IMPACTO DA COVID-19 NAS AÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÍDIA E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP), CAMPUS BAURU

Autores

Palavras-chave:

COVID-19, Educação, Pós-graduação, Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia, Unesp

Resumo

À luz da emergência sanitária de COVID-19 um conjunto amplo de atividades foram forçadamente obrigadas a se adaptar integralmente ao modelo virtual e à distância, notadamente o setor da educação. Nesse cenário, as universidades e, destacadamente, a pós-graduação tiveram urgência em construir um conjunto de mecanismos que fosse capaz de dar sustentação à manutenção de atividades docentes e discentes. O uso de equipamentos adequados, o acesso à softwares próprios, o acompanhamento sanitário e psicológico dos alunos e professores tornou-se agenda prioritária. Este trabalho trata de pesquisa qualitativa, exploratória, de campo com estudo de caso com os resultados de avaliação do impacto da pandemia de coronavírus no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMiT), curso de doutorado, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Bauru. Os resultados foram positivos quando avaliados o acesso à internet e as expectativas em relação ao oferecimento de disciplinas remotas, entretanto, ruins em termos de sobrecarga de trabalho e condições psicológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Américo, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru – SP, Brasil.

Docente Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento (Mestrado Profissional) da UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pós- Doutorado realizado na Universidad Nacional de La Matanza (Argentina) com o tema: TV Digital, T-Learning e Edutretenimento: Uma Avaliação dos Caso Argentino"; Doutorado em Educação para a Ciência pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010); Mestrado em Comunicação pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002); Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo (RTV) pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994); Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Avaré (1985). Atualmente é professor do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É lider do GECEF - Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol e pesquisador do LECOTEC - Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã. 

Juliano Maurício de Carvalho, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru – SP, Brasil.

Livre-docente em Políticas de Comunicação, Mídia e Indústrias Criativas pela Unesp. Pós-doutorado pela Universidade de Sevilha e Universidade Carlos III de Madri. É vice-coordenador do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia, docente no curso de Jornalismo e líder do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia, Educação e Criatividade do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutor em Comunicação pela Umesp, mestre em Ciência Política pela Unicamp e bacharel em Jornalismo pela PUC-Campinas. Publicou artigos, capítulos de livros e trabalhos em eventos científicos nas áreas de jornalismo e inovação, políticas de comunicação, gestão da informação e criatividade, economia da comunicação e da cultura e co-organizou as coletâneas: Revisitando MacBride: utopias e distopias (2021), Mídia, cultura inovativa e economia criativa em tempos pandêmicos (2020), Políticas de Comunicação: Instituições, Tecnologia e Regulação (2019), Jornalismo e convergência (2014), Economia política da comunicação: digitalização e sociedade (2013) e O novo rádio: cenários da radiodifusão na era digital (2010). Foi conselheiro do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, diretor da Associação Brasileira de Televisão Universitária, coordenador do Grupo de Trabalho de Políticas de Comunicação da Intercom, vice-presidente e diretor de Relações Institucionais do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo e diretor de Comunicação da União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura. Coordenou o mestrado profissional em Televisão Digital e Mídia e Tecnologia da Unesp.

Vânia Cristina Pires Nogueira Valente, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru – SP, Brasil.

Livre Docente em Representação Gráfica. Docente em tempo integral, regime estatutário, da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia - Doutorado - FAAC/Unesp. Doutora em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP). Mestre em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Graduada em Processamento de Dados pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É coordenadora do acordo de cooperação com a University of Huddersfield (UK) e líder do grupo de pesquisa "Mídias Digitais, Interatividade, Games e Educação" certificando pelo CNPq. Foi Diretora de Informática da Faculdade de Ciências da Unesp-Bauru. Tem experiência nas áreas de Programação de Interfaces Interativas e Ensino de Desenho, pesquisa os seguintes temas: Representação Gráfica, Design de Multimídia, Letramento Espacial, Desenvolvimento de Hipermídia e Mídias Digitais, sociedade e educação. 

Referências

CAÑADAS OSINSKI, I.; ALFONSO SÁNCHEZ, B. Categorías de Respuestas en Escala Tipo Likert. Psicothema, v. 10, n. 3, p. 623–631, 1998.

DELBONI, C. Adolescentes relutam em abrir a câmera nas aulas online. 2021. Disponível em: https://www.estadao.com.br/emais/carolina-delboni/adolescentes-relutam-em-abrir-a-camera-nas-aulas-online/. Acesso em: 03 out. 2023.

FRANCO, S. R.; FRANCO, M. E. D. P.; LONGHI, S. Política e Gestão da Educação Superior, Tecnologia e Possibilidades em Tempos de Covid-19. Rev. Int. Educ. Super., Campinas, SP, v. 8, e022039, 2022. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2446-94242022000100102&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 01 fev. 2024.

FULLAN, M. Learning and the pandemic: what’s next? Prospects, v. 49, n. 1-2, p. 25-28, 2020. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11125-020-09502-0. Acesso em: 01 fev. 2024.

G1. Brasil é pior país do mundo na gestão da epidemia de Covid-19, aponta estudo australiano. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/01/28/brasil-e-pior-pais-do-mundo-na-gestao-da-epidemia-de-covid-19-aponta-estudo-australiano.ghtml. Acesso em: 03 out. 2023.

IBGE. Síntese de Indicadores Sociais: uma análise da condição de vida da população brasileira 2021. Rio de Janeiro: Ministério da Economia, 2021. Disponível em: https://static.poder360.com.br/2021/12/Sintese-de-Indicadores-Sociais-Uma-analise-das-condicoes-de-vida-da-populacao-brasileira-2021.pdf. Acesso em: 03 out. 2023.

LUNA, S. M. M. Manual práctico para el diseño de la escala Likert. Xihmai, v. 2, n. 4, 2007.

NOGUEIRA, R. Elaboração e análise de questionários: uma revisão da literatura básica e a aplicação dos conceitos a um caso real. Relatórios COPPEAD, n. 350, 2002.

SALDAÑA, P. Cerca de 4 milhões abandonaram estudos na pandemia, diz pesquisa. 2021. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2021/01/cerca-de-4-milhoes-abandonaram-estudos-na-pandemia-diz-pesquisa.shtml. Acesso em: 03 out. 2023.

SILVA, V. Unesp vai emprestar notebooks para ingressantes de 2021. 2021. Disponível em: https://www2.unesp.br/portal#!/noticia/36562/unesp-vai-emprestar-notebooks-para-ingressantes-de-2021. Acesso em: 03 out. 2023.

SUTTO, G. 85% das empresas do país adotaram o trabalho remoto na pandemia, mostra pesquisa. InfoMoney, 26 fev. 2022. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/85-das-empresas-do-pais-adotaram-o-trabalho-remoto-na-pandemia-mostra-pesquisa/. Acesso em: 03 out. 2023

UNESCO. Education: from disruption to recovery. 2022. Disponível em: https://webarchive.unesco.org/web/20220625033513/https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 3 out. 2023.

Publicado

10/09/2024

Como Citar

AMÉRICO, M.; CARVALHO, J. M. de; VALENTE, V. C. P. N. IMPACTO DA COVID-19 NAS AÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÍDIA E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP), CAMPUS BAURU. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024102, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18627. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos