EDUCAÇÃO BRASILEIRA DE JOVENS E ADULTOS: UM RELATO REFLEXIVO DE UM CONTEXTO EMERGENTE DE ENSINO DE BIOLOGIA REMOTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18940

Palavras-chave:

Pandemia de SARS-CoV2, Aprendizagem Remota, Educação para Jovens e Adultos, Ensino de biologia, Educação brasileira

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil enfrenta desafios históricos, especialmente no ensino de Biologia. As dificuldades se intensificaram com a pandemia global devido ao SARS-CoV-2, que impôs o distanciamento social e a migração emergencial para o ensino remoto. Nesse cenário, a pesquisa aborda reflexões para soluções inovadoras para o ensino de Biologia, utilizando metodologias ativas e recursos interativos. A pesquisa tem a finalidade de identificar perspectivas e desafios relacionados ao ensino remoto, nas aulas de biologia celular ministradas para alunos da EJA, bem como expor críticas e reflexões deste cenário de ensino através da visão de um professor atuante. A reflexão crítica sobre essa experiência permitiu a identificação de boas práticas e a construção de um modelo de ensino de Biologia mais eficaz para a EJA, propiciando uma educação de qualidade para jovens e adultos de diferentes classes sociais, construindo um futuro mais justo e equitativo.

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Biografia do Autor

Régis Vinícius Alves de Abreu, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia – MG – Brasil.

Atualmente, Doutorando em bioquimica - UFU. Mestre em Química/Bioquímica no programa de Agroquímica da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atribuições e experiências: Desenvolvimento de nanocatalisadores a base de Óxido de Grafeno e Óxido de Grafeno modificado com Ferro, para aplicações em adsorção e degradação de 2,4-Diclorofenol e Azul de Metileno, com ênfase em cinética de adsorção e degradação, ordem de reação, além de cálculos a respeito da Entalpia, Entropia, Energia de Ativação e Energia livre de Gibbs, Domínio em analisar e interpretar dados referentes a FTIR, RAMAN, Raio X, Espectofotômetro UV-Vis, termogravimetria, potenciômetro, titulação de Bohem, CG e HPLC. Conhecimento em análise de qualidade da água e tratamentos, levando em consideração parâmetros químicos, físicos e biológicos. Ainda, tem-se pesquisas teóricas e práticas a respeito de Ensino de Química, Educação para Jovens e Adultos, Educação Ambiental e Formação Docente.

Ana Rafaela Silva de Macedo, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia – MG – Brasil.

Formada no curso de Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na área de atuação na Parasitologia animal Participou de eventos na área iniciação cientifica, iniciação a docência, como monitora na semana científica e tecnológica na própria universidade, foi bolsista em projetos de pesquisa e iniciação cientifica (IC), extensão e monitoria com resumos publicados em anais de Congressos, e de eventos na área de produção animal e parasitologia,trabalhou em organização feriras e eventos relacionados com curso. Mestre pelo programa de pós graduação em ciência animal na Universidade Federal da Paraíba na área de sanidade e saúde animal , sub-área microbiologia, doutoranda no programa de pós graduação em Bioquímica e Biologia Molecular na linha de pesquisa Bioquímica de microrganismo e doenças complexas enfase em parasitologia animal.

Daise Aparecida Rossi, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia – MG – Brasil.

Possui graduação em Ciências Biológicas e em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia, mestrado em Ciências dos Alimentos e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é coordenadora do Laboratório de Biotecnologia Animal Aplicada, docente do curso de graduação em Medicina Veterinária, docente e orientadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Microbiologia Veterinária, com ênfase em Microbiologia de Alimentos, Zoonoses bacterianas, Epidemiologia de zoonoses transmitidas pelos alimentos e Segurança alimentar, atuando principalmente nos seguintes temas: Campylobacter e Salmonella na cadeia de produção avícola, diagnóstico molecular de zoonoses bacterianas. Foi coordenadora do PPGCV entre 2018 e 2021 e consultora ad hoc do MAPA para elaboração de parecer técnico-científico do estado da arte sobre controle e monitoramento de Campylobacter na cadeia produtiva avícola.

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Publicado

25/10/2024

Como Citar

ABREU, R. V. A. de; MACEDO, A. R. S. de; ROSSI, D. A. EDUCAÇÃO BRASILEIRA DE JOVENS E ADULTOS: UM RELATO REFLEXIVO DE UM CONTEXTO EMERGENTE DE ENSINO DE BIOLOGIA REMOTO. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024126, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18940. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18940. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência