Formação de professores em educação financeira: resultados de um curso de formação

Autores

Palavras-chave:

Educação financeira, curso de formação, professores, gamificação, conhecimento financeiro

Resumo

O objetivo geral foi analisar como as ações do Sumo  Educacional contribuíram para o conhecimento financeiro dos professores, para isso analisaram-se o conhecimento financeiro antes e após as ações do projeto e buscou-se  observar como eles repassaram o conhecimento aos  alunos. A coleta de dados ocorreu antes do curso e após dois meses do seu término. Foram utilizados dois  questionários como instrumento de coleta de dados. O primeiro questionário incluiu perguntas sobre conhecimento financeiro, comportamento financeiro, perfil dos professores e experiência profissional. O segundo  continha questões sobre conhecimento financeiro,  expectativas em relação à aplicação dos conhecimentos, e percepção dos temas abordados. Os dados foram  analisados utilizando estatísticas descritivas, teste de  Mann-Whitney e análise de dados em painel. Identificou-se que o curso contribuiu para a melhoria da aprendizagem impactando no método de ensino dos professores e  ampliando as habilidades financeiras dos alunos e houve um aumento na confiança ao lecionar.

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Biografia do Autor

Natali Morgana Cassola, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil

Integrante do Sumo Educacional, um projeto de educação financeira para estudantes do ensino fundamental, ensino médio e EJA em Santa Maria e região. Membro da Liga de Mercado Financeiro UFSM, projeto de ensino que oportunizar aos membros a participação em grupos de estudo sobre temas relacionados ao mercado financeiro, tanto no campo teórico do saber, quanto na experiência prática de atuação em workshops e apresentações internas e externas. Participante no Projeto de Pesquisa Bem-estar Financeiro: Impactos do endividamento e da preparação para a aposentadoria, atuando em pesquisa na linha de Economia, Políticas e Finanças Públicas, no desenvolvimento de questionários e uso de software estatísticos

Kalinca Léia Becker, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil

Professora no Departamento de Economia e Relações Internacionais, nos Programas de Pós-Graduação em Administração Pública - PPGAP (acadêmico), Gestão de Organizações Públicas - PPGOP (profissional) e Economia e Desenvolvimento - PPGE&D da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora (2013) e Mestre (2009) em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo- ESALQ/USP. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Em 2018 participou do programa Fulbright Visiting Scholar na University of Illinois at Urbana-Champaign, Atua principalmente nos seguintes temas: economia social, avaliação de políticas públicas e econometria aplicada.

Kelmara Mendes Vieira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) , doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), graduação em estatística pela Universidade Federal de Santa Maria (2019) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020). Professora titular da Universidade Federal de Santa Maria. Foi coordenadora (2011-2013) do Programa de Pós-Graduação em Administração, editora da Revista Sociais e Humanas (2009-2016), editora da Revista Práticas de Administração Pública (2016-2020), editora associada da Brazilian Administration Review(2020) . Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública, editora associada da Revista Práticas de Administração Pública , e revisora ad hoc de diversos periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Finanças e Administração Pública. As pesquisas em finanças comportamentais tem como principais temas de interesse: alfabetização financeira, atitude ao endividamento, bem-estar financeiro, uso e dívida no cartão de crédito, gerenciamento financeiro, planejamento financeiro para a aposentadoria, cidadania financeira e inadimplência. Em administração pública tem realizado pesquisas em construção e aplicação de instrumentos para avaliação de políticas públicas do ponto de vista do usuário/beneficiário final.

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Publicado

09/10/2024

Como Citar

CASSOLA, N. M.; BECKER, K. L.; VIEIRA, K. M. Formação de professores em educação financeira: resultados de um curso de formação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e18665, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18665. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos