IMPACTO DA COVID-19 NAS AÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÍDIA E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP), CAMPUS BAURU
Palavras-chave:
COVID-19, Educação, Pós-graduação, Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia, UnespResumo
À luz da emergência sanitária de COVID-19 um conjunto amplo de atividades foram forçadamente obrigadas a se adaptar integralmente ao modelo virtual e à distância, notadamente o setor da educação. Nesse cenário, as universidades e, destacadamente, a pós-graduação tiveram urgência em construir um conjunto de mecanismos que fosse capaz de dar sustentação à manutenção de atividades docentes e discentes. O uso de equipamentos adequados, o acesso à softwares próprios, o acompanhamento sanitário e psicológico dos alunos e professores tornou-se agenda prioritária. Este trabalho trata de pesquisa qualitativa, exploratória, de campo com estudo de caso com os resultados de avaliação do impacto da pandemia de coronavírus no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMiT), curso de doutorado, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Bauru. Os resultados foram positivos quando avaliados o acesso à internet e as expectativas em relação ao oferecimento de disciplinas remotas, entretanto, ruins em termos de sobrecarga de trabalho e condições psicológicas.
Downloads
Referências
CAÑADAS OSINSKI, I.; ALFONSO SÁNCHEZ, B. Categorías de Respuestas en Escala Tipo Likert. Psicothema, v. 10, n. 3, p. 623–631, 1998.
DELBONI, C. Adolescentes relutam em abrir a câmera nas aulas online. 2021. Disponível em: https://www.estadao.com.br/emais/carolina-delboni/adolescentes-relutam-em-abrir-a-camera-nas-aulas-online/. Acesso em: 03 out. 2023.
FRANCO, S. R.; FRANCO, M. E. D. P.; LONGHI, S. Política e Gestão da Educação Superior, Tecnologia e Possibilidades em Tempos de Covid-19. Rev. Int. Educ. Super., Campinas, SP, v. 8, e022039, 2022. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2446-94242022000100102&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 01 fev. 2024.
FULLAN, M. Learning and the pandemic: what’s next? Prospects, v. 49, n. 1-2, p. 25-28, 2020. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11125-020-09502-0. Acesso em: 01 fev. 2024.
G1. Brasil é pior país do mundo na gestão da epidemia de Covid-19, aponta estudo australiano. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/01/28/brasil-e-pior-pais-do-mundo-na-gestao-da-epidemia-de-covid-19-aponta-estudo-australiano.ghtml. Acesso em: 03 out. 2023.
IBGE. Síntese de Indicadores Sociais: uma análise da condição de vida da população brasileira 2021. Rio de Janeiro: Ministério da Economia, 2021. Disponível em: https://static.poder360.com.br/2021/12/Sintese-de-Indicadores-Sociais-Uma-analise-das-condicoes-de-vida-da-populacao-brasileira-2021.pdf. Acesso em: 03 out. 2023.
LUNA, S. M. M. Manual práctico para el diseño de la escala Likert. Xihmai, v. 2, n. 4, 2007.
NOGUEIRA, R. Elaboração e análise de questionários: uma revisão da literatura básica e a aplicação dos conceitos a um caso real. Relatórios COPPEAD, n. 350, 2002.
SALDAÑA, P. Cerca de 4 milhões abandonaram estudos na pandemia, diz pesquisa. 2021. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2021/01/cerca-de-4-milhoes-abandonaram-estudos-na-pandemia-diz-pesquisa.shtml. Acesso em: 03 out. 2023.
SILVA, V. Unesp vai emprestar notebooks para ingressantes de 2021. 2021. Disponível em: https://www2.unesp.br/portal#!/noticia/36562/unesp-vai-emprestar-notebooks-para-ingressantes-de-2021. Acesso em: 03 out. 2023.
SUTTO, G. 85% das empresas do país adotaram o trabalho remoto na pandemia, mostra pesquisa. InfoMoney, 26 fev. 2022. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/85-das-empresas-do-pais-adotaram-o-trabalho-remoto-na-pandemia-mostra-pesquisa/. Acesso em: 03 out. 2023
UNESCO. Education: from disruption to recovery. 2022. Disponível em: https://webarchive.unesco.org/web/20220625033513/https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 3 out. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcos Américo, Juliano Maurício de Carvalho, Vânia Cristina Pires Nogueira Valente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.