ATIVIDADES PRÁTICAS DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE FUNDAMENTADA NOS SABERES DOCENTES E NA BIOLOGIA DA COGNIÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18578

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Formação continuada, Saberes docentes, Biologia da cognição

Resumo

Neste trabalho buscou-se discutir os resultados obtidos numa pesquisa que tematizou atividades práticas e saberes docentes na formação continuada de professores, tomando como referência outra perspectiva teórica, a biologia da cognição. Com a análise, objetivou-se avaliar se a triangulação teórica possibilita ampliar a interpretação e dar novos significados aos dados empíricos produzidos na investigação. Para tanto, selecionou-se algumas atividades práticas e as análises feitas a partir da teoria sobre saberes docentes. Na sequência, tomando como referência algumas categorias estruturantes da biologia da cognição fez-se uma nova interpretação dos dados. A análise sugere que mesmo o objeto de pesquisa estando visceralmente ligado à teoria, pode ser tomado num sentido ampliado, cabendo uma análise a partir de outras referências teóricas. Destaca-se, também, a importância do constructo de Humberto Maturana, a biologia da cognição, para formação continuada de professores de biologia, pois contribui para ampliar e reformular conhecimentos já adquiridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Cerdas Labarce, Universidade estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dourados – MS – Brasil.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista UNESP (2003), Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar, mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista UNESP (2007) e doutorado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista UNESP (2014). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação científica e Matemática, Ciência na infância, Ensino de Ciência e Matemática, Formação de Professores com ênfase nos saberes docentes, abordagens metodológicas para o ensino de ciências e biologia, Estudos histórico-culturais. Atualmente é professora na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, onde trabalha no curso de Pedagogia e Biologia. É professora do quadro permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Científica e matemática da UEMS, estando na coordenação do mesmo.

João Mianutti, Universidade estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dourados – MS – Brasil.

Graduado em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (1990), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CCHS (1996) e Doutor em Educação para a ciência, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da Faculdade de Educação da Universidade Estadual Paulista, campus de Bauru - FC/UNESP (2010). Professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS - desde 1994. Atualmente exerce a docência no curso de Ciências Biológicas - UEMS / Unidade de Dourados - e no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Matemática / Mestrado Profissional - PPGEC

Referências

ALVES, G. L. Nasce uma nova Instituição Educacional. Intermeio, Campo Grande, v. 4, n. 8, p. 6-17, 1998. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2642. Acesso em: 10 ago. 2023.

AMABIS, J. M.; MARTHO G. R. Fundamentos da biologia moderna. São Paulo: Moderna, 2009.

ANDRADE, M. L. F.; MASSABNI, V. G. O Desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de Ciências. Ciência & Educação, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 835-854, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/vYTLzSk4LJFt9gvDQqztQvw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 01 out. 2023.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.

BASSOLI, F. Atividades práticas e o ensino-aprendizagem de ciência(s): mitos, tendências e distorções. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 3, p. 579–93, jul./sept. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-73132014000300005. Acesso em: 01 out. 2023.

BASTOS, F. O conceito de célula viva entre os alunos de segundo grau. 1991. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.

BASTOS, F.; NARDI, R.; DINIZ, R. E. S.; CALDEIRA, A. M. A. Da necessidade de uma pluralidade de interpretações...: revisitando os debates sobre Construtivismo. In: NARDI, R.; BASTOS, F.; DINIZ, R. E. S. (org.). Pesquisas em ensino de ciências: contribuições para a formação de professores. São Paulo: Escrituras, 2004.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BORGES A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino De Física, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 291–313, 2002. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6607. Acesso em: 15 set. 2023.

CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/GNrkGpgQnmdcxwKQ4VDTgNQ/. Acesso em: 10 ago. 2023.

GARCÍA BARROS, S.; MARTÍNEZ LOSADA, C. y MONDELO ALONSO, M. Hacia la innovación de las actividades prácticas desde la formación del profesorado. Enseñanza de las Ciencias, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 353 – 366, 1998. Disponível em: https://ensciencias.uab.cat/article/view/v16-n2-garcia-martinez-lozada. Acesso em: 20 set. 2023.

HODSON, D. A critical look at practical work in school science. School Science Review, [S. l.], v. 70, n. 256, 1990. Disponível em: https://scirp.org/journal/paperinformation.aspx?paperid=25432. Acesso em: 23 set. 2023.

HODSON, D. Assessment of practical work: some considerations in philosophy of science. Science and Educations, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 115-144, 1992. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/BF00572835. Acesso em: 22 set. 2023.

IBIAPINA, I. M. L. Pesquisa Colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília, DF: Líber Livro Editora, 2008.

MARANDINO, M. A Prática de Ensino nas Licenciaturas e a Pesquisa em Ensino de Ciências. Cad. Bras. Ens. Fís., [S. l.], v. 20, n. 2, p. 168-193, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6544. Acesso em: 01 out. 2023.

MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.

MATURANA, H. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006.

MATURANA, H.; VARELA, F. A árvore do conhecimento: As bases biológicas do entendimento humano. Campinas, SP: Workshopsy, 1995.

MATURANA, H.; VARELA, F. De máquina e seres vivos: autopoiese e organização do vivo. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.

MOREIRA, D. A. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.

PRAIA, J. F.; CACHAPUZ, A. F. C.; GIL-PEREZ, D. Problema, teoria e observação em ciência: para uma reorientação epistemológica da educação em ciência. Ciência e educação, Bauru, v. 8, n. 1, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/cDFsLGkxHzRKqYXqXg7C7LM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01 out. 2023.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação do magistério. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 13, p. 5-24, 2000. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=s1413-24782000000100002&script=sci_abstract. Acesso em: 01 out. 2023.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

Arquivos adicionais

Publicado

26/07/2024

Como Citar

CERDAS LABARCE, E.; MIANUTTI, J. ATIVIDADES PRÁTICAS DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE FUNDAMENTADA NOS SABERES DOCENTES E NA BIOLOGIA DA COGNIÇÃO. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.2, p. e024081, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.2.18578. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18578. Acesso em: 21 nov. 2024.