. 406454/2021-3 (2022-2025). Membro Pesquisador da FREI – Fundación Red para la Educación em Iberoamérica. Possui Formação Interdisciplinar atuando na interlocução entre Educação, Estudos Históricos e Culturais, Educação Profissionalizante, Finanças e Contabilidade. Pesquisador, Palestrante e Gestor Educacional. Atualmente é Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (PPGAES) da UFPB, Chefe do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA/CCAE). Atuou como Coordenador de Graduação em Ciências Contábeis da UFPB Mamanguape - Litoral Norte entre 2006 e 2019, professor do referido curso e Avaliador de Cursos de Graduação e de Instituições Superiores do MEC. Pesquisador na área de Avaliação e Financiamento da Educação Superior, História da Educação Contábil e Líder do GHEC - Grupo de Pesquisa em História da Educação Contábil. Tem experiência em Educação, Ciências Contábeis, Gestão e Avaliação da Educação Superior. Atua principalmente nos seguintes temas: História da Educação Profissional, Ensino Comercial, História da Educação Contábil, Avaliação e Financiamento da Educação Superior, Educação e Cultura Escolar, História Geral e Doutrinas da Contabilidade, Legislação do Ensino, Pesquisa e Ensino da Contabilidade.

Referências

AMARAL, N. C. Estado e financiamento universitário no Brasil: o fundo público federal e instituições federais de ensino superior (1989 – 2001). 2002. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba, Taquaral, 2002.

AMARAL, N. C. Financiamento da educação superior: Estado X Mercado. São Paulo: Cortez; Piracicaba, SP: Editora UNIMEP, 2003.

ARAÚJO, M. P. Financiamento da educação: análise orçamentária do ensino superior no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Orientador: José Jassuipe da Silva Morais. 2021. 97f. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021

BOTTANI, N. The OECD international education indicators. Assessment in Education, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 333-350, 1994.

BRASIL. Tribunal de Contas da União. Decisão TCU n. 408/2002, de 24 de abril de 2002. Brasília, 2002.

BRASIL. Tribunal de Contas da União. Acórdão n.º 2.267/2005 – Plenária. Relator: Benjamin Zymler. Processo TC 004.550/2004-0. Ata 49/2005. Brasília, 2005.

BRASIL. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso: em: 10 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Manual para Produção e Análise dos Indicadores da Rede Federal de EPCT – Acórdão TCU n. 2.267/2005 – Exercício 2014. Brasília, DF: MEC, 2015. Disponível em: http://sitesistec.mec.gov.br/images/arquivos/pdf/manual_indicadores_gestao_exercicio2014.pdf. Acesso em: 06 ago. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Educação Profissional e Tecnológica: Série Histórica e Avanços Institucionais 2003-2016. Brasília, DF: MEC, 2016a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=133961-relatorio-memorial-setec-2003-2016-1&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 05 maio 2020.

BRASIL. Emenda Constitucional n. 95, de 15 de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 15 dez. 2016b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc95.htm. Acesso em: 10 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 1.162 de 09 de novembro de 2018. Brasília, DF: MEC, 2018a.

BRASIL, Ministério da Educação. Portaria/SETEC n. 51 de 21 de novembro de 2018. Brasília, DF: MEC, 2018b.

BRASIL. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenário/historico_educacao_profissional.pdf. Acesso em: 06 ago. 2020.

CASTRO, R. Uma Análise da Contribuição dos Controles Internos na Tomada de Decisão na Administração Pública: um estudo nas instituições públicas federais de ensino no Paraná. 2007. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2007.

CREPALDI, M.; DIEHL, C. A. Indicadores de desempenho dos cursos de graduação em Instituição de ensino superior brasileira: um estudo de caso sob a percepção dos gestores. Revista Iberoamericana de Educação, [S. l.], v. 65, n. 2, p 1-16. 2014.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

GARCIA DE OLIVEIRA, J.; MENDES SILVA, M., & BARBOSA NETO, J. E. Custo corrente por aluno e desempenho acadêmico dos estudantes das universidades federais brasileiras. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), [S. l.], v. 15, n. 1, 2021. DOI: 10.17524/repec.v15i1.2705.

MAGALHÃES, E. A.; SILVEIRA, S. F. R; ABRANTES, L. A.; FERREIRA, M. A. M.; WAKIM, V. R. Custo do ensino de Graduação em instituições federais de ensino superior: o caso da Universidade Federal de Viçosa. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 44, n. 3, p. 637-666, maio/jun. 2010.

PEREIRA, J.V. O financiamento da Rede Federal de Educação Profissional, Ciência e Tecnológica. 2018. 276 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação (FE), Goiás, 2018.

REIS, C. Z. T; OLIVEIRA, A. R.; SILVEIRA, S. F. R.; CUNHA, N. R. S. Modelo orçamentário da Universidades Federais: fatores motivadores e inibidores de sua institucionalização. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, [S. l.], v. 10, n. 6, p. 1081-1100, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=273454951009. Acesso em: 14 out. 2020.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

SILVA, C. A. T.; MORGAN, B. F.; COSTA, P. S. Desenvolvimento e aplicação de uma metodologia para cálculo do custo-aluno de instituições públicas de ensino superior: um estudo de caso. Revista de Administração Pública, [S. l.], v. 38, n. 2, p. 243-260, 2004. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/6536. Acesso em: 15 out. 2020.

Publicado

25/10/2024

Como Citar

ARAÚJO, M. P. de; MORAIS, J. J. da S. FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE SOBRE A REPERCUSSÃO DOS INVESTIMENTOS NA GRADUAÇÃO COM ABORDAGEM NOS GASTOS CORRENTES POR ALUNO. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024116, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18547. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18547. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos