ESPECIFICIDADES DO CONHECIMENTO INTERPRETATIVO DO PROFESSOR E DAS TAREFAS PARA A FORMAÇÃO COMO ELEMENTOS PARA PRÁTICAS CRIATIVAS E MATEMATICAMENTE INOVADORAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18553

Palavras-chave:

Conhecimento Interpretativo, Tarefas para a Formação, Transformações Geométricas Isométricas

Resumo

No contexto da formação de professores com foco nas especificidades do conhecimento especializado do professor, é evidente a necessidade de uma formação inovadora e, cientificamente, sustentada para desenvolver pesquisas com abordagens replicáveis que foquem as dimensões fundamentais para melhorar a qualidade das discussões e das aprendizagens matemáticas dos alunos. Considerando as especificidades da prática profissional do professor que possibilitam o entendimento dos alunos, a partir do conhecimento que possuem, é requerido um conhecimento especializado que permita escutar o Pensar matemático dos alunos – denominado Conhecimento Interpretativo – e esse conhecimento não se desenvolve na prática de sala de aula, requerendo contextos formativos com esse fito. Neste artigo, discutimos inovação associada às abordagens teóricas e metodológicas de pesquisa, à conceitualização das Tarefas para a Formação especializada (no âmbito das Transformações Geométricas Isométricas) e à abordagem metodológica associada à sua implementação em contextos imbricando formação e pesquisa.

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Biografia do Autor

Miguel Ribeiro, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas – SP – Brasil.

Miguel Ribeiro é doutor e mestre em Educação Matemática pela Universidade de Huelva (Espanha); mestre em Matemática Pura pela Universidade de Coimbra (Portugal) e licenciado em Matemática pela Universidade da Beira Interior (Portugal). Atualmente é professor da Unicamp. Ganhou o prêmio Janet Duffin Fund (2020), Award and Lecture, da British Society for Research into Learning Mathematics.

Tem ampla experiência em contextos de formação e consultoria de âmbito internacional, trabalhando com vários projetos de formação de professores que ensinam matemática desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. É coordenador do Grupo de Pesquisa e Formação de Professores CIEspMat, que realiza trabalhos com foco nas especificidades do conhecimento de professores e na melhoria da prática educacional, contribuindo para melhorar a qualidade das aprendizagens matemáticas dos alunos e, em consequência, os seus resultados de forma sustentada.

Caroline Silva, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas – SP – Brasil.

Caroline A. S. Silva é mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo IFSP-SPO e licenciada em Matemática e Pedagogia. Possui experiência como professora há mais de 10 anos, inclusive como coordenadora pedagógica, e atualmente, leciona no Ensino Fundamental e Médio da rede pública estadual de São Paulo.

Como doutoranda do Pecim – Unicamp desenvolve pesquisa acerca do Conhecimento Interpretativo do professor de matemática no âmbito das transformações geométricas isométricas e simetria.

Participa do Grupo de Pesquisa e Formação de Professores CIEspMat que realiza trabalhos considerando as especificidades do conhecimento do professor para a melhoraria da prática profissional do professor de matemática e a qualidade das aprendizagens matemáticas dos alunos nos diferentes contextos.

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Publicado

29/07/2024

Como Citar

RIBEIRO, C. M. da S.; SILVA, C. A. S. ESPECIFICIDADES DO CONHECIMENTO INTERPRETATIVO DO PROFESSOR E DAS TAREFAS PARA A FORMAÇÃO COMO ELEMENTOS PARA PRÁTICAS CRIATIVAS E MATEMATICAMENTE INOVADORAS. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.2, p. e024073, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.2.18553. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18553. Acesso em: 5 dez. 2024.