A EDUCAÇÃO BÁSICA E O PROJETO SOCIOPOLÍTICO NO BRASIL: O “EU” EMPREENDEDOR E O “EU” REAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.19017

Palavras-chave:

Projeto Sociopolítico, Educação Básica, Indivíduo Empreendedor

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar o projeto sociopolítico para a educação básica no Brasil desde a Constituição Federal de 1988 até a crise financeira de 2008, iniciada nos Estados Unidos em 2007, a qual deu ênfase na orientação do empreendedorismo como forma de aquecimento da economia e reestruturação do capital pós-crise. Como parte desse projeto, examina-se, no âmbito da educação básica, as influências da BNCC no que se denomina “Eu” empreendedor. Para tanto, foi realizado um estudo de tipologia bibliográfica, exploratória e documental, com abordagem qualitativa. A partir do referencial teórico crítico e contextualizado, delineou-se uma análise tendo como base as categorias da totalidade histórica, contradição e hegemonia. Os resultados evidenciam o propósito do projeto sociopolítico para a educação básica tendo como cerne o discurso empreendedor como a forma de continuidade da sociedade capitalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Aparecida Ortiz Larrosa, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá – PR – Brasil.

Doutoranda em Educação pela UEM.

Suelen Regina Gomes Gonçalves, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá – PR – Brasil.

Graduada em Pedagogia (2022). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM) na linha de História da Educação, Políticas e Práticas Pedagógicas. É membro do GEPEFI/CNPq - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação, liderado pela Professora Pós Dr.ª Jani Alves da Silva Moreira e pela Professora Dr.ª Maria Eunice França Volsi da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é cabo da Policia Militar do Paraná, lotada na 3ªCIA do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária.

Jani Alves da Silva Moreira, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá – PR – Brasil.

Tem Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), financiado pela CAPES, com estágio Pós-Doutoral na Universidad de Salamanca, na Espanha, financiado pela Fundação Araucária. Possui Doutorado em Educação (2012), Mestrado em Educação (2006) e graduação em Pedagogia (1997). Realizou estágio de doutoramento sanduíche financiado pela CAPES/PSDE, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM, onde atua na Linha de Pesquisa História da Educação, Políticas e Práticas Pedagógicas, orientando alunos no Mestrado e Doutorado. É membro do Comitê Editorial Nacional das Revistas: Revista Imagens da Educação (RIE) ISSN 2179-8427, Revista Interdisciplinar em Educação e Territorialidade RIET (ISSN - 2676-0355). Membro do Comitê Internacional da Revista de Investigaciones de la Universidad Católica de Manizales (ISSN: 2539-5122ISSN-e: 0121-067X), Editora Executiva para a América Latina da RIAEE - Revista Iberoamericana de estudos em Educação-Unesp-Marília (e-ISSN: 1982-5587). Membro do Conselho Editorial de Livros da EDUEM - Editora da Universidade Estadual de Maringá (Portaria n. 08/2022-EDUEM). É Líder do GEPEFI/CNPq - Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação. É Tutora do Programa de Educação Tutorial do curso de Pedagogia da UEM - PET Pedagogia*. Atuou como Assessora Especial da Pró-reitoria de Ensino da UEM (Portaria n. 1053/2020-GRE) e Coordenadora Geral do PROINTE - Programa de Integração Estudantil da UEM (Portaria n. 12/2021-GRE). Foi chefe-adjunta do Departamento de Teoria e Prática da Educação da UEM (2017-2019). Foi Coordenadora da Coordenadoria de Apoio à Educação Básica (CAE) (2015-2017). Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos temas Políticas para o Financiamento e Gestão da Educação; Políticas Educacionais e a Influência dos Organismos Internacionais; Políticas educacionais e a relação público e privado; Políticas para Valorização e Formação de professores e Políticas Públicas e Gestão Educacional no Brasil. Atuou por vários anos na Educação Básica como professora da Educação Infantil e Ensino Fundamental na Rede Pública estadual, municipal e Rede Privada de ensino, como também, foi Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental.*É Bolsista FNDE do Programa de Educação Tutorial, exercendo a função de Tutora do Grupo PET Pedagogia

Referências

ADRIÃO, T. M. F. Dimensões da privatização da Educação Básica no Brasil: um diálogo com a produção acadêmica a partir de 1990 [Meio Eletrônico]. Brasília, DF: ANPAE, 2022.

