FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE SOBRE A REPERCUSSÃO DOS INVESTIMENTOS NA GRADUAÇÃO COM ABORDAGEM NOS GASTOS CORRENTES POR ALUNO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18547

Palavras-chave:

Gastos correntes por aluno, Institutos federais, Investimentos no ensino superior, Orçamento do IFPB

Resumo

Este estudo exploratório de abordagem qualitativa foi conduzido por uma análise de conteúdo de documentos, utilizando a técnica de cruzamento de dados da Plataforma Nilo Peçanha, dos Relatórios Gerenciais e de Autoavaliação. O objetivo principal foi analisar a repercussão da aplicação dos recursos orçamentários na graduação no IFPB no triênio de 2017 a 2019. Tal análise visa proporcionar informações pertinentes a gestores, comunidade acadêmica e sociedade, buscando compreender a representatividade e as tendências do financiamento institucional na educação. O estudo concentrou-se na avaliação dos efeitos dos investimentos no ensino superior de graduação, com foco específico no IFPB. Os resultados destacaram padrões de financiamento por tipos de curso, eixo tecnológico e turno, revelando uma tendência de redução progressiva nos investimentos na graduação, exceto para os cursos de Ensino a Distância, especialmente os de Letras.

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Biografia do Autor

Marcelo Pereira de Araújo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa – PB – Brasil.

Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa – PB – Brasil. Contador, Mestre em Educação.

José Jassuipe da Silva Morais, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa – PB – Brasil.

Pós-Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra - UC (2016) - Bolsista CAPES, sob a supervisão do Professor António Gomes Ferreira (2016). Professor Universitário há 29 anos. Tem Doutorado em Educação pela UFPB (2011), Mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairu (2004), Especialização em Pedagogia pelo Centro Universitário de João Pessoa (1999) e Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de João Pessoa (1992). Bolsista Universal CNPq - Proc. 406454/2021-3 (2022-2025). Membro Pesquisador da FREI – Fundación Red para la Educación em Iberoamérica. Possui Formação Interdisciplinar atuando na interlocução entre Educação, Estudos Históricos e Culturais, Educação Profissionalizante, Finanças e Contabilidade. Pesquisador, Palestrante e Gestor Educacional. Atualmente é Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (PPGAES) da UFPB, Chefe do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA/CCAE). Atuou como Coordenador de Graduação em Ciências Contábeis da UFPB Mamanguape - Litoral Norte entre 2006 e 2019, professor do referido curso e Avaliador de Cursos de Graduação e de Instituições Superiores do MEC. Pesquisador na área de Avaliação e Financiamento da Educação Superior, História da Educação Contábil e Líder do GHEC - Grupo de Pesquisa em História da Educação Contábil. Tem experiência em Educação, Ciências Contábeis, Gestão e Avaliação da Educação Superior. Atua principalmente nos seguintes temas: História da Educação Profissional, Ensino Comercial, História da Educação Contábil, Avaliação e Financiamento da Educação Superior, Educação e Cultura Escolar, História Geral e Doutrinas da Contabilidade, Legislação do Ensino, Pesquisa e Ensino da Contabilidade.

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Publicado

25/10/2024

Como Citar

ARAÚJO, M. P. de; MORAIS, J. J. da S. FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE SOBRE A REPERCUSSÃO DOS INVESTIMENTOS NA GRADUAÇÃO COM ABORDAGEM NOS GASTOS CORRENTES POR ALUNO. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024116, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18547. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18547. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos