O BANCO MUNDIAL E A UNESCO NO CONTEXTO DA CRISE SANITÁRIA DA PANDEMIA DE COVID-19: AS INTERFACES ENTRE EDUCAÇÃO, SAÚDE, APRENDIZAGEM E POBREZA E A AGENDA DA EDUCAÇÃO 2030

Autores

Palavras-chave:

Banco Mundial, UNESCO, Crise Sanitária da Pandemia de COVID-19, Agenda da Educação 2030

Resumo

Os organismos internacionais tais como a UNESCO e o Banco Mundial cumprem papel de destaque na construção da agenda educacional global, o que torna relevante o desvelar de seus enunciados no contexto da crise sanitária da pandemia de COVID-19, objetivo deste artigo. Trata-se de pesquisa documental e bibliográfica, de abordagem qualitativa. Como resultado, identificou-se a convergência da UNESCO e do Banco Mundial no que se refere à defesa do direito à Educação de qualidade, inclusiva e equitativa; à proteção à saúde e ao bem-estar e à nutrição; aos grupos em situação de vulnerabilidade social; ao enfrentamento da crise/pobreza de aprendizagem; à insegurança alimentar, dentre outros, que compõem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda da Educação 2030. Em síntese, observa-se a tendência de um discurso humanitário veiculado pelos Organismos Internacionais, o qual ganha legitimidade em prol da Agenda da Educação 2030.

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Biografia do Autor

Ireni Marilene Zago Figueiredo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel – PR, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – Campus de Cascavel. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social (GEPPES).

Giselle Cristina Martins Real, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS, Brasil.

Doutorado e pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora titular da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). É pesquisadora PQ2 do CNPq, desenvolvendo estudos e pesquisas na área de política, gestão e avaliação da educação superior. Atualmente, é coordenadora adjunta da área de Educação da Capes.

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Publicado

11/09/2024

Como Citar

FIGUEIREDO, I. M. Z.; REAL, G. C. M. O BANCO MUNDIAL E A UNESCO NO CONTEXTO DA CRISE SANITÁRIA DA PANDEMIA DE COVID-19: AS INTERFACES ENTRE EDUCAÇÃO, SAÚDE, APRENDIZAGEM E POBREZA E A AGENDA DA EDUCAÇÃO 2030. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024104, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18670. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos