ATIVIDADES PRÁTICAS DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE FUNDAMENTADA NOS SABERES DOCENTES E NA BIOLOGIA DA COGNIÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18578Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Formação continuada, Saberes docentes, Biologia da cogniçãoResumo
Neste trabalho buscou-se discutir os resultados obtidos numa pesquisa que tematizou atividades práticas e saberes docentes na formação continuada de professores, tomando como referência outra perspectiva teórica, a biologia da cognição. Com a análise, objetivou-se avaliar se a triangulação teórica possibilita ampliar a interpretação e dar novos significados aos dados empíricos produzidos na investigação. Para tanto, selecionou-se algumas atividades práticas e as análises feitas a partir da teoria sobre saberes docentes. Na sequência, tomando como referência algumas categorias estruturantes da biologia da cognição fez-se uma nova interpretação dos dados. A análise sugere que mesmo o objeto de pesquisa estando visceralmente ligado à teoria, pode ser tomado num sentido ampliado, cabendo uma análise a partir de outras referências teóricas. Destaca-se, também, a importância do constructo de Humberto Maturana, a biologia da cognição, para formação continuada de professores de biologia, pois contribui para ampliar e reformular conhecimentos já adquiridos.
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