O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO COLABORATIVO: PERSPECTIVAS INTERNACIONAIS

Autores

Palavras-chave:

Educação Especial, Coensino, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação

Resumo

A tecnologia permeia quase todas as esferas da humanidade, e as práticas educacionais demandam inovações para atender às necessidades individuais de todos os estudantes. Apesar disso, sua inserção na educação nem sempre é efetiva devido a desafios como escassez de recursos financeiros e resistência à mudança nas práticas pedagógicas. Destarte, como a tecnologia é aplicada no ensino colaborativo, especialmente em ambientes heterogêneos com estudantes público da educação especial (PEE)? Esta pesquisa objetivou analisar as produções científicas acerca do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de estudantes público da educação especial por meio de práticas com base no ensino colaborativo. Foi utilizado o método de revisão sistemática para investigar documentos científicos internacionais, com recorte temporal de cinco anos (2019–2023). Os resultados apontaram o potencial promissor das TDIC no ensino colaborativo para estudantes PEE, mas também revelaram a necessidade de mais investimentos em pesquisas nessa área.

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Biografia do Autor

Mariana Ferraz, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos – SP, Brasil.

Doutoranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Câmpus Bauru/SP. Graduada em Letras Português e Inglês e em Pedagogia pelo Centro Universitário do Sagrado Coração.

Andressa França, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos – SP, Brasil.

Doutoranda em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduanda em Licenciatura em Letras Libras - Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI). Especialista em Neuropsicopedagogia - Faculdade Metropolitana (2022) Especialista em Gestão da Aprendizagem e Educação Cognitiva - Unicesumar (2020). Bacharel em Administração - Unicesumar (2018). Licenciada em Letras, habilitação Português/Espanhol na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

Carla Ariela Rios Vilaronga, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Sorocaba – SP, Brasil.

Pedagoga (UNESP), Mestrado em Educação (UNESP), Doutorada pelo Programa de pós em Educação Especial pela UFSCar De 2009 até 2015 trabalhou como pedagoga no Curso de Licenciatura em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos- UFSCar. Desde dezembro de 2015 é docente no Instituto Federal de São Paulo, Campus Sorocaba (2022 até atualmente), São Carlos (2015-2022). Tem se dedicado em pesquisas relacionadas a Formação de Professores, Formação de Professores em Educação Especial e Ensino Colaborativo.

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Publicado

11/09/2024

Como Citar

FERRAZ, M.; FRANÇA, A.; VILARONGA, C. A. R. O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO COLABORATIVO: PERSPECTIVAS INTERNACIONAIS. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024109, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18961. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos