PESQUISA DE MÉTODOS MISTOS NA ANÁLISE DE MODELO ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO NA GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA
Palavras-chave:
Ensino Superior, Educação em Odontologia, Modelo Organizacional, Métodos MistosResumo
Este estudo teve como objetivo analisar o modelo organizacional da graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, com métodos mistos, para investigar a inter-relação entre estrutura organizacional e Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Os dados foram coletados pelas páginas institucionais e submetidos às análises descritiva, exploratória e de conteúdo. Fundado em 1946, o curso possui quatro instâncias gestoras: coordenação, colegiado, departamento de odontologia e núcleo docente estruturante. Seus pressupostos contemplam: odontologia contemporânea/generalista, inserção comunitária, mudanças curriculares, articulação com gestão/serviços, capacitação permanente, ensino-aprendizagem construtivista sociologicamente organizado, autoavaliação. O currículo possui dez semestres e 66 disciplinas. O estágio é, majoritariamente, intramural. Espaços comunitários são ofertados na Saúde Coletiva, extensão e alguns estágios. Os projetos de pesquisa direcionam-se à clínica. Há alta carga disciplinar e pouco tempo para atividades complementares. Embora a proposta do curso seja consonante às DCN, há desproporção entre ciências odontológicas/biológicas e as demais áreas do saber.
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