AMARANTE, L; MOREIRA, J. A. Silva. Políticas curriculares para alfabetização: questões e dilemas a partir da BNCC. Jornal de Políticas Educacionais, [S. l.], v. 13, n. 4, 2019. ANDRADE, M. C. Base Nacional Comum, Setores Dominantes e Guerra Cultural. In: LEHER, R. (org.) Educação no governo Bolsonaro: inventário da devastação. SãoPaulo: Expressão Popular, 2023. ANTUNES, R. Da educação utilitária fordista à da multifuncionalidade liofilizada. Trabalho Encomendado GT11. Política de Educação Superior. In: Reunião Nacional da ANPED, 38., 2017. Anais [...]. São Luís: UFMA, 2017.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constituicao.htm. Acesso em: 15 dez. 2023.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 dez. 2023. BRASIL. MEC. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCCEIEF 110518versaofinalsite.pdf. Acesso em: 15 dez. 2023.

BUCIOLI, E. R.; MOREIRA, J. A. S.; JANUARIO, E. R. Políticas curriculares e o empreendedorismo no contexto da globalização econômica. Trabalho & Educação, [S. l.], v. 31, n. 2, p. 147-162, 2022.

CAETANO, M. R. BNCC e Empreendedorismo: O Conteúdo da Política Educacional em Disputa. In: PERONI, V. M. V.; ROSSI, A. J.; LIMA, P. V. (org.). Diálogos sobre a relação entre o público e o privado no Brasil e América Latina. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021. p. 107-124.

CURY, C. R. J. Educação e contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1979.

DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

DUTRA, R. Q. Direitos sociais em tempos de neoliberais: a constituição de 1988 e a crise permanente. UnB, Brasília, DF, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/ index.php/redunb/article/download/22369/20382/40102. Acesso em: 18 dez. 2023.

EVANS, T. Cinco explicações para a crise financeira internacional. RTM, [S. l.], v. 3, n. 1, 2011. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/6248/1/RTM_v3_ n1_Cinco.pdf. Acesso em: 13 dez. 2023.

FREITAS, L.C. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular. 2018.

HAN, B. C. Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. São Paulo: Editora Âyiné, 2018.

MOREIRA, J. A. S. Pressupostos históricos e políticos do financiamento da educação básica no Brasil. In: Políticas de financiamento e gestão da educação básica (1990-2010): os casos Brasil. Maringá, PR: EDUEM, 2015. p. 47-75.

PERONI, V. M. V.; CAETANO, M. R.; ARELARO, L. R. G. BNCC: disputa pela qualidade ou submissão da educação? RBPAE, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 35-56, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/93094/52791. Acesso em: 18 dez. 2023.

PIRES, D. O. Da transição democrática incompleta ao avanço do conservadorismo: consequências para a democratização da educação. In: PERONI, V. M. V.; ROSSI, A. J.; LIMA, P. V. (org.). Diálogos sobre a relação entre o público e o privado no Brasil e América Latina. [S. l.: s. n.], 2021.

PUELLO-SOCARRÁS, J. F. Novo Neoliberalismo: Arquitetônica Estatal no Capitalismo do Século XXI. REAd. Rev. eletrôn. Adm, Porto Alegre, v. 27, n. 01, p. 35-65, 2021. DOI: 10.1590/1413-2311.309.111147.

PUELLO-SOCARRÁS, J. F. A Chamada “Acumulação” Empreendedora: o Estado Empreendedor do Novo Neoliberalismo no século XXI. REPOD - Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 1133-1155, 2022. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/69423/36094. Acesso em: 18 dez. 2023.

TONELO, I. No entanto ela se move: a crise de 2008 e a nova dinâmica do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2021.

UNESCO. Declaração mundial sobre educação para todos (Conferência de Jomtien). Tailândia: Unesco, 1990. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000086291_por. Acesso em: 14 dez. 2023.

Publicado

25/10/2024

Como Citar

LARROSA, S. A. O.; GONÇALVES, S. R. G.; MOREIRA, J. A. da S. A EDUCAÇÃO BÁSICA E O PROJETO SOCIOPOLÍTICO NO BRASIL: O “EU” EMPREENDEDOR E O “EU” REAL. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024137, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.19017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19017. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos