Formação de professores em educação financeira: resultados de um curso de formação
Palavras-chave:
Educação financeira, curso de formação, professores, gamificação, conhecimento financeiroResumo
O objetivo geral foi analisar como as ações do Sumo Educacional contribuíram para o conhecimento financeiro dos professores, para isso analisaram-se o conhecimento financeiro antes e após as ações do projeto e buscou-se observar como eles repassaram o conhecimento aos alunos. A coleta de dados ocorreu antes do curso e após dois meses do seu término. Foram utilizados dois questionários como instrumento de coleta de dados. O primeiro questionário incluiu perguntas sobre conhecimento financeiro, comportamento financeiro, perfil dos professores e experiência profissional. O segundo continha questões sobre conhecimento financeiro, expectativas em relação à aplicação dos conhecimentos, e percepção dos temas abordados. Os dados foram analisados utilizando estatísticas descritivas, teste de Mann-Whitney e análise de dados em painel. Identificou-se que o curso contribuiu para a melhoria da aprendizagem impactando no método de ensino dos professores e ampliando as habilidades financeiras dos alunos e houve um aumento na confiança ao lecionar.
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