O BANCO MUNDIAL E A UNESCO NO CONTEXTO DA CRISE SANITÁRIA DA PANDEMIA DE COVID-19: AS INTERFACES ENTRE EDUCAÇÃO, SAÚDE, APRENDIZAGEM E POBREZA E A AGENDA DA EDUCAÇÃO 2030
Palavras-chave:
Banco Mundial, UNESCO, Crise Sanitária da Pandemia de COVID-19, Agenda da Educação 2030Resumo
Os organismos internacionais tais como a UNESCO e o Banco Mundial cumprem papel de destaque na construção da agenda educacional global, o que torna relevante o desvelar de seus enunciados no contexto da crise sanitária da pandemia de COVID-19, objetivo deste artigo. Trata-se de pesquisa documental e bibliográfica, de abordagem qualitativa. Como resultado, identificou-se a convergência da UNESCO e do Banco Mundial no que se refere à defesa do direito à Educação de qualidade, inclusiva e equitativa; à proteção à saúde e ao bem-estar e à nutrição; aos grupos em situação de vulnerabilidade social; ao enfrentamento da crise/pobreza de aprendizagem; à insegurança alimentar, dentre outros, que compõem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda da Educação 2030. Em síntese, observa-se a tendência de um discurso humanitário veiculado pelos Organismos Internacionais, o qual ganha legitimidade em prol da Agenda da Educação 2030.
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