A EDUCAÇÃO BÁSICA E O PROJETO SOCIOPOLÍTICO NO BRASIL: O “EU” EMPREENDEDOR E O “EU” REAL
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.19017Palavras-chave:
Projeto Sociopolítico, Educação Básica, Indivíduo EmpreendedorResumo
O presente artigo tem o objetivo de analisar o projeto sociopolítico para a educação básica no Brasil desde a Constituição Federal de 1988 até a crise financeira de 2008, iniciada nos Estados Unidos em 2007, a qual deu ênfase na orientação do empreendedorismo como forma de aquecimento da economia e reestruturação do capital pós-crise. Como parte desse projeto, examina-se, no âmbito da educação básica, as influências da BNCC no que se denomina “Eu” empreendedor. Para tanto, foi realizado um estudo de tipologia bibliográfica, exploratória e documental, com abordagem qualitativa. A partir do referencial teórico crítico e contextualizado, delineou-se uma análise tendo como base as categorias da totalidade histórica, contradição e hegemonia. Os resultados evidenciam o propósito do projeto sociopolítico para a educação básica tendo como cerne o discurso empreendedor como a forma de continuidade da sociedade capitalista.
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