POR UMA PEDAGOGIA ACUIRLOMBADA: UM ENTRELAÇO EM JOTA MOMBAÇA E ROSANA PAULINO
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.19247Palavras-chave:
Educação Contracolonial, Rosana Paulino, Jota Mombaça, Aquilombamento, AcuirlombamentoResumo
Este artigo parte da compreensão do pensamento e da poética de Jota Mombaça e Rosana Paulino na construção de uma pedagogia acuirlombada, baseada em suas experiências negras dissidentes. Numa investigação conceitual das produções dessas duas intelectuais, objetivamos entender os conceitos de aquilombamento e acuirlombamento e sua aplicabilidade ao campo educacional, investigando suas potencialidades. Tomamos como referências a obra “Não vão nos matar agora” (2021) de Jota Mombaça e as obras visuais “Assentamentos” e “Paredes da Memória” da artista plástica Rosana Paulino. Utilizamos a poética e a arte como recursos potencializadores para uma deserção colonial, no combate ao racismo e à antinegritude, contribuindo para uma visão crítica em prol da liberdade. Esses elementos tecem, no cotidiano educacional, caminhos para uma educação antirracista e sua criticidade no combate do racismo e suas sutilezas.
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