Integração saúde e educação com o uso das TIC no processo de formação de professores em serviço

Autores

  • Ana Kelly de Lima e Silva
  • Flaviana dos Santos Silva
  • Carla Cristina Romano

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v4i1.2690

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC, Ensino médio, Formação de professores, Trabalho educativo, Integração saúde – educação,

Resumo

Este artigo tem o propósito de descrever o processo de formação em serviço de professores de ensino médio em uma escola estadual no município de Ilhéus na tentativa de integrar “saúde-educação” iniciado em março/2009. A pesquisa tem o apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB, e o objetivo é o conscientizar os alunos, professores e comunidade acerca dos temas como vulnerabilidade dos jovens às DST/Aids, gravidez precoce, dependência química e suas conseqüências, alimentação saudável, dentre outros. Para tanto, adotou-se como mídias pedagógicas as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC no desenvolvimento das atividades propostas aos alunos. As intervenções têm sido realizadas semanalmente na escola em dois momentos: nas reuniões pedagógicas e Sala de Aula (S.A.); e na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, nos Laboratórios de Parasitologia e Zoologia de Vertebrados, favorecendo a construção do conhecimento dos conteúdos curriculares da disciplina de Biologia. Como resultados das atividades realizadas neste processo de formação em serviço, os alunos e professores puderam desenvolver com praticidade e criatividade os temas propostos. Neste sentido, foi possível observar a recontextualização e a integração das diferentes mídias aos conteúdos curriculares e ao contexto da comunidade escolar como um todo, contando, inclusive com a participação dos gestores, dando vida às teorias educacionais na realidade da escola.

Downloads

Publicado

25/05/2010

Como Citar

SILVA, A. K. de L. e; SILVA, F. dos S.; ROMANO, C. C. Integração saúde e educação com o uso das TIC no processo de formação de professores em serviço. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 4, n. 1, p. 55–64, 2010. DOI: 10.21723/riaee.v4i1.2690. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2690. Acesso em: 27 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos