FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE SOBRE A REPERCUSSÃO DOS INVESTIMENTOS NA GRADUAÇÃO COM ABORDAGEM NOS GASTOS CORRENTES POR ALUNO
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18547Palavras-chave:
Gastos correntes por aluno, Institutos federais, Investimentos no ensino superior, Orçamento do IFPBResumo
Este estudo exploratório de abordagem qualitativa foi conduzido por uma análise de conteúdo de documentos, utilizando a técnica de cruzamento de dados da Plataforma Nilo Peçanha, dos Relatórios Gerenciais e de Autoavaliação. O objetivo principal foi analisar a repercussão da aplicação dos recursos orçamentários na graduação no IFPB no triênio de 2017 a 2019. Tal análise visa proporcionar informações pertinentes a gestores, comunidade acadêmica e sociedade, buscando compreender a representatividade e as tendências do financiamento institucional na educação. O estudo concentrou-se na avaliação dos efeitos dos investimentos no ensino superior de graduação, com foco específico no IFPB. Os resultados destacaram padrões de financiamento por tipos de curso, eixo tecnológico e turno, revelando uma tendência de redução progressiva nos investimentos na graduação, exceto para os cursos de Ensino a Distância, especialmente os de Letras.
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