ATIVIDADES PRÁTICAS DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE FUNDAMENTADA NOS SABERES DOCENTES E NA BIOLOGIA DA COGNIÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18578

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Formação continuada, Saberes docentes, Biologia da cognição

Resumo

Neste trabalho buscou-se discutir os resultados obtidos numa pesquisa que tematizou atividades práticas e saberes docentes na formação continuada de professores, tomando como referência outra perspectiva teórica, a biologia da cognição. Com a análise, objetivou-se avaliar se a triangulação teórica possibilita ampliar a interpretação e dar novos significados aos dados empíricos produzidos na investigação. Para tanto, selecionou-se algumas atividades práticas e as análises feitas a partir da teoria sobre saberes docentes. Na sequência, tomando como referência algumas categorias estruturantes da biologia da cognição fez-se uma nova interpretação dos dados. A análise sugere que mesmo o objeto de pesquisa estando visceralmente ligado à teoria, pode ser tomado num sentido ampliado, cabendo uma análise a partir de outras referências teóricas. Destaca-se, também, a importância do constructo de Humberto Maturana, a biologia da cognição, para formação continuada de professores de biologia, pois contribui para ampliar e reformular conhecimentos já adquiridos.

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Biografia do Autor

Eliane Cerdas Labarce, Universidade estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dourados – MS – Brasil.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista UNESP (2003), Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar, mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista UNESP (2007) e doutorado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista UNESP (2014). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação científica e Matemática, Ciência na infância, Ensino de Ciência e Matemática, Formação de Professores com ênfase nos saberes docentes, abordagens metodológicas para o ensino de ciências e biologia, Estudos histórico-culturais. Atualmente é professora na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, onde trabalha no curso de Pedagogia e Biologia. É professora do quadro permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Científica e matemática da UEMS, estando na coordenação do mesmo.

João Mianutti, Universidade estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dourados – MS – Brasil.

Graduado em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (1990), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CCHS (1996) e Doutor em Educação para a ciência, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da Faculdade de Educação da Universidade Estadual Paulista, campus de Bauru - FC/UNESP (2010). Professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS - desde 1994. Atualmente exerce a docência no curso de Ciências Biológicas - UEMS / Unidade de Dourados - e no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Matemática / Mestrado Profissional - PPGEC

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TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

Arquivos adicionais

Publicado

26/07/2024

Como Citar

CERDAS LABARCE, E.; MIANUTTI, J. ATIVIDADES PRÁTICAS DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE FUNDAMENTADA NOS SABERES DOCENTES E NA BIOLOGIA DA COGNIÇÃO. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.2, p. e024081, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.2.18578. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18578. Acesso em: 27 jul. 2024.