PESQUISA DE MÉTODOS MISTOS NA ANÁLISE DE MODELO ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO NA GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

Autores

Palavras-chave:

Ensino Superior, Educação em Odontologia, Modelo Organizacional, Métodos Mistos

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o modelo organizacional da graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, com métodos mistos, para investigar a inter-relação entre estrutura organizacional e Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Os dados foram coletados pelas páginas institucionais e submetidos às análises descritiva, exploratória e de conteúdo. Fundado em 1946, o curso possui quatro instâncias gestoras: coordenação, colegiado, departamento de odontologia e núcleo docente estruturante. Seus pressupostos contemplam: odontologia contemporânea/generalista, inserção comunitária, mudanças curriculares, articulação com gestão/serviços, capacitação permanente, ensino-aprendizagem construtivista sociologicamente organizado, autoavaliação. O currículo possui dez semestres e 66 disciplinas. O estágio é, majoritariamente, intramural. Espaços comunitários são ofertados na Saúde Coletiva, extensão e alguns estágios. Os projetos de pesquisa direcionam-se à clínica. Há alta carga disciplinar e pouco tempo para atividades complementares. Embora a proposta do curso seja consonante às DCN, há desproporção entre ciências odontológicas/biológicas e as demais áreas do saber.

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Biografia do Autor

Vinícius Spiger, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC, Brasil.

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Mestre em Odontologia em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Aluno de Doutorado em Odontologia em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Cirurgião-Dentista Comunitário da Secretaria Municipal de Saúde de Pomerode (Santa Catarina/SC)

Daniela Lemos Carcereri, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC, Brasil.

Professora Titular do Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui Graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), Mestrado em Odontologia, área de Odontopediatria, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e Doutorado em Engenharia de Produção, área de Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Pós-doutorado junto ao Departamento de Organização e Didática Educativa da Faculdade de Pedagogia da Universidade de Barcelona, Espanha, bolsista do CNPq (2013). Atua como professora no Curso de Graduação em Odontologia; no Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina, área de concentração Odontologia em Saúde Coletiva e no Curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família -REMULTISF, ministrado em parceria pela Universidade Federal de Santa Catarina e a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis.. Sub-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Odontologia (2011-2012). Coordenadora da REMULTISF (2010 e 2014-2015). Coordenadora do Curso de Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina (2015-2017). Sub-chefe do Departamento de Odontologia da UFSC no período de 2017-2019. Membro da Comissão de Ensino da Associação Brasileira de Ensino Odontológico - ABENO ( 2014-atual). Representante da ABENO na Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva - REDE APS/ABRASCO. Membro do Grupo Temático Saúde Bucal Coletiva da ABRASCO. Membro da Academia Catarinense de Odontologia. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Saúde Bucal Coletiva. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Interdisciplinaridade, Educação e Saúde ( GIS/UFSC) e desenvolve projetos e pesquisas principalmente sobre os temas ensino na saúde e atenção primária à saúde.

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Publicado

11/09/2024

Como Citar

SPIGER, V.; CARCERERI, D. L. PESQUISA DE MÉTODOS MISTOS NA ANÁLISE DE MODELO ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO NA GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024107, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18846. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos