O campo da formação de professores: um estudo quantitativo dos artigos na área de educação matemática e de ensino de ciências no Brasil (1976 - 2007)
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v4i1.2688Palavras-chave:
Formação de professores, Análise quantitativa, Revistas de Educação Matemática, Revistas de Ensino de Ciências,Resumo
Este trabalho apresenta uma análise quantitativa de artigos sobre formação de professores publicados em periódicos da área de educação matemática e de ensino de ciências no Brasil (1976-2007). Os seguintes periódicos fizeram parte desta análise: Gepem – Boletim do grupo de estudos e pesquisas em Educação Matemática; Bolema – Boletim de Educação Matemática; Educação Matemática em Revista; Zetetiké; Educação Matemática Pesquisa; Revista Brasileira de Ensino de Física; Caderno Brasileiro de Ensino de Física; Ciência & Educação; Investigações em Ensino de Ciências; Ensaio: pesquisa em educação em ciências; Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Dos 3041 artigos analisados, 650 (21%) pertencem ao campo formação de professores, sendo 474 da área de ensino de ciências e 176 artigos de educação matemática. Dentre os resultados obtidos, destacamos que, em geral, as revistas mais recentes, cujas publicações tiveram seu início nas décadas de 90 e no princípio deste século, são as que mais publicam sobre essa temática. Além disso, no cômputo geral, 67% do total de artigos em formação de professores estão concentrados nos últimos 8 anos (a partir de 2000).Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.