“SEMENTE DO MAL”: PENSAR A EDUCAÇÃO DE JOVENS EM CONFLITO COM A LEI E PRIVADOS DE LIBERDADE, ESTIGMAS E ESTEREÓTIPOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18937

Palavras-chave:

Estigmas, Esteriótipos, Juventudes Periféricas, Jovens em conflito com a lei

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir imagens socialmente construídas em relação aos/as jovens que, em decorrência de atos infracionais, entraram em conflito com a lei e foram privados de sua liberdade. A base da discussão está alicerçada nas reflexões de Goffman (2022) e o conceito de Estigma, bem como pesquisas correlatas à área. O trabalho se materializa por meio de esforços empreendidos para o desenvolvimento da pesquisa bibliográfica Juventude Encarcerada: elementos para entender a educação de jovens em privação de liberdade no Estado de Minas Gerais, em processo de desenvolvimento no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade de Ouro Preto. As reflexões possibilitaram uma melhor compreensão quanto aos modos como as imagens de sujeitos jovens, em conflito com a lei, são construídas e quais as reverberações de tais estereótipos e estigmas nas vivências e trajetórias de tais sujeitos.

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Biografia do Autor

Francisco André S. Martins, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Belo Horizonte – MG – Brasil.

Docente efetivo da Faculdade de Educação (FaE UEMG), Departamento de Administração Educacional (DAE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação e Formação Humana (PPGE-FaE-UEMG), Pós-doutorando do PPGE/UFOP.

Regina Magna Bonifácio Araújo, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Mariana – MG – Brasil.

Professora Associada I do Departamento de Educação da UFOP, docente e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFOP. Pedagoga, Mestre em Educação pela UFJF e Doutora em Educação pela Unicamp. Pós-doutoramente em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa.

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Publicado

25/10/2024

Como Citar

MARTINS, F. A. S.; ARAÚJO, R. M. B. “SEMENTE DO MAL”: PENSAR A EDUCAÇÃO DE JOVENS EM CONFLITO COM A LEI E PRIVADOS DE LIBERDADE, ESTIGMAS E ESTEREÓTIPOS. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024125, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18937. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18937. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos