POR UMA PEDAGOGIA ACUIRLOMBADA: UM ENTRELAÇO EM JOTA MOMBAÇA E ROSANA PAULINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.19247

Palavras-chave:

Educação Contracolonial, Rosana Paulino, Jota Mombaça, Aquilombamento, Acuirlombamento

Resumo

Este artigo parte da compreensão do pensamento e da poética de Jota Mombaça e Rosana Paulino na construção de uma pedagogia acuirlombada, baseada em suas experiências negras dissidentes. Numa investigação conceitual das produções dessas duas intelectuais, objetivamos entender os conceitos de aquilombamento e acuirlombamento e sua aplicabilidade ao campo educacional, investigando suas potencialidades. Tomamos como referências a obra “Não vão nos matar agora” (2021) de Jota Mombaça e as obras visuais “Assentamentos” e “Paredes da Memória” da artista plástica Rosana Paulino. Utilizamos a poética e a arte como recursos potencializadores para uma deserção colonial, no combate ao racismo e à antinegritude, contribuindo para uma visão crítica em prol da liberdade. Esses elementos tecem, no cotidiano educacional, caminhos para uma educação antirracista e sua criticidade no combate do racismo e suas sutilezas.

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Biografia do Autor

José Henrique de Jesus Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE – Brasil.

Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Pesquisador no Grupo de estudos queer e outras epistemologias feministas (ConQueer/CNPq).

Alfrancio Ferreira Dias , Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE – Brasil.

Doutor em Sociologia. Professor do Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Líder do Grupo de estudos e pesquisas queer e outras epistemologias feministas (ConQuer/CNPq). Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Publicado

25/10/2024

Como Citar

SILVA, J. H. de J.; DIAS , A. F. POR UMA PEDAGOGIA ACUIRLOMBADA: UM ENTRELAÇO EM JOTA MOMBAÇA E ROSANA PAULINO. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024130, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.19247. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19247. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos