O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO COLABORATIVO: PERSPECTIVAS INTERNACIONAIS
Palavras-chave:
Educação Especial, Coensino, Tecnologias Digitais da Informação e ComunicaçãoResumo
A tecnologia permeia quase todas as esferas da humanidade, e as práticas educacionais demandam inovações para atender às necessidades individuais de todos os estudantes. Apesar disso, sua inserção na educação nem sempre é efetiva devido a desafios como escassez de recursos financeiros e resistência à mudança nas práticas pedagógicas. Destarte, como a tecnologia é aplicada no ensino colaborativo, especialmente em ambientes heterogêneos com estudantes público da educação especial (PEE)? Esta pesquisa objetivou analisar as produções científicas acerca do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de estudantes público da educação especial por meio de práticas com base no ensino colaborativo. Foi utilizado o método de revisão sistemática para investigar documentos científicos internacionais, com recorte temporal de cinco anos (2019–2023). Os resultados apontaram o potencial promissor das TDIC no ensino colaborativo para estudantes PEE, mas também revelaram a necessidade de mais investimentos em pesquisas nessa área.
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