EDUCAÇÃO BRASILEIRA DE JOVENS E ADULTOS: UM RELATO REFLEXIVO DE UM CONTEXTO EMERGENTE DE ENSINO DE BIOLOGIA REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18940Palavras-chave:
Pandemia de SARS-CoV2, Aprendizagem Remota, Educação para Jovens e Adultos, Ensino de biologia, Educação brasileiraResumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil enfrenta desafios históricos, especialmente no ensino de Biologia. As dificuldades se intensificaram com a pandemia global devido ao SARS-CoV-2, que impôs o distanciamento social e a migração emergencial para o ensino remoto. Nesse cenário, a pesquisa aborda reflexões para soluções inovadoras para o ensino de Biologia, utilizando metodologias ativas e recursos interativos. A pesquisa tem a finalidade de identificar perspectivas e desafios relacionados ao ensino remoto, nas aulas de biologia celular ministradas para alunos da EJA, bem como expor críticas e reflexões deste cenário de ensino através da visão de um professor atuante. A reflexão crítica sobre essa experiência permitiu a identificação de boas práticas e a construção de um modelo de ensino de Biologia mais eficaz para a EJA, propiciando uma educação de qualidade para jovens e adultos de diferentes classes sociais, construindo um futuro mais justo e equitativo.
Downloads
Referências
ALBÓ, L.; BEARDSLEY, M.; MARTÍNEZ-MORENO, J.; SANTOS, P.; HERNÁNDEZ-LEO, D. Emergency Remote Teaching: Capturing Teacher Experiences in Spain with SELFIE. In: ALARIO-HOYOS, C.; RODRÍGUEZ-TRIANA, M. J.; SCHEFFEL, M.; ARNEDILLO-SÁNCHEZ, I.; DENNERLEIN, S. M. In: Addressing Global Challenges and Quality Education. Springer, Cham, 2020. p. 318-331.
AQUINO, R. N.; MEDEIROS, A. F.; SANTOS, G. S. N. A significância da educação de jovens e adultos nos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Rondônia. Laplage em Revista, [S. l.], V. 7, n. 1, 2021.
ARTUZI, D.; DA FONSECA, A. G. M. F.; BERTOLOTO, J. S. Análise da experiência remota e uso de metodologias ativas no ensino de língua inglesa na EJA. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 2, e061, 2021.
BACHETI, L.; LOUREIRO, A.; CRISTÓVÃO, A.; SALLES, A. Educação de jovens e adultos e desenvolvimento local em comunidades quilombolas rurais brasileiras. Revista Portuguesa de Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, 2020.
BEARDSLEY, M.; ALBÓ, L.; ARAGÓN, P.; HERNÁNDEZ-LEO, D. Emergency Education Effects on Teacher Abilities and Motivation to Use Digital Technologies. British Journal of Educational Technology, [S. l.], 2021. DOI: 10.1111/bjet.13101.
DA SILVA TUPAN, L. F.; DE SOUZA NUNES, G. C.; MINCACHE, A. J.; DE SOUZA, A. O. Perspectivas de professores de Física mediante o ensino remoto durante a pandemia de COVID-19. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 11, e27101119293, 2021.
DA SILVA, C. R.; FREITAS, A. C. S.; ALMEIDA, N. R. O. de. A EJA e o ensino remoto emergencial: um olhar discente. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1-10, 2021.
DA SILVA, F. N.; SILVA, R. A. da; RENATO, G. de A.; SUART, R. de C. Concepções de professores dos cursos de Química sobre as atividades experimentais e o Ensino Remoto Emergencial. Revista Docência do Ensino Superior, v. 10, p. 1-21, 2020.
DE OLIVEIRA LIMA, D.; NASSER, L. Avaliação no Ensino Remoto de Matemática: analisando categorias de respostas. Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], e202018, 2020.
ESPÍRITO SANTO, G.; DA SILVA, M. S.; DA SILVA LIMA, C.; GOMES, M. D. F. F. A.; DA SILVA, C. G. Ensino Remoto Emergencial no período da pandemia: um desafio no ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 9, p. 89926-89943, 2021.
FERRI, F.; GRIFONI, P.; GUZZO, T. Online Learning and Emergency Remote Teaching: Opportunities and Challenges in Emergency Situations. Societies, v. 10, n. 4, p. 86, 2020.
FHLOINN, E. N.; FITZMAURICE, O. How and why? Technology and practices used by university mathematics lecturers for emergency remote teaching during the COVID-19 pandemic. Teaching Mathematics and its Applications: An International Journal of the IMA, v. 10, n. 4, 2021.
GIL, A. C.; PESSONI, A. Estratégias para o alcance de objetivos afetivos no ensino remoto. Revista Docência do Ensino Superior, [S. l.], v. 1-18, 2020.
GOLINELLI, D.; BOETTO, E.; CARULLO, G.; NUZZOLESE, A. G.; LANDINI, M. P.; FANTINI, M. P. How the COVID-19 pandemic is favoring the adoption of digital technologies in healthcare: a literature review. [S. l.]: MedRxiv, 2020.
IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: educação. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317-educacao.html. Acesso em: 26 fev. 2021.
LELLIS, L. B.; FLORENTINO, J. F.; DA COSTA, V. B. A percepção dos estudantes-trabalhadores da eja sobre o ensino remoto. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, [S. l.], v. 23, 2021.
MARASCHIN, M.; FERREIRA, L. A política de educa çã de adultos integrada à educação profissional no brasil: das políticas às práticas. HOLOS, [S. l.], v. 36, n. 3, p. 1-15, 2020.
MEDEIROS, L. R.; TAVARES, L. R. Percepções de alunos com deficiência intelectual no Ensino Remoto Emergencial. Linguagem em Foco, [S. l.], 12, n. 3, p. 150-171, 2021.
MISIRLI, O.; ERGULEC, F. Emergência controlo remoto ensino durante a pandemia de COVID-19: Pais experiências e perspectivas. Educação e Tecnologias de Informação, [S. l.], p. 1-20, 2021.
NETTO, C. M.; ALMEIDA, K. N.; SOUZA, M. C. R. F.; MOURA, T. L. Docência e uso de tecnologias digitais no ensino remoto emergencial. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS; ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2020, São Carlos. Anais [...]. São Carlos, SP: [s. n.], 2020.
POLUSHKINA, T. A.; TAREVA, E. G. Developing L2 prosodic competence online: Implications of the emergency remote teaching. XLinguae, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 38-48, 2021.
SCHLESSELMAN, L. S. Perspective from a Teaching and Learning Center During Emergency Remote Teaching. American Journal of Pharmaceutical Education, [S. l.], v. 8, 2020.
SHIN, M.; HICKEY, K. Needs a little TLC: examining college students’ emergency remote teaching and learning experiences during COVID-19. Journal of Further and Higher Education, v. 45, n. 7, p. 973-986, 2021.
SILVA, J. A. de O.; RANGEL, D. A.; SOUZA, I. A. de. Docência superior e Ensino Remoto Emergencial. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, 2020.
TOQUERO, C. M.; TALIDONG, K. J. Tecnologia de webinar: desenvolvimento Programas de formação de professores para ensino remoto emergencial em meio à COVID-19. Interdisciplinary Journal of Virtual Learning in Medical Sciences, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 200-203, 2020.
USHER, M.; HERSHKOVITZ, A.; FORKOSH-BARUCH, A. From data to actions: Instructors' decision making based on learners' data in online emergency remote teaching. British Educational Research Journal, [S. l.], v. 52, n. 4, 2021.
VENTURA, J. P.; CRUZ, T. E.; MARQUES, C. F. C. As pesquisas sobre o ensino médio na EJA: uma análise de artigos da plataforma de periódicos da CAPES. Perspectiva, [S. l.], v. 38, n. 1, p. 1-25, 2020.
WHALEN, J. Should Teachers Be Trained in Emergency Remote Teaching? Lessons Learned from the COVID-19 Pandemic. Journal of Technology and Teacher Education, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 189-199, 2020.
WHITTLE, C.; TIWARI, S.; YAN, S.; WILLIAMS, J. Emergency remote teaching environment: a conceptual framework for responsive online teaching in crises. Information and Learning Sciences, [S. l.], 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Régis Vinícius Alves de Abreu, Ana Rafaela Silva de Macedo, Daise Aparecida Rossi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